Gestão da manutenção através do software

O assunto gestão de manutenção na frota é muito mais complexo do que parece. O processo se inicia na compra de um veículo novo, quando é necessário controlar as manutenções preventivas sugeridas pela fábrica para não perder a garantia. Porém, depois do tempo de garantia, a gestão da manutenção passa para o frotista, que se torna o único responsável por planejar e executá-las.

Como sabemos, é muito comum o frotista fazer somente as manutenções corretivas, não executando as preventivas por falta de controle e planejamento. Veja abaixo como a SOFIT e seu software de gestão de frotas podem auxiliá-lo!

Controle das garantias

Este é o primeiro ponto que o software de gestão de frota da SOFIT oferece no processo de gestão da manutenção, que vai desde o controle de garantia de fábrica do veículo até as garantias de peças e serviços adquiridos nas manutenções preventivas e corretivas após a expiração desse benefício.

Esse controle ajuda a evitar gastos com peças e serviços ainda estão em garantia — por exemplo, a compra de uma bateria até uma retifica completa em um motor. Essas garantias podem ser por prazo ou km rodado, e o software emite alertas sobre ela quando uma Ordem de Serviço ou um lançamento de despesa para o veículo (incluindo uma peça em garantia) for inserido no sistema.

Com tantas obrigações que um gestor tem, fazer esse tipo de controle e conferência pode acabar tomando muito tempo. Porém, com esses alertas, tudo é feito de forma simples e ágil, por meio da importação da nota fiscal do fornecedor por aquivo XML, em vez de digitá-la manualmente.

Manutenção preventiva

A maioria dos frotistas acaba trabalhando somente com a manutenção corretiva, alegando que é mais econômico, pois só troca determinada peça quando é realmente necessário. Muitos dizem também que já tentaram implantar a manutenção preventiva, porém sem sucesso.

Contudo, na prática, a demora em realizar a troca de determinada peça pode causar problemas muito maiores,  como no caso da demora na troca de uma pastilha de freio, que pode comprometer o disco, por exemplo.

Um equívoco normalmente cometido quando se trata da manutenção preventiva é acreditar que será feita a troca de uma determinada peça de acordo com o tempo ou a quilometragem. Contudo, o correto é dizer que será avaliado o estado da referida peça e, somente se for necessário, ela será substituída. Se não for o caso, é feito um novo agendamento para outra revisão.

Para se executar esse tipo de controle, é fundamental ter um software de gestão de frota. Nesse sentido, a SOFIT facilita a implantação da manutenção preventiva da frota, fornecendo sugestões de modelos de planos de manutenção prontos para cada tipo e modelo de veículo. Caso não tenhamos pronto, existem profissionais capacitados para criar um modelo personalizado de acordo com seu modelo de negócio.

Manutenção Preventiva X Manutenção Corretiva

Como comprovar que a manutenção preventiva é realmente mais econômica que a manutenção corretiva? Conforme já citado, somente com o uso de um software de gestão de frota, como o SOFIT. Assim, é possível obter informações como:

  • Tempo médio entre quebras: de quanto em quanto tempo é feito uma manutenção corretiva no veículo;
  • Tempo médio de manutenções corretivas: quanto tempo, em média, um veículo fica parado para fazer uma manutenção corretiva;
  • Tempo médio de manutenções preventiva: quanto tempo, em média, um veículo fica parado para ser fazer uma manutenção preventiva;
  • Disponibilidade do veículo: quanto tempo o veículo fica disponível para a operação. Este é o mais importante e, com a implantação da manutenção preventiva, a tendência é este indicador melhorar bastante.

Como se pode ver, a manutenção preventiva traz bastante economia e melhora a gestão da manutenção em uma empresa. Porém, para implantá-la, é preciso estruturar os processos e ter um software de gestão de frota para ajudá-lo nesta tarefa. A SOFIT pode apoiá-lo tanto com o software como consultoria nos seus processos.

Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que a SOFIT informa, em primeira mão!