Evolução da profissão do motorista

A evolução da profissão de motorista e seu papel na Gestão de Frotas!

No post de hoje, você vai conhecer mais sobre essa importante profissão, ver algumas leis que regem empresas e trabalhadores, melhorar seus resultados com a gestão de frotas e entender porque esse é o trabalho que mantém a engrenagem do país girando. Acompanhe!

As datas comemorativas

Os caminhoneiros do país têm 3 datas comemorativas em seus calendários anuais. A mais antiga e a mais reconhecida pelos profissionais é o dia 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Outras 2 datas foram definidas posteriormente, mas o motivo não é muito certo. O estado de São Paulo reconhece o dia 30 de junho e o país, o dia 16 de setembro. Fato é que, entre os homenageados, o dia 25 de julho é o mais lembrado! Viva São Cristóvão!

As leis dos caminhoneiros

A Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, regulamentou a profissão de motorista. A Lei foi alterada em 2015 e trouxe algumas novidades para os profissionais. Conhecidas como “Lei do Descanso”, ou “Lei dos Caminhoneiros”, as legislações definiram novas medidas com relação a pedágios, repouso semanal, prazos, jornadas de trabalho e intervalos, entre outros.

Com relação às jornadas e intervalos, atualmente vigora a seguinte lei: 8 horas diárias, com direito a mais 2 extras ou, em caso de acordo prévio, 4 horas extras e, a cada 6 horas de viagem, meia hora de descanso. Antes, os motoristas rodavam por horas ininterruptas para conseguir cumprir a meta da viagem e agora, respaldados pela Lei, têm o direito de descansar garantido.

 

As tarefas do caminhoneiro

Os modelos de caminhões vêm se atualizando frequentemente, com lançamentos de verdadeiras máquinas para o transporte de cargas, o que exige também que os motoristas aprimorem ainda mais suas qualidades.

Bons caminhoneiros pensam como verdadeiros empresários. Eles têm que refletir sobre gastos, sobre em que vai investir e os impostos que irá pagar, pensar na manutenção do caminhão, na segurança da sua viagem. Além de tudo, também tem que ser muito atencioso com a pista: a rodovia é seu principal desafio.

A importância do caminhoneiro na gestão de frotas

Diante da crise, uma gestão de frotas bem feita e bem definida pode ajudar as empresas a diminuírem gastos. Algumas medidas simples podem ajudar a melhorar a gestão da frota e a economiza uma boa grana. Dentre eles, podemos citar:

A verdade é que, sem esses batalhadores das rodovias, o país poderia estar em situação ainda mais complicada. É claro que a profissão de motorista é fundamental no sucesso da gestão de frotas de uma empresa, e que a luta em prol dos direitos desses trabalhadores deve ser constante e diária.

E aí, gostou das nossas informações sobre os caminhoneiros? Se interessou por assuntos sobre os motoristas e quer saber mais? Então confira também nosso post sobre a Lei dos Caminheiros e a conheça mais a fundo!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.