Como fechar orçamentos

Tão importante quanto obter clientes é desenvolver um ótimo gerenciamento, neste caso, das frotas, o que inclui qualidade nos investimentos, redução de custos e otimização de gastos. Sobre o primeiro aspecto, o fundamental é saber negociar bons orçamentos para adquirir ou manter a frota, já que, assim, proporcionará uma folga no caixa da empresa.

Esse aperfeiçoamento das contas dependerá da forma como ocorrerá a negociação, principalmente, com o fornecedor. Ele é responsável pelo sucesso ou fracasso de um empreendimento, acredite! No geral, cada situação necessita de uma atitude diferente, não há uma receita pronta, vale ficar atento.

Manutenção

Uma dica para redução do custo e manutenção da qualidade, se o serviço for excelente, é o contrato exclusivo. Com ele, o fornecedor estará integrado à sua rotina e necessidade, ao tempo gasto e à satisfação do cliente. Importante ressaltar que esse contrato só é interessante se o fornecedor for comprometido com seus objetivos e metas, caso contrário, toda a empresa estará em risco.

De qualquer forma, antes de contratar uma prestadora de serviço, seja claro em suas necessidades e nos deveres dela, que deve estar integrada a sua equipe para sempre somar. Parece óbvio, mas não feche contrato com o primeiro com quem falar, mesmo que tenha ótima recomendação. Por mais que as empresas tenham os mesmos objetivos, elas apresentam condições e estruturas principalmente operacionais e de recursos humanos bem diferentes.

Aquisição

A aquisição de uma nova frota deve estar alinhada ao trabalho que já está sendo realizado na empresa, o que inclui custo-benefício do veículo, eventuais desgastes, valor da manutenção, entre outros pontos. O ideal é que na compra obtenha-se mais de um veículo, dessa forma consegue-se negociar uma margem de desconto vantajosa, além da garantia.

A aquisição da frota não deve envolver vaidades e gostos, mas, sobretudo, suprir necessidades. Outro ponto que deve ser levado em conta é a infraestrutura física da empresa. Deve ser pensado que, ao comprar novos veículos, mais espaço para estacioná-los será preciso. Se for necessário uma reforma no galpão, quanto custará, e outros aspectos do tipo.

Produtividade

Todo esse procedimento garantirá, sem dúvida, o aumento da produtividade da frota. Uma gestão profissional da empresa é o principal investimento que pode ser feito, porém, para isso, é importante que o gestor tenha ferramentas que o alimentem com informações essenciais para o desenvolvimento da organização, como por exemplo um sistema, uma plataforma online que apresente o que ele precise. É necessário acabar com os imprevistos, pois, dificilmente, eles são positivos. Além disso, o gestor que é surpreendido é vítima da situação, se torna espectador em vez de ator principal.

Com as medidas apresentadas, é possível aumentar a receita da frota e, detalhe, sem, muitas vezes necessitar crescer a demanda por novos clientes, todavia, se isso acontecer, obviamente não será recusado! Somado ao aumento da receita, outro ponto importantíssimo será conquistado: a mudança de cultura da empresa. Assim, todos esses procedimentos acontecerão naturalmente na frota.

Práticas que não demandam esforços excessivos como os mencionados nesse post podem ser cruciais para o domínio de setores e serviços, bem como o progresso de sua empresa.

Agora que você sabe como administrar de forma benéfica e inteligente suas aquisições e manutenção de toda a frota, é hora de colocar em prática. Compartilhe conosco como tem sido as mudanças e melhorias. Se ainda existir dúvida ou alguma sugestão, deixe seu comentário e participe da conversa.

 

1 responder

Os comentários estão fechados.