Melhoria ergonomia para caminhoneiros

Ergonomia para caminhoneiros: melhorando saúde e desempenho

Nos últimos anos a preocupação com a qualidade de vida dos caminhoneiros tem sido bem maior. Prova disso é a criação de leis que regulamentam o trabalho desses profissionais e o desenvolvimento de cabines cada vez mais confortáveis para os caminhões.

No post de hoje, vamos falar sobre a ergonomia para caminhoneiros, oferecendo algumas dicas importantes para melhorar a saúde do motorista e apontando outros aspectos que contribuem para trazer mais comodidade a ele. Confira!

O que é a ergonomia?

Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho, bem como a aplicação de melhorias do meio, para que o trabalhador conte com melhores condições ao exercer a sua atividade.

Por que a ergonomia para caminhoneiros é importante?

Motoristas costumam passar muito tempo sentados na mesma posição durante uma viagem. Isso resulta em queixas de, principalmente, dores lombares e nas pernas. Se a posição for mantida por muito tempo e com muita frequência, essas dores podem se transformar em problemas ainda mais graves, como problemas de coluna e de circulação, por exemplo.

Por isso a ergonomia para caminhoneiros busca entender seu ambiente de trabalho — a cabine do caminhão, nesse caso — e estudar algumas melhorias que podem ser realizadas, ajudando a trazer mais conforto e menos riscos à saúde do motorista.

Como ela pode ser aplicada em benefício dos motoristas?

Existem algumas atitudes simples que podem melhorar a ergonomia e a qualidade de vida dos caminhoneiros. Durante as paradas, é importante descer do caminhão e realizar uma pequena caminhada. Isso ajuda a ativar a circulação e evita dores, principalmente nas pernas, que aparecem em decorrência de longos períodos na mesma posição. Além disso, durante as paradas devem-se fazer alongamentos, para ativar a circulação sanguínea e ajudar a relaxar os músculos, promovendo maior sensação de conforto.

Também é importante contar com um apoio para os braços dentro do caminhão, para que eles não fiquem suspensos durante a direção. Isso ajuda a evitar esforço e permite um descanso maior para os membros superiores. O motorista também deve evitar colocar os pés debaixo do banco ou descansá-los no pedal de embreagem. O ideal é mantê-los apoiados no piso do veículo na hora do descanso, em uma posição em que as pernas fiquem flexionadas a 110 graus.

Outro ponto importante é dirigir com a postura correta, com o banco ajustado da forma mais adequada. O ideal é manter a coluna ereta, manter-se sentado na posição de 90 graus e manter os braços retos enquanto dirige.

Além da preocupação com a ergonomia, deve-se também se atentar à alimentação — incluindo, além de o que comer, os horários corretos para se alimentar — e à ingestão de água com bastante frequência, principalmente nos dias mais quentes. Tudo isso ajuda a promover mais saúde e bem-estar.

Apesar de a ergonomia ser um estudo mais voltado para trabalhos realizados em escritório, pode-se notar que ela também se aplica aos caminhoneiros e seu ambiente de trabalho, promovendo mais saúde e qualidade de vida aos motoristas.

E você, leitor, já sabia da importância da ergonomia para caminhoneiros? Nos deixe saber quais são suas opiniões no campo de comentários. Aproveite e faça o teste gratuito do nosso software de gestão de frotas e saiba como ele pode contribuir para otimizar sua gestão!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.