Controle de frota eficiente

Ter um controle de frota eficiente é essencial na gestão de qualquer empresa deseja melhorar seus resultados. No entanto, apesar de parecer uma tarefa complicada, esse controle pode se tornar algo simples no dia a dia de qualquer gestor que deseja seguir as boas práticas na organização dos seus fluxos.

É a partir disso que é possível reproduzir uma gestão com muito mais praticidade e eficiência e, consequentemente, atingir resultados ainda melhores para sua empresa.

Nesse artigo, você vai aprender de uma vez por todas as melhores maneiras de gerir melhor seus veículos. Acompanhe!

As boas práticas para você fazer um melhor controle de frota

Mapeie todos os processos da sua operação

O planejamento é, de fato, o primeiro passo para um controle de frota eficiente. Portanto, realize um mapeamento completo sobre todos os processos de sua operação. É apenas a partir disso que será possível reconhecer todas as decisões que estão dando certo, assim como aquelas que se mostram menos favoráveis de acordo com as características de sua frota.

É importante entender que mapear seus processos faz parte do dia a dia de qualquer grande empresa que conseguiu potencializar sua gestão seguindo práticas realmente eficiente. Por isso, não deixe de procurar entender como otimizar cada vez mais os seus processos diários.

Defina metas realistas para sua empresa

Outra prática que pode parecer algo complicado é estabelecer metas realmente realísticas para sua empresa. Entenda que antes de ter um objetivo, é preciso compreender como fazer para chegar a ele ou até mesmo se será possível alcançá-lo.

Aliado ao mapeamento de seus processos, estude tudo aquilo que você deseja alcançar num certo período de tempo. Seja de forma anual, mensal ou até mesmo em certas numerações de operações, defina metas que deseja cumprir no curto e no médio prazo. Elas não apenas vão servir como um estímulo extra, mas também vão ajudá-lo a focar no que é realmente importante e necessário para um melhor controle de frota.

Conheça seus gastos

Você tem feito um controle de veículos sob a ótica dos gastos gerais de sua empresa? Por mais que garantir e manter as contas em dia seja algo que muitas empresas já fazem, ter um controle total sobre seus gastos é algo que vai muito além disso. Antes de avaliar uma oportunidade para suas operações, é importante entender não apenas o retorno que isso pode trazer, mas também qual vai ser o impacto desse investimento em outros aspectos da sua gestão.

Realizar esse planejamento é o primeiro passo para construir uma administração eficiente e ao mesmo tempo evitar investimentos desfavoráveis que comprometam alguma de suas atividades. Seja através de planilhas ou anotações, procure sempre registrar e estudar todos os gastos e investimentos de todos os aspectos de sua gestão, pois só assim será possível realmente conhecer seus gastos.

​Fique atento nos prazos

Apesar de ser uma prática simples, complicações na hora de seguir prazos é uma das maiores causas de gastos excessivos em várias empresas. Seja pela falta de atenção ou até mesmo pela falta de conhecimento sobre datas de vencimento, é de extrema importância a dedicação de qualquer gestor em relação aos prazos de pagamentos, manutenção e até mesmo nas suas operações de serviço.

Para ajudá-lo nessa questão, existem diversas plataformas de gestão de frotas que já disponibilizam mecanismos como pagamento automático ou notificação de prazos para que você não deixe passar nenhuma data estabelecida durante sua gestão.

Manter uma atenção especial a eles não apenas vai contribuir para um controle de frota mais saudável, mas também favorece para uma economia com gastos extras de forma muito mais monitorada.

Imprevistos acontecem

Por mais que você preserve a saúde de seus veículos e condutores, imprevistos infelizmente, acontecem. Portanto, é importante que você esteja preparado para arcar com gastos inesperados que podem vir a acontecer, como acidentes, furtos ou roubos. A melhor maneira de lidar com essa situação é inserindo e separando certos valores adequados para cobrir tais situações em seu planejamento financeiro.

Outra forma muito indicada é investir em franquias específicas que fornecerem seguros de frota. Esses serviços oferecem vários tipos de seguros, nos quais cobrem diferentes situações que podem terminar acontecendo com seus veículos. Uma alternativa como essa pode ser a solução pra evitar dores de cabeça desnecessárias, pois elas servem como mediadores e um suporte eficiente em casos inesperados.

No entanto, é válido destacar que é sempre importante prezar pela transparência de informações durante a contratação de uma franquia de seguro para evitar que elas se tornem um problema ainda mais complicado no futuro.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia hoje já faz parte constantemente de nosso dia a dia através de diferentes tipos de serviços e opções. E na gestão de frotas, isso não é diferente.

Desenvolver plataformas eficientes tem sido o objetivo de várias empresas que buscam oferecer serviços de qualidade para atender a todos os aspectos de sua gestão. Por isso, é importante conhecer e estudar como realizar a implantação de um sistema adequado para o controle de frota. Esses sistemas, como o da Sofit, por exemplo, vão auxiliar lado a lado em todos os aspectos e processos de sua gestão.

teste gratis software para gestao de frotas

É a partir do uso dessas práticas que será possível construir um controle de frota completo e, de fato, eficiente. Isso porque uma gestão bem feita garante que seu negócio não apenas seja menos oneroso, mas também muito mais eficiente e com uma maior competitividade de mercado para sua empresa.

Também é sempre importante que você entenda como aplicar essas práticas de forma adequada para realmente tornar sua gestão mais eficiente. Portanto, assista nosso webinar gratuito e descubra tudo que você precisa antes de investir em um software de gestão de frotas.

comprar um software de gestao de frotas