O que fazer em acidente de transito

Ocorreu um acidente de trânsito: o que fazer?

Por mais que você dirija bem, fique atento às sinalizações e respeite todas as leis de trânsito e os demais motoristas, acidentes podem acontecer. Batidas e sinistros podem ocorrer com qualquer um e quando menos se espera. Quando estes incidentes acontecem, primeiramente é necessário manter a calma, fazer tudo tranquilamente e seguir alguns procedimentos.

Para te deixar prevenido e sabendo superar um acidente de trânsito caso ele aconteça, separamos todas as providências que devem ser tomadas pelo condutor e os envolvidos.

Verifique os veículos e sinalize o local

A primeira providência a ser tomada logo após o acidente é ligar o pisca alerta, descer com calma do carro e inspecioná-lo rapidamente para ver a grandeza do estrago. Logo após dirija-se ao outro veículo e veja se os ocupantes estão bem e não se machucaram.

Caso os veículos envolvidos estejam funcionando, o melhor a ser feito é deixá-los na pista da direita ou no acostamento, caso exista. Se o dano for muito grande de forma que impeça os veículos de rodarem, deve-se sinalizar devidamente a via. Use o triângulo e posicione-o cerca de 10 metros antes da batida.

Em acidentes de trânsito em vias rápidas o triângulo deve ser colocado em uma distância
maior e pode-se também utilizar galhos para alertar os motoristas melhor.

Caso a sua empresa trabalhe com frota terceirizada ligue para a Locadora, informe o ocorrido e peça orientações.

Chame a polícia

Após sinalizar devidamente o local, o motorista precisa chamar a Polícia Militar (telefone 190) para que seja feito o Boletim de Ocorrência (BO) do acidente de trânsito. Em alguns casos, se ambos os veículos estiverem funcionando bem, os motoristas podem seguir para uma delegacia de polícia para o registro do BO.

O Boletim de Ocorrência é imprescindível em qualquer batida, mesmo que seja ela simples. Este documento é o comprovante legal do acidente, sendo requerido pelas seguradoras de veículos ou para o caso de processos judiciais. Em muitos estados brasileiros ele já pode ser feito pela internet.

Acidente sem vítimas, o que fazer?

Caso não seja o responsável pela batida, anote a placa e todos os detalhes do condutor para ajudá-lo no futuro. Sendo o responsável pelo acidente ou não, é aconselhado tirar fotos de ambos os carros e do local da batida. Isto pode ser uma comprovação para qualquer tipo de discórdia ou problemas.

Acidente com vítimas, o que fazer?

Caso existam vítimas o condutor deve imediatamente entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 ou com o SAMU (192). Enquanto o socorro contatado não chegar, não se deve mexer nas pessoas feridas para evitar agravar lesões ou machucados. O indicado é conversar bastante com a pessoa e manter-se próximo, pois é uma forma de mantê-la acordada e dar um apoio.

Independentemente de ser o responsável pela batida ou não, é preciso seguir cada um destes procedimentos em caso de um acidente de trânsito.

Em hipótese nenhuma você deve deixar de fazer um Boletim de Ocorrência e, caso seja o responsável pela batida, jamais fuja do local. Tome todas as providências necessárias.

E então, você já precisou agir em um acidente de trânsito? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e leia também os mitos e as verdades sobre o controle de combustível para saber como melhorar o consumo do seu carro!