Melhorar a performance da frota

A performance e a otimização da frota são, sem dúvida, algumas das maiores preocupações dos gestores de frotas. Conseguir melhores resultados, reduzir custos e otimizar os processos são alguns dos resultados e ações propostos como objetivos.

Pensando nisso, decidimos oferecer algumas dicas de como melhorar a performance da sua frota neste artigo de hoje. Quer saber mais? Acompanhe conosco!

Realize manutenções preventivas

As manutenções preventivas são, muitas vezes, encaradas como custos extras por diversos gestores. No entanto, essa visão precisa ser mudada! É por meio das manutenções preventivas que o estado dos veículos é verificado e possíveis riscos — que poderiam se tornar problemas futuramente — são identificados e solucionados.

Portanto, as manutenções preventivas representam custos necessários para que sua frota esteja sempre em condições de trabalho, evitando que gastos maiores ou a ociosidade não planejada ocorram, bem como surpresas desagradáveis na operação e no orçamento no fim do mês.

Utilize rotas otimizadas e melhore a performance da sua frota

Fazer com que sua frota percorra quilometragens desnecessárias, além de elevar os custos com combustíveis, faz com que a frequência de manutenções — como troca de óleo e pneus — sejam mais frequentes.

Além disso, otimizar as rotas permite que o nível de seus serviços de entregas melhore, aumentando a satisfação dos clientes e a confiabilidade da sua empresa.

Invista em treinamento

É importante conscientizar os motoristas sobre a importância de se dirigir corretamente, mantendo uma velocidade constante e evitando atitudes que possam aumentar o desgaste do veículo, dos acessórios e ainda elevar o consumo de combustível.

Investir na melhoria dos processos é muito importante e, da mesma forma, é preciso garantir que quem realiza esses processos esteja ciente das estratégias e das políticas do setor.

Monitore os veículos e os motoristas

Você só saberá se suas estratégias de otimização de frota estão sendo colocadas em prática se passar a monitorar seus veículos e motoristas durante o trabalho. Assim, será possível saber o tempo de ociosidade de cada um, se as rotas planejadas estão sendo seguidas e até mesmo qual é a média de consumo de combustível. Por isso, utilizar um software que auxilia no gerenciamento da frota é sempre uma excelente opção!

Faça controles

Por fim, se você deseja mesmo melhorar a performance da sua frota, é necessário fazer controles. Você só terá um parâmetro para avaliar se as ações adotadas estão dando resultado se conseguir mensurar os dados e fazer comparativos entre antes e depois.

Além do mais, é através dos controles que você consegue identificar quais pontos precisam de mais atenção e melhorias.

Conseguir melhorar a performance da frota depende de o gestor identificar quais pontos da operação estão críticos — e necessitam de ações que visam mitigar os riscos e seus possíveis impactos. Sendo assim, cabe ao gestor entender quais são as necessidades de seu negócio e fazer um planejamento que se adéque melhor ao seu modelo de negócios.

O que você faz para melhorar a performance de sua empresa? Deseja contribuir com mais alguma dica? Deixe um comentário contando suas opiniões e experiências!