Produtos perecíveis: as melhores práticas para armazenamento e transporte

Frotistas que lidam com produtos perecíveis sabem que o armazenamento e transporte desse tipo de carga requer planejamento e cuidados especiais.

Devido às suas características e detalhes, como o manuseio, locais adequados e transporte cuidadoso fazem a diferença para o cliente e também para o seu bolso.

Dessa forma, desperdícios e perdas neste tipo de carga devem e podem ser evitados caso o gestor da frota planeje cuidadosamente o processo logístico.

A seguir, vamos conferir as melhores práticas sobre como armazenar e transportar produtos perecíveis. Confira!

Índice:

  1. Antes de tudo: o que são os produtos perecíveis?
  2. Por que se preocupar com a gestão desse tipo de produto
  3. Como fazer a gestão logística dos produtos perecíveis
  4. Pontos de atenção na armazenagem e transporte de produtos perecíveis

Antes de tudo: o que são os produtos perecíveis?

Produtos perecíveis são bens ou produtos com uma vida útil limitada, podendo estragar, deteriorar ou tornarem-se impróprios para consumo ou uso num curto período. 

A definição deste tipo de carga é disposta na ABNT,TB-352, item 3.5.5.

Entre os principais, podemos citar itens alimentícios, como frutas, ovos, carnes, aves, peixes, gelo em cubo, além de alguns cosméticos e medicamentos.

Na gestão da cadeia de suprimentos, o termo é frequentemente utilizado para representar o grupo de mercadorias que requer condições especiais de manuseio e armazenamento para manter seu frescor e qualidade.

Por que se preocupar com a gestão desse tipo de produto

A preocupação com a gestão de produtos perecíveis é global, afinal estamos falando sobre um ponto crucial para o consumo sustentável.

Para você ter uma ideia, conforme estudo do Boston Consulting Group, o mundo joga no lixo pelo menos um terço de todo alimento que é produzido.

Até o ano de 2030, isso significa um prejuízo de 1,5 trilhão de dólares com esse tipo de carga.

Assim, a responsabilidade com a gestão de cargas perecíveis é enorme, devido à responsabilidade social, além de toda a legislação envolvida.

Confira a seguir outras razões para focar na gestão logística dos produtos perecíveis:

  • Controle de qualidade: os clientes valorizam aspectos como o frescor, sabor e aparência dos produtos e a gestão ajuda a manter o controle de qualidade.
  • Economia de custos: o gerenciamento eficaz pode ajudar a reduzir o desperdício, diminuir os custos e melhorar a lucratividade.
  • Responsabilidade Ambiental: perecíveis não desperdiçados reduzem o impacto ambiental do desperdício de alimentos, que contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa e outros problemas ambientais. 
  • Segurança Alimentar: os produtos perecíveis podem representar um risco para a saúde se não forem geridos e armazenados de forma adequada. 
  • Satisfação do cliente: ao gerenciar produtos perecíveis de forma eficaz, você pode atender às expectativas dos clientes e construir uma reputação positiva.

SAIBA MAIS: Como transportar produtos perigosos?

Como fazer a gestão logística dos produtos perecíveis

A gestão logística dos produtos perecíveis envolve uma série de processos que devem ser gerenciados e fiscalizados para evitar danos à carga.

Confira:

1. Manuseio

O manuseio de produtos perecíveis requer o cumprimento das melhores práticas de armazenamento, transporte, preparo, monitoramento e descarte.

Dessa forma, é preciso se atentar aos processos, desde o momento do embarque até o desembarque da carga para evitar que impurezas ou alguma avaria comprometa a integridade do produto.

Aqui, é importante contar com dispositivos para medição da temperatura da carga, como termômetros para garantir a qualidade.

2. Armazenagem de produtos perecíveis

A armazenagem envolve cuidados para evitar a contaminação, além do desperdício da carga. 

Assim, mantenha os armazéns em condições adequadas de higiene e temperatura, prefira os pallets de aço, resistentes a temperaturas mais baixas e fáceis de higienizar.

Considere também as peculiaridades de cada tipo de carga, pois nem todas podem ficar acomodadas no mesmo local. 

3. Acondicionamento

O acondicionamento é um aspecto crítico para garantir o frescor, qualidade e segurança durante o armazenamento e transporte. 

Então, prefira usar materiais de embalagem projetados para perecíveis e que possam proteger os produtos contra contaminação, flutuações de temperatura e umidade. 

Alguns materiais de embalagem comuns para produtos perecíveis incluem espuma de poliestireno, polietileno e caixas de papelão ondulado.

4. Organização

A organização e distribuição de cargas no caminhão é outro ponto crucial na gestão de produtos perecíveis para garantir a segurança alimentar e a eficiência da cadeia de suprimentos.

Dessa forma, cabe ao gestor categorizar a carga conforme as condições de temperatura adequadas e de modo a evitar a contaminação. 

Também é importante manter o controle sobre as datas de validade e contar com prateleiras rotativas na organização, para dar vazão aos produtos mais próximos do vencimento.

5. Transporte de produtos perecíveis

É durante o transporte que os principais problemas envolvendo o desperdício e contaminação podem surgir.

SAIBA MAIS: Transporte de grãos, como fazer?

Portanto, prefira transportar produtos perecíveis em recipientes isolados com controle de temperatura para manter a temperatura adequada. 

Além disso, evite expor os produtos a temperaturas extremas, luz solar direta e outros fatores ambientais que possam afetar a qualidade e a segurança.

Pontos de atenção na armazenagem e transporte de produtos perecíveis

Para lidar com a armazenagem e transporte de produtos perecíveis, o gestor da frota precisa estar atualizado sobre os regulamentos específicos da OMS para cada tipo de carga.

SAIBA MAIS: ISO 9001 no transporte de cargas

O primeiro ponto de atenção envolve o certificado de vistoria, concedido pelo órgão sanitário vigente na sua região. Também é preciso atentar para a sinalização correta dos veículos. 

Para o transporte de alimentos, por exemplo, deve constar nos lados direito e esquerdo, de forma visível, as informações: 

  • Transporte de alimentos;
  • nome, endereço e telefone da empresa;
  • a identificação “produto perecível”.

Além disso, o transporte deste tipo de carga depende de autorização especial determinada por cada estado e órgão sanitário.

O último ponto de atenção é o descarte: quando feito adequadamente, o descarte pode ajudar a prevenir a propagação de doenças transmitidas por alimentos e proteger a saúde pública.

Então, este conteúdo foi útil para você? Compartilhe essas dicas de como fazer a armazenagem e transporte de produtos perecíveis!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.