Mudança no gerenciamento de frota

Gerenciamento de Frota: como deixar de ser operacional e passar a ser estratégico para a sua empresa?

Devido à elevada concorrência do mercado e demanda por serviços rápidos e eficientes, a cada dia mais as empresas carecem de um gerenciamento de frota mais estratégico que monitore os veículos, atividades e toda a sua performance.

A gestão de frotas tem deixado de ser operacional, se tornando mais estratégica e informatizada, o que permite alcançar melhores resultados e possibilita um maior controle dos processos. Confira a seguir o que você gestor de frotas e a sua empresa podem fazer para que o gerenciamento de frota seja bem orientado, com objetivos determinados e focado nos resultados em curto, médio e longo prazo.

 Formação Acadêmica

O primeiro ponto é para um gerenciamento de frotas estratégico é o Gestor de Frotas. Atualmente não temos no Brasil uma formação acadêmica especializada para gestores de frotas, o que existe são módulos de gestão de frota nas graduações e pós-graduações de logística.

Desta forma a maioria dos gestores de frotas no Brasil atualmente são os melhores motoristas ou os melhores mecânicos que se destacam na sua empresa e em alguns poucos casos um comprador ou financeiro da empresa.

Conhecimentos e Habilidades do Gestor de Frota

Para um bom gerenciamento de frota os seguintes conhecimentos e habilidades são necessárias ao Gestor da Frota:

  • Conhecimento de Legislação de Transito
  • Conhecimento de Técnicas de Direção e Segurança no Transito
  • Noções de Mecânica
  • Gestão de Pessoas
  • Noções de Logistica
  • Técnicas de Negociação
  • Gestão de Custos e Financeira

Como é possível perceber, de uma forma geral, além de não existir graduações e pós-graduações especializadas no gerenciamento da frota, também não há função interna nas empresas que prepare de forma completa um gestor de frota.

Este cenário, aliado a falta de investimento das nossas empresas em treinamento para estes profissionais, o que acontece é que o “Gestor de Frotas” passa a ser um profissional que entende muito bem a parte técnica mas não faz a sua função de gestor corretamente, pois peca na parte de análise e tomada de decisões. 

O que é ser Gestor de Frota?

A concepção da palavra gestor é “aquele que gerencia bens ou negócios de outros”. Veja que a principal palavra desta definição é “gerencia”. Logo, um bom gestor não pode exercer simultaneamente o papel de motorista e mecânico, ele deve sim, ter conhecimento da melhor forma de executar estas funções para um bom gerenciamento.

Gerenciar é organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho da sua área. A gerência deve ser feita sobre coisas, pessoas ou ambos. O gerente organiza seu ambiente de trabalho, toma decisões, direciona o trabalho de funcionários ou membros de uma equipe. Quando o Gestor de Frota não se atenta a este conceito, ele acaba se tornando um gestor operacional.

 Como fazer um Gerenciamento de Frota Estratégico?

Toda e qualquer empresa necessita lucrar para manter sua operação. Para atingir melhores resultados, é necessário controlar e reduzir os custos de forma totalmente gerencial. É fundamental ter uma visão global de todos os veículos e serviços prestados, sempre acompanhando em que áreas é possível melhorar.

Tenha em mente que controlar os custos da frota é uma forma de obter melhores resultados e potencializar os lucros da empresa. Para aprofundar melhor no assunto, aprenda como fazer gestão de custos da transportadora.

Uma boa forma de evoluir para um Gestor de Frotas estratégico é ter sobre controle o custo total da sua frota por km rodado e por mês, incluindo todos os custos abaixo, com estas informações e um bom processo de análise você pode tomar decisões muito mais estratégicas para a sua empresa no gerenciamento de frota:

  • Depreciação/leasing/financiamento
  • Combustível
  • Manutenções Preventivas e Corretivas
  • Pedágio
  • Multas
  • Impostos (IPVA, DPVAT, Taxa de Licenciamento)
  • Telemetria/Rastreamento

O monitoramento da frota também torna possível o levantamento de dados para a formulação de indicadores e realização de análises. Com isso, obtém-se um gerenciamento com maior visão do negócio, possibilitando a tomada de decisões mais estratégicas e menos operacionais.

Utilizar um software de gestão

Utilizar um software de gestão de frotas é provavelmente a melhor forma de alterar o gerenciamento, tornando-o mais estratégico e menos operacional. Esses sistemas permitem a administração de qualquer tipo ou tamanho de frota, proporcionando ótimos resultados em todos os casos.

Softwares fornecem o controle dos custos, a média de consumo dos veículos, os gastos e intervalos de manutenção, consumo de combustível e o monitoramento de pneus e documentos. Esses programas garantem uma visão de todo o processo e dos gastos, permitindo a detecção de gargalos e mantendo o total controle nas mãos dos gerentes. E tudo isto através de indicadores prontos, o que facilita e muito a gestão de frotas.

Caso opte por utilizar um sistema para gerenciamento, veja o que é preciso para se preparar para implantar um software de gestão de frota.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.