Case Hidrau Torque

Fundada em 1981 o Grupo Hidrau Torque é líder na distribuição de peças de reposição para equipamentos pesados. Com sede em São Paulo capital e 10 filiais espalhadas pelo Brasil, atendem clientes dos segmentos de construção, mineração, florestal, ferroviário, portos entre outros. 

Larissa Lopes Campos, Coordenadora de Facilities e Gestora de Frota no Grupo Hidrau Torque, conta como o Sofit vem aprimorando os processos da Gestão da Frota e entregando dados estratégicos para tomadas de decisões. 

Quer escutar essa história de sucesso? Ouça agora o podcast! 

A GESTÃO DE FROTAS DO GRUPO HIDRAU TORQUE

A Frota do Grupo Hidrau é 100% própria e predominantemente leve, possuem 44 veículos, sendo 35 carros para executivos da área comercial e 9 caminhões que são usados para transporte de cargas em minas e em torno de 19 empilhadeiras. Todos os veículos possuem telemetria e utilizam cartões de combustível, devido à alta demanda de abastecimento (em média R$60 mil por mês).  

O departamento possui 30 funcionários, dividido entre a equipe de manutenção, a Larissa Lopes na parte de gestão e a Karina Oracic que alimenta o sistema da Sofit diariamente com os dados da frota, ambas participaram da implantação do Sofit.  

O DESAFIO

Larissa comenta que antes de usar o Sofit, utilizavam diversas planilhas para fazer a gestão da frota, todas desenvolvidas manualmente. Para cada tipo de controle existia uma planilha: controle de IPVA, licenciamento, seguro, abastecimento, telemetria etc. 

Além disso, cada responsável de uma filial, tinha o seu próprio controle o que acabava gerando a perca de dados e de prazos para manutenções. 

“Se eu quisesse fazer uma análise, quanto o veículo tal gastou no mês de setembro de 2018, esquece! Eu não tinha isso. Eu teria que parar um bom tempo para fazer uma tabela dinâmica, enfim, trabalhar para ter aquela informação específica” – Larissa Campos, Hidrau Torque. 

Segundo Larissa, este era o maior problema, não conseguiam analisar o custo da frota, para entender se estava valendo a pena ter aquele veículo, ou se deveriam contratar uma frota locada ao invés de continuar com a frota própria. Para ter essas informações, deveria fazer estudos muito específicos (e demorados). 

“Depois de um mês estava tudo desatualizado. Eu tinha que fazer tudo de novo, entende? A nossa maior dificuldade era essa, informações passíveis de erro, não tinha informação rápida das coisas” – Larissa Campos, Hidrau Torque. 

O que realmente despertou a necessidade da Hidrau em procurar um sistema de Gestão de frotas foi a dificuldade para realizar o controle da manutenção. Larissa tentava realizar o controle através de planilhas, porém não era prático para lembrar que tinha que trocar o óleo ou fazer a revisão do veículo.  

Se fosse continuar daquele jeito, seriam 8 horas do meu dia que eu passaria cuidando só da manutenção dos veículos, então eu e meu diretor chegamos à conclusão de que precisávamos procurar um sistema de gestão de frotas para compilar todas as informações, Larissa afirma. 

Antes de usar o Sofit, Larissa comenta que diversos veículos da frota quebravam por deixar de trocar a correia, fundia o motor pela falta de troca de óleo, manutenções básicas que não realizavam pela falta de controle.  

A SOLUÇÃO

Larissa já havia pesquisado por sistemas para gestão de frotas anteriormente, porém o projeto não evoluiu com a diretoria. Larissa conta que ao conversar novamente com seu diretor sobre a dificuldade para controlar todas as manutenções, foi comprovado a necessidade de um sistema para fazer a gestão e compilar todos os dados.

Assim que começaram a utilizar o Sistema Sofit, Larissa resolveu o problema de perca de prazos de manutenção dos veículos, que resultou uma economia considerável, já que acabavam perdendo veículos pela falta de controle das manutenções.

