Cases

Coutran

Caminhão da Coutrans transportes Frota de veículos da Coutran Caminhão da Coutran saindo para viagem Caminhão da coutran estacionando para descarregar
Caminhão da Coutrans transportes

Sua empresa precisa de um controle maior sobre a frota, de modo que possa acompanhar a evolução da média de combustível e administrar as manutenções, troca de pneus e todas as atividades dos veículos? Você não está sozinho. Muitas empresas têm essas necessidades. Esse também era o objetivo da Coutrans, quando procurou a Sofit – empresa fornecedora de Software on-line para Gestão de Frotas.

Com sede em Duque de Caxias (RJ), a Coutrans atua em todo o território brasileiro. No mercado há 17 anos, é especializada nas áreas de porto e aeroporto (importação e exportação) e é certificada pela ANVISA para realizar operações para a indústria farmacêutica e similares. Além disso, a frota de 35 veículos realiza atividades nas áreas de carga seca e refrigerada e operações logísticas em geral.

De acordo com Leonardo Rodrigues, Coordenador de Frotas da Coutrans, antes, as solicitações de manutenções dos veículos precisavam ser preenchidas fisicamente (papel) e arquivadas. Ou seja, o controle da frota não era realizado de maneira tangível – era difícil mensurar e analisar as informações como um todo. Dessa forma, a empresa não conseguia ter o devido controle dos custos das operações.

Por conta dessa dificuldade, a Coutrans procurou um software para ajudar na gestão da manutenção de sua frota. Leonardo ressalta que o sistema da Sofit foi escolhido por conta do custo benefício – valor acessível e com atendimento e suporte que superaram as expectativas.

Após um ano da implantação do Sofit, Leonardo destaca como principal benefício do software on-line a sua flexibilidade.

“O Sofit é diferenciado, pois desenvolve planos conforme a necessidade do cliente”, aponta o coordenador.

Atualmente, todos os veículos da Coutrans são gerenciados por meio do Sofit. A empresa usa as seguintes ferramentas do software: controle de abastecimentos, controle dos pneus, planos de manutenções preventivas e corretivas, cadastros de veículos e de motoristas, controle de portaria, multas, despesas por veículos, controle de documentações e estoque.

Todas essas funcionalidades contribuem para que a gestão da manutenção dos veículos da Countras melhore a cada dia, resultando em economia para a empresa.

“Através do plano de manutenção preventiva, por exemplo, já visualizamos uma melhora na média de combustível utilizado por quilômetro rodado”, ressalta Leonardo.

Para controlar essa e todas as outras evoluções que o Sofit trouxe, a Coutrans conta com os relatórios fornecidos pelo sistema. Por meio dos Relatório de Manutenções, a empresa consegue ter todo o histórico da frota e saber quais serviços foram executados anteriormente em cada um dos veículos e, dessa forma, acompanhar melhor o desenvolvimento e o desempenho deles.

Com o Sofit, além de aumentar a segurança das informações, a Coutrans conseguiu dar agilidade e dinamismo aos processos, realizando a Gestão da Manutenção da Frota de forma muito mais inteligente e estratégica.