O impacto da locação de veículos na gestão de custos

A locação de veículos para frotas corporativas está em ascensão no mercado brasileiro, registrando recordes de adesão. 

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a frota de automóveis e comerciais destinada à locação atingiu a marca de 1,56 milhão em 2023.

Essa tendência reflete diretamente na gestão de custos das empresas, pois a locação de veículos é uma estratégia inteligente para equilibrar e garantir previsibilidade de despesas.

Neste artigo, vamos analisar como a locação de veículos pode impactar os custos operacionais, oferecendo benefícios concretos e proporcionando um controle financeiro mais sólido.

Continue lendo para adentrar nesse tema e entender como essa abordagem pode transformar a gestão de custos empresariais da sua frota!

Índice:

  1. Como funciona a locação de veículos para a frota?
  2. Benefícios de optar pela locação de veículos
  3. Como a locação de veículos ajuda a reduzir custos?
  4. Localiza + Sofit: a parceria perfeita para você!

Como funciona a locação de veículos para a frota?

A locação de veículos para frota é um serviço oferecido por diversas locadoras especializadas, que proporcionam uma série de benefícios aos clientes corporativos.

Nesse modelo, as empresas podem alugar uma frota de veículos por um período determinado, geralmente mensal, para atender às suas necessidades de mobilidade. 

Esses veículos podem ser utilizados para diversas finalidades, como viagens de negócios, transporte de funcionários ou logística de mercadorias.

As locadoras disponibilizam uma variedade de modelos e tipos de veículos, permitindo que você escolha os que melhor atendam às suas demandas específicas. 

Além disso, oferecem serviços adicionais, como manutenção preventiva, assistência 24 horas e gestão online da frota.

Uma das principais locadoras que oferecem esse serviço é a Localiza, conhecida por sua qualidade de atendimento e ampla rede de agências em todo o país. 

Benefícios de optar pela locação de veículos

A locação de veículos para empresas oferece uma série de benefícios que podem otimizar a gestão operacional e financeira:

Acompanhamento em tempo real

Possibilidade de visualizar informações dos veículos da frota, como localização, quilometragem e manutenção, proporcionando uma gestão mais eficiente.

Autonomia e praticidade

Eliminação da preocupação com compra, manutenção e seguro dos veículos, permitindo que os gestores foquem em outras áreas estratégicas do negócio.

Flexibilidade de frota

Possibilidade de ajustar o tamanho e a composição da frota conforme as necessidades específicas de cada momento, sem a necessidade de investimento inicial.

Atualização tecnológica

Acesso a veículos equipados com tecnologias mais recentes, proporcionando maior segurança, conforto e eficiência no transporte dos colaboradores e produtos da empresa.

Gestão online das locações

Facilidade para realizar reservas e acompanhar o uso da frota via um portal corporativo, oferecendo maior controle sobre os custos e utilização dos veículos.

Sem custos com depreciação

Com a locação, esses custos relacionados à depreciação e desvalorização são transferidos para a locadora. Assim, a empresa paga apenas pelo uso dos veículos durante o período contratado, sem se preocupar com a perda de valor ao longo do tempo.

Esses benefícios são especialmente vantajosos para empresas que buscam eficiência, praticidade e controle em sua operação de transporte.

Como a locação de veículos ajuda a reduzir custos?

A locação de veículos ajuda a reduzir os custos da frota de diversas maneiras. A seguir, confira as principais:

  • Elimina custos fixos: com a locação, a empresa não precisa arcar com os custos fixos associados à compra de veículos, como depreciação, financiamento e seguro.
  • Reduz os custos com manutenção: geralmente, serviços de manutenção preventiva e corretiva estão presentes nos contratos de locação, o que reduz os gastos com reparos e substituição de peças.
  • Aproveitamento de economias de escala: as locadoras têm uma grande frota de veículos e podem obter descontos significativos na compra de combustível, pneus e outras peças, o que resulta em economias repassadas para os clientes.
  • Controle de custos: com a locação, os custos de operação da frota são previsíveis e podem ser facilmente controlados, pois estão incluídos em um único pagamento mensal. 

Localiza + Sofit: a parceria perfeita para você!

Com a parceria entre a Localiza e a Sofit, a sua experiência de locação de veículos para empresas se torna ainda mais vantajosa.

A união dessas duas empresas líderes no mercado resultou em um diferencial significativo: um painel exclusivo para empresas.

Nele, é possível realizar a gestão das locações e realizar reservas de forma simples e intuitiva, além do acompanhamento dos principais indicadores da frota.

Então, não perca mais tempo e conheça todas as vantagens da locação de veículos na Localiza. Nós temos a solução de mobilidade ideal para todo tamanho e perfil de empresa!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.