Investir na gestão da frota

7 Sinais de que chegou a hora de investir na gestão de frota

Investir na gestão de frota pode parecer uma afirmação óbvia, mas muitos gestores ainda não sabem como e, principalmente, quando focar os seus esforços e abraçar tudo o que a tecnologia tem para oferecer ao gerenciamento e redução de custos.

A insatisfação com problemas específicos da sua operação, na verdade, é um sinal de que as coisas não vão bem e um indicativo de que chegou a hora de investir em gestão de frota.

Mas com tantas soluções para frotistas disponíveis no mercado, por onde começar?

No artigo de hoje, vamos mostrar problemas e desafios comuns que as empresas enfrentam e que podem ser resolvidos com investimento em gestão de frotas. Confira!

 

1. “O custo com combustível está muito alto!”

Quando falamos sobre empresas de frota, o gasto com combustível, é, sem dúvida, o grande responsável pelos altos custos no final do mês.

Quando não é possível identificar as variáveis incidentes sobre estes custos, fica praticamente impossível reduzir custos.

Caso você não consiga identificar qualquer um desses itens abaixo, investir em gestão de frotas, através de um sistema, é a solução para você:

As manutenções preventivas estão sendo agendadas devidamente?
Os veículos que estão em operação passaram por uma revisão?
Há veículos rodando com peças defeituosas que podem causar alguma alteração no consumo de combustível?
Há algum padrão de abastecimento ou os seus motoristas são livres para abastecer e precisam apenas mostrar as notas?

2. “Multas são comuns na minha gestão”

Multas e sinistros fazem parte do que chamamos de “gastos ocultos com a gestão de frotas”.

Um bom gerenciamento de multas ajuda a reduzir custos e evita maiores acidentes, já que a maioria delas está relacionada com alta velocidade e outros problemas ao volante.

Ao investir em um sistema de gestão de frotas, certifique-se de que vai ser possível gerenciar as multas e identificar o infrator. Isso vai ser de extrema importância para o amortecimento dos seus custos!

 

3. “Meu processo de manutenção ainda é falho”

Se você conta com uma equipe interna de manutenção, certamente tem que conciliar prioridades conflitantes e, muitas vezes, recorre à soluções criativas para manter ativos críticos em execução.

Embora compreensível, isso também é de alto risco para a sua gestão de frotas!

Os veículos da frota operam melhor quando recebem manutenção proativa.

Felizmente, a moderna tecnologia de gerenciamento de ativos pode ajudar a manter a frota funcionando conforme necessário – sem sacrificar outras iniciativas.

 

4. “Tenho muitos processos trabalhistas”

Organizar a jornada dos motoristas é um verdadeiro desafio quando você não tem a sua disposição um software de gestão de frotas.

A falta de controle sobre dados de entrada e saída, em casos de desligamento, podem gerar passivos trabalhistas que geram custos altos e inesperados para as empresas.

Caso você já esteja lidando com uma série de reclamações e processos, talvez esteja na hora de rever a sua gestão e optar pelo investimento em um sistema de gestão de frotas mais eficaz.

No mínimo, você vai evitar esse tipo de custo, além de conseguir manter a jornada dos motoristas sob controle!

5. “Sinto que não tenho controle sobre a minha operação”

Você consegue acessar facilmente os dados sobre a sua frota?
Caso não consiga, este é outro indicativo de que o investimento em gestão de frotas se faz necessário.

A possibilidade de acessar dados em tempo real facilita a tomada de decisão, melhorando a sua vida como gestor e, consequentemente, os seus resultados.

Ter controle sob a sua frota de qualquer lugar, através de relatórios de fácil acesso, dashboards, gráficos e informações devidamente categorizadas é a base para uma boa gestão de frotas. Não se esqueça!

6. “Preciso aumentar a produtividade da minha frota”

A produtividade da sua frota sofre com a falta de cronogramas, programações e de planejamento.

Uma frota produtiva é aquela que funciona como uma engrenagem, e você, como gestor, deve conseguir identificar e se antecipar aos problemas. Ou seja, precisa saber exatamente quando uma peça precisa de manutenção ou de reposição.

Investir em gestão de frota, neste caso, em um sistema que possibilite o agendamento de manutenções baseado em históricos e informações relevantes sobre o veículo é fundamental para o seu dia a dia.

Isso pode garantir que a viagem, salvo imprevistos, seja realizada na data e hora programada sem paralisações no seu percurso — o que é bom tanto para a empresa como para o motorista e cliente.

 

7. “Não consigo definir rotas ou elas não são seguidas pelos meus motoristas”

Sem o rastreamento de veículos, é extremamente difícil ver o caminho que seus motoristas estão seguindo.

Existe uma rota específica que fica mais lenta na mesma hora todos os dias? Ou alguma estrada em péssimas condições que sempre causa danos nos seus veículos?

Para o gerente de frotas e a equipe de manutenção, ter acesso a dados em tempo real, centrados no GPS, é extremamente importante.

Assim, você pode identificar fatores ambientais que levam a requisitos de manutenção incomuns, por exemplo.

Logo, investir em um sistema de gestão de frotas com o recurso do monitoramento veicular pode ajudar você a identificar padrões de rotas problemáticas e, assim, evitá-las sempre que possível.

 

A Sofit te ajuda a investir em gestão de frotas da forma certa!

Os desafios na gestão de frotas não são poucos nem pequenos, e podem, além de tudo, ser maximizados em decorrência de falhas administrativas e estratégicas.

Diante dessa realidade, as empresas de tecnologia que desenvolvem soluções de gestão de frotas vivenciam um ótimo momento, com foco em melhorar gradativamente os resultados dos clientes e contribuir para a tomada de decisões mais eficientes.

Neste sentido, investir em gestão de frotas é pensar estrategicamente. É se colocar, de fato, no seu lugar de gestor e deixar que um software facilite a sua vida, evitando tarefas mecânicas e operacionais sempre que possível.

Agora que você já sabe o que pode conseguir ao investir em gestão de frotas, que tal solicitar um teste grátis do nosso sistema de gestão? Nossos atendentes estão sempre dispoíveis para entregar uma solução sob medida para você!