Validade do pneu e vida útil dos veículos: entenda relação

A validade do pneu nem sempre é seguida à risca pelos gestores de frota e negligenciar o controle desse componente pode colocar em risco a segurança dos condutores e o desempenho da sua frota.

Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a validade de pneus. 

Entenda por que respeitar esse vencimento é importante e quais os riscos de utilizar pneus vencidos, além de saber a relação entre a conservação do pneu e a vida útil dos veículos.

Confira!

Qual a validade de um pneu?

Apesar de o pneu não ter prazo de validade,ele possui um prazo de garantia de 5 anos estabelecido pelos fabricantes, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

E embora as empresas forneçam um prazo médio de garantia, diversos fatores podem reduzir a validade do pneu. Confira os principais a seguir:

  • Adequação e instalação;
  • Pressão;
  • Capacidade de carregamento;
  • Alinhamento com a roda;
  • Velocidade do carro;
  • Temperatura dos pneus;
  • Status do chassi;
  • Condições de estrada.

Como ver a validade do pneu? 

validade pneu

Para verificar o prazo de garantia do pneu, primeiro você deve identificar o fabricante e o prazo de garantia recomendado.

Em seguida, é preciso encontrar a data de fabricação do pneu, que pode ser visualizada na nota fiscal. 

Caso você não tenha acesso a este documento, também é possível conferir uma sequência de 12 letras e números presentes no DOT, um código alfanumérico presente na lateral do pneu, que informa a marca, tamanho e também a data de fabricação. 

Essa data é registrada nos quatro últimos números, que dizem respeito à semana do ano em que o pneu foi produzido.

Funciona assim:

  1. Primeiro, observe a lateral do pneu e encontre o DOT. 
  2. Em seguida, imagine que os quatro últimos números sejam 0313.
  3. Dessa forma, o número 03 significa que o pneu foi fabricado na 03ª semana do ano, e o 13 significa que a fabricação ocorreu em 2013.
  4. Então, considerando que a 03ª semana está no mês de janeiro e que a validade do pneu é de cinco anos, a data de vencimento daquele pneu será em janeiro de 2018.

Por que os pneus têm data de validade?

Apesar de a validade do pneu ser indeterminada, um prazo médio de garantia é utilizado para evitar riscos desnecessários decorrentes da má utilização do componente.

Isso porque o pneu é composto por uma mistura de borracha natural com borracha sintética e por uma série de outros componentes químicos que conferem durabilidade, aderência e maciez. 

Além disso, a estrutura é formada por aço e também por outros compostos.

Dessa forma, como em qualquer produto, estes materiais estão sujeitos ao desgaste pelo uso. Mas também sofrem com a ação do tempo, das variações de temperatura e do ambiente.

Ou seja, quando um pneu roda em uma estrada de terra ou próximo ao mar, além das condições de temperatura e de pressão do lugar, ele também sofrerá a ação dos minerais. 

Neste caso, da terra e do sal.

Assim, o pneu sofre desgastes químicos e físicos que não dizem respeito diretamente ao atrito com o piso. 

Portanto, como consequência desses desgastes, ele pode ressecar, perder a flexibilidade e apresentar problemas decorrentes desta situação.

Além disso, vale lembrar que mesmo o pneu estepe, que não está rodando, é afetado pelas condições externas e também deve ter sua data de validade observada.

Quais são os riscos de rodar com pneu vencido?

Da mesma forma que um pneu careca coloca um veículo em risco de derrapar e de ser perfurado com mais facilidade, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso. 

Assim, ele ficará mais sujeito a furos e fissuras na borracha e pode estourar a qualquer momento, além de tornar-se mais propenso a derrapagens.

Além disso, lembre que os pneus vencidos tendem a ter sua estrutura deslocada. 

Isso significa que toda a estrutura de aço que dá forma e resistência ao pneu pode mudar de posição de uma hora para outra, perdendo a função e interferindo na rodagem do veículo.

Logo, quando a estrutura de um pneu se desloca, os ocupantes do veículo têm a sensação de que a roda está oval ou de que a rodagem está sendo feita sobre um piso irregular. 

Contudo, além do desconforto, o deslocamento da estrutura pode comprometer a estabilidade do veículo e a aderência do pneu à pista.

Naturalmente, essas condições favorecem acidentes e devem ser prevenidas a todo custo.

Como saber quando está na hora de trocar os pneus?

Além da validade, é preciso considerar também as condições do pneu no que diz respeito ao desgaste. 

Neste caso, serve como referência a profundidade dos sulcos, que não pode ser menor que 1,6 milímetros.

A verificação dessa profundidade pode ser feita de maneira bastante simples utilizando um paquímetro ou um recurso existente no próprio pneu. 

Na lateral do pneu também está gravada a sigla TWI — de Tread Wear Indicator que, no caso, significa indicador de desgaste da banda de rodagem.

Essa sigla sinaliza em qual posição está o TWI, que são ressaltos inseridos nos sulcos dos pneus e que indicam o limite mínimo de profundidade que cada um deve ter ou o limite máximo de desgaste do pneu.

Quando o pneu estiver vencido ou quando ele chegar nas marcas do TWI, é chegada a hora da troca.

Como fazer a manutenção de pneus?

Os pneus são uma parte vital do seu veículo. Eles são a única coisa entre os seus condutores e a estrada. 

Assim, pneus bem conservados durarão mais, aumentarão sua eficiência de combustível, o desempenho e, o mais importante, contribuirão para sua segurança geral na estrada.

Para isso, mantenha uma rotina de manutenção, observando a maioria dos itens a seguir:

  • Mantenha seus pneus devidamente calibrados;
  • Recorra ao rodízio de pneus (caso o fabricante recomende);
  • Faça o alinhamento das rodas;
  • Certifique regularmente de que seus pneus estejam balanceados;
  • Inspecione seus pneus com frequência;
  • Troque seus pneus de acordo com as condições de tempo;
  • Não misture e combine pneus;
  • Substitua os pneus quando necessário.

Confira abaixo como proceder com a manutenção no que se refere aos itens mais importantes do processo (calibragem, alinhamento e balanceamento):

Calibragem

A respeito da calibragem, o ideal é verificar uma vez por semana, sem deixar de lado o estepe. 

Nesse ponto, vale destacar que é interessante checar a calibragem com os pneus frios logo após eles terem rodado no máximo três quilômetros. 

Isso porque a pressão tende a aumentar quando os pneus esquentam.

No caso do pneu reserva é importante que ele tenha uma calibragem um pouco maior do que a mais alta recomendada no manual do veículo.

Alinhamento

O alinhamento da direção interfere na durabilidade dos pneus e na dirigibilidade do veículo. Portanto, ele precisa ser feito regularmente, a cada cinco mil quilômetros e sempre que os pneus forem trocados.

Contudo, outros sinais podem exigir que o alinhamento seja refeito antes desse prazo. Por exemplo, o desgaste excessivo das bandas de rodagem. 

Ou ainda, o desgaste em forma de escama pode indicar a necessidade de antecipar o alinhamento.

Trepidação da roda, desvios na direção na frenagem ou quando o volante é solto, vibração do carro e volante pesado também podem ser indicativos.

Balanceamento

O balanceamento de pneus é importante para garantir o melhor desempenho de um veículo e para obter a maior vida útil dos pneus

Dessa forma, o balanceamento proporciona viagens mais fluidas e seguras, além  de garantir um desgaste uniforme dos pneus, ajustando adequadamente a distribuição do peso ao redor do veículo.

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