Agilidade na tomada de decisão e melhora na visibilidade de rotas dos caminhões

Fundada em 2008, a Vipe Transportes, empresa familiar que iniciou suas atividades com apenas 3 pessoas, veem passando por um processo de expansão e hoje conta com mais de 80 funcionários.  

Seu objetivo se baseia em planejamento, gestão e operação. Com esses pilares, tem se destacado no mercado, oferecendo as melhores soluções para transporte de cargas na Bahia, Cacoal, Espírito Santo e São Paulo. 

Quer saber todos os detalhes dessa história de sucesso? Ouça agora o podcast! 

A gestão de frotas da Vipe Transportes 

A Vipe possui uma frota de mais de 110 caminhões, dos quais mais de 40 são de propriedade da empresa. A companhia oferece uma ampla gama de serviços, incluindo gerenciamento de riscos, monitoramento e rastreamento de carga, relatórios de operação, planejamento de rotas logísticas e conformidade com as janelas de entrega. 

Atualmente, a equipe responsável pela operação de frotas da Vipe é composta por um gestor de operações, duas pessoas dedicadas à manutenção dos veículos e duas responsáveis pelo lançamento de dados no sistema Sofit, incluindo notas fiscais e custos dos motoristas para as viagens realizadas.

O desafio 

Igor Sarnáglia relata que costumava gerenciar sua frota através de cadernos e planilhas, assim como grande parte das empresas que não utilizam sistemas de gestão de frotas.  

Conforme a frota crescia, a gestão por planilhas se tornava cada vez mais complexa, especialmente no que se refere ao gerenciamento dos pneus, que representam um custo muito alto para frotas pesadas. Além disso, era difícil controlar as viagens dos motoristas e os custos associados.  

Foi então que se tornou evidente a necessidade de investir em novas tecnologias para a sua operação. 

“Eu tinha que pedir sempre pra alguém e alguém tinha que preparar o relatório para mim, isso demorava talvez até mais de uma semana.  Porque a pessoa tinha que fazer outras coisas também. Hoje em dia não, hoje eu quero olhar, não peço nada a ninguém, só entro no Sofit, procuro o que eu quero ver e vai estar lá”

Igor Sarnáglia | CEO Vipe Transportes.

A solução 

A equipe de implantação da Sofit trabalhou em colaboração com a Vipe Transportes para entender sua forma de gerenciamento de frota e adaptar o sistema para atender às suas necessidades específicas.  

O objetivo foi fazer o mínimo de mudanças possíveis no processo já estabelecido pela empresa, a fim de evitar perturbações significativas. 

Um dos recursos personalizados incluídos foi um relatório chamado DRE de Viagens, que permite que a Vipe Transportes gerencie todas as receitas e despesas de seus caminhões.  

Com este relatório, a empresa pode verificar todos os custos associados a cada caminhão, incluindo a rota, o motorista e o veículo, e determinar se houve lucro ou prejuízo com a viagem.

Suporte na implantação 

O time de implantação da Sofit não mediu esforços para digitalizar a operação de frotas da Vipe Transportes e em menos de 8 meses conseguiu otimizar todos os processos da gestão. 

“A equipe é bem prestativa, sempre a disposição. Ensinaram tudo com calma e ajudaram a criar muitos relatórios”.

Igor Sarnáglia | CEO Vipe Transportes. 

O Resultado 

Hoje através do Sofit, a Vipe Transportes tem acesso imediato e ágil a todas as informações relevantes da frota, permitindo uma visão mais estratégica na tomada de decisões.  

Com a facilidade de lançamento de dados e a visibilidade dos custos de viagem, a Vipe Transportes foi capaz de reduzir seus custos e confiar completamente nos processos e relatórios de sua operação. 

Um agradecimento especial ao Igor Sarnáglia e a Vipe Transportes. 

Se você deseja obter os mesmos benefícios para a sua gestão de frotas, entre em contato conosco para descobrir como o sistema pode ajudá-lo a gerenciar sua frota de maneira mais eficiente e estratégica.  

Otimize seus processos, reduza seus custos e concentre-se no crescimento e sucesso do seu negócio! 

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.