Junto com a manutenção e os cuidados com os pneus, o abastecimento dos veículos está entre os 3 principais custos da gestão de frota. Por isso, um dos grandes objetivos das empresas é reduzir o consumo de combustível sem prejudicar o desempenho dos veículos e a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Muitas companhias investem em padronização e mapeamento de processos e implementação de ações de melhorias para tentar alcançar esse objetivo. O que muitas delas não sabem é que uma excelente alternativa para minimizar despesas com combustível é utilizar um software de gestão de frota.
Se você é proprietário de frota ou gestor de empresas desse ramo, continue lendo o nosso artigo para saber mais como um software de gestão ajuda a reduzir custos de abastecimento!
Controle de operações
O software de gestão de frota permite identificar quais processos precisam melhorar, pois o programa apresenta, por exemplo, qual é o desempenho de cada veículo e motorista, ou seja, a performance individual do carro e do condutor.
O gestor, por meio do sistema de gestão, pode então planejar ações voltadas para melhorar o desempenho do automóvel e aperfeiçoar a conduta do motorista, para que ele não cometa nenhum tipo de imprudência que comprometa a qualidade dos serviços e aumente o consumo de combustível.
Controle de custos
Quando um gestor não tem um controle efetivo sobre as operações, fica praticamente impossível saber qual é o valor total de todos os custos relacionados às atividades da frota e descobrir como reduzi-los.
Com um software de gestão, fica bem mais fácil e assertivo identificar e controlar cada parcela das despesas de combustíveis. Quando um gestor sabe exatamente o quanto que ele gasta, é possível reduzir consideravelmente as despesas de cada veículo. Para saber quanto você pode economizar é preciso ter em mãos os seguintes dados:
- O número de veículos da frota;
- O consumo de gasolina, álcool ou diesel por quilometragem, isto é, quantos quilômetros são percorridos por litro de combustível;
- O preço do litro do combustível;
- O percentual de redução de consumo.
Com as informações bem definidas, o software te apresenta, instantaneamente, o quanto você vai economizar em um determinado período, seja ele mensal, bimestral, semestral e ou anual. Logo, você saberá qual foi o retorno sobre cada investimento, ou seja, o ROI de cada operação.
Geração de relatórios e gráficos
É importante ficar atento para que a economia não comprometa a qualidade dos seus serviços. Para isso, você pode contar também com os relatórios e gráficos de desempenho de um software de gestão de frota, que partem de informações qualitativas e quantitativas.
Os dados qualitativos referem-se ao desempenho do motorista durante o serviço. Em outras palavras, são avaliadas sua forma de dirigir e como ele faz as entregas para os fornecedores e ou clientes finais. Os dados quantitativos, por sua vez, referem-se ao rendimento e consumo real do carro e ao estado de conservação dos veículos — pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, por exemplo.
Os gráficos e relatórios alertam o gestor para localizar desvios, ou seja, problemas que levam ao aumento de gastos com o abastecimento dos carros. Logo, é possível implementar melhorias para reduzir custos sem prejudicar o desempenho dos serviços da sua empresa.
Como vimos, com um programa integrado para gerenciar frota é possível identificar pontos que precisam ser melhorados e reduzir custos de abastecimento, além de flexibilizar e agilizar suas atividades e, assim, aumentar a qualidade dos seus serviços.
Agora você sabe como reduzir custos de abastecimento usando um software de gestão de frota. Quer receber mais conteúdos como esse? Então siga nosso Instagram e fique por dentro do que postamos!
“A parceria Sofit x Ebeg trouxe além da redução de custo, uma transparência nos dados obtidos mensalmente, onde podemos identificar oportunidades de melhorias.” – Nosso cliente, Transportes Ebeg.