Outro ponto positivo levantado por Larissa, é o fato de o sistema ser online, o que facilita muito o acesso de qualquer lugar que esteja. O módulo de checklist tem sido muito utilizado pela equipe do Grupo Hidrau Torque, abandonaram os checklists em papel e hoje utilizam o celular para realizar o checklist dos veículos. Utilizando o Sofit e abastecendo o sistema com todos os dados da frota, Larissa pode chegar a conclusão de que para o seu cenário, a frota própria é a melhor opção.

“Temos dois caminhões que são maiores e recentemente fizemos um estudo através do Sofit e chegamos à conclusão de que realmente vale a pena ter o caminhão próprio ao invés de locar um frete”

Afirma Larissa.

O recurso de controle de multas e infrações possibilita trabalhar a segurança dos motoristas, mostrando aos condutores o perigo que está por trás de uma multa no celular e o sinistro que isso pode gerar.

Através do relatório de multas é possível identificar qual foi o condutor que mais cometeu infrações, qual o tipo de multa que os condutores mais cometem. Este recurso garantiu uma visão mais estratégica na gestão de frota

Saber que atrás do volante existe um condutor, que precisamos olhar com outros olhos, óbvio que analisamos as multas como um custo, mas é importante trazer esse olhar humano para a mão da gestão de frotas” – Larissa Campos, Grupo Hidrau Torque

AS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO SOFIT

Após a decisão de adquirir um sistema de Gestão de Frotas em 2019, Larissa entrou em contato diretamente com a Sofit, pois já conhecia o sistema. Em menos de 1 mês já estava implantando o sistema, com o apoio de uma equipe especializada em frota pesada.

“Não tenho nada para reclamar, nada mesmo, nem de atendimento, nem de rapidez. O suporte pelo e-mail e pelo WhatsApp muito eficaz, o consultor que implantou também” – Larissa Campos, Grupo Hidrau Torque.

Larissa e Karina Oracic que participou da implantação junto a equipe da Sofit, não tiveram dificuldades para usar o sistema:

“O Sofit não é aqueles sistemas confusos, que você fica perdido, ele é intuitivo. Ele é muito fácil de entender mesmo que você nunca tenha usado, muito fácil de importar planilhas, facilita muito a nossa vida” – Larissa Campos, Hidrau Torque.

O RESULTADO

Hoje através do Sofit, o Grupo Hidrau Torque tem acesso a dados estratégicos sobre a sua frota, sendo possível mensurar custos que antes não tinham acesso. Outro ganho significativo foi a redução do tempo necessário para fazer a gestão da frota, hoje a equipe pode atender outras demandas do setor além de gerirem a frota.

Para Larissa, a rapidez para gerar relatórios com informações necessárias para tomada de decisões, foi um grande ganho. Hoje, ela consegue visualizar todo o histórico da sua frota, acompanhar manutenções, ranking de multas e abastecimentos.

O Grupo Hidrau tem lucrado com o repasse dos automóveis para seus funcionários, as vezes até para seus clientes, pois as manutenções realizadas de forma correta, mantiveram os automóveis em ótimo estado.

“Não precisei mais anunciar o veículo, o próprio condutor acaba se interessando, como todas as manutenções estão em dia” – Larissa Campos, Grupo Hidrau Torque.

Isso resultou em um banho cultural para a empresa, pois os condutores de cada veículo estão mais cuidadosos e atentos as manutenções, aproximando-os da gestão de frota.

Quer saber qual foi a grande solução que encontramos para os desafios do Grupo Hidrau Torque e o resultado alcançado? Cadastre-se abaixo:

“Nossa Gestão de frota evoluiu muito com a utilização do Sofit e todos os processos foram otimizados. No Sofit temos todas as funcionalidades que precisamos para emitir relatórios de despesas, controle de manutenção, entre outras. Os nossos controles de manutenção preventiva, relação de multas e a grande variedade de relatórios nos ajudam a atuar na redução de custos e facilitam nosso trabalho! ” – Larissa Lopes Campos – Grupo Hidrau Torque

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Um agradecimento especial a Larissa Lopes Campos e ao Grupo Hidrau Torque.