O que é manutenção preditiva e por que aplicar na sua frota

O que é manutenção preditiva e por que aplicar na sua frota

A manutenção preditiva vem ganhando espaço na gestão de frotas. Isso porque a coleta e análise de dados ajuda a manter os seus veículos em movimento, uma vez que prevê problemas que podem vir a acontecer no futuro.

E sendo muito comum nas indústrias por promover ganhos de produtividade, esse tipo de manutenção garante uma série de outros benefícios para empresas que possuem frotas de veículos.

Neste artigo, trazemos tudo o que há de mais novo na manutenção preditiva para frotas. Para que, então, você entenda exatamente qual o papel dela na sua gestão. 

Acompanhe!

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de máquinas e equipamentos através de dados coletados por meio de inspeção e monitoramento. 

O dicionário define o termo “preditivo” como algo relacionado à ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro. 

Para a realização da manutenção preditiva, alguns recursos são utilizados, como:

  • Estatísticas;
  • Modelagem;
  • Machine Learning;
  • Mineração de dados.

Uma das maiores características desse tipo de manutenção é que ela permite prever o tempo de vida útil dos componentes e as condições necessárias para que este tempo seja aproveitado. 

Através dela, é possível premeditar a necessidade de serviços de manutenção, bem como eliminar a chance de desmontagem ou adaptações desnecessárias.

Importância da manutenção preditiva na gestão de frotas

Tradicionalmente, gerentes de frotas utilizam dados de fornecedores para estruturar os intervalos de manutenção preventiva. Para realizar, assim, as trocas de óleo, substituir fluidos e realizar, por exemplo, a troca de pneus.

Embora essa prática ainda seja utilizada e até recomendada, as tecnologias que entregam dados em tempo real estão ganhando cada vez mais espaço na gestão de frotas, o que contribui com o processo de manutenção preditiva.

Para a gestão de frotas, a manutenção preditiva proporciona uma série de benefícios, como:

  • Redução dos custos gerais de manutenção;
  • Aumento do tempo de disponibilidade de peças e acessórios dos veículos;
  • Redução da porcentagem de paradas de emergência;
  • Eleva a vida útil e desempenho do automóvel a longo prazo.

É importante destacar que para cada tipo de manutenção, deve-se determinar a frequência, o responsável e os métodos de serviço. 

Esses são alguns aspectos que determinam os resultados da manutenção preditiva, como a redução de custos e o aumento da produtividade.

O desafio da análise preditiva para o gestor de frotas

Grandes gestores tomam as suas decisões baseados em dados e estão cada vez mais longe da operação, assumindo posições mais estratégicas e, no caso da gestão de frotas, não é diferente.

Todavia, embora gestores de frota entendam que os dados gerados pelos veículos definitivamente auxiliam a prever e detectar problemas antes mesmo que eles aconteçam, lidar com um amontoado deles pode ser um desafio.

É preciso ter à disposição ferramentas de gestão corretas para extrair ideias que possam ser trabalhadas a partir dos dados, além de atuar de forma sistemática – não apenas quando o problema acontecer.

Dessa forma, utilizar a análise preditiva no gerenciamento de frotas é ideal para:

  • Impulsionar a análise de risco;
  • Analisar de uso de equipamentos;
  • Realizar programações de produtividade da frota;
  • Obter cronogramas de manutenção futura.

Como funciona a manutenção preditiva na prática?

A manutenção preditiva de qualidade é feita a partir de dados fornecidos por um programa de monitoramento e inspeções de desempenho. 

São geralmente avaliados fatores como vibração, termografia e outros que podem trazer danos ao motor do carro ao longo do tempo. 

A execução é realizada com o uso de ferramentas adequadas, capazes de registrar determinados fenômenos.  

É dessa forma que a predição permite aumentar o grau de confiança no desempenho dos veículos de toda a frota. Determinando, então, previamente as interrupções de fabricação.

A manutenção preditiva é feita a partir de 4 estudos ou análises, divididas em: 

  • Análise das vibrações; 
  • Análise dos óleos;
  • Análise dos estados das superfícies e;
  • Análise estrutural. 

Geralmente é por essas 4 observações que você consegue prever futuras manutenções. Vamos saber mais sobre elas:

1 – Estudo das vibrações

Um automóvel é formado por engrenagens, válvulas e peças que produzem vibrações em funcionamento. 

Cada vez que elas são usadas, são deterioradas de alguma forma. Na manutenção preditiva é observado o nível de vibrações, e, a partir disso, é possível dizer em que estado a peça específica encontra-se no momento.

As vibrações são medidas por meio de aparelhos específicos. Um aparelho empregado para a análise é conhecido como analisador de vibrações. Há, enfim, vários modelos no mercado, dos mais simples aos mais complexos.

2 – Análise dos óleos

Essa segunda análise permite ver se é hora de trocar o óleo do automóvel. Ela é feita tanto na parte hidráulica como mecânica do carro.

Essa parte do processo é de extrema importância, e ignorá-la é correr o risco de causar danos maiores e provocar acidentes graves, que podem até ser fatais.

3 – Análise do estado das superfícies

A terceira análise feita na manutenção preditiva pode ser simplesmente visual e entra em cena como um complemento ao estudo das vibrações. 

Aqui você observa as peças, percebe se há desgastes ou anomalias capazes de afetar o funcionamento do motor futuramente, se elas necessitam de troca ou algum tipo de tratamento.

4 – Análise estrutural

Por fim, a análise estrutural, que inclui todas aquelas estruturas que devem resistir a cargas e impactos, o que é o caso de alguns itens de frotas, como caminhões. 

Essa análise detecta, por exemplo, a existência de rachaduras, fissuras, trincas e, também, vazamentos em diversos locais do veículo.

E qual a diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva?

A maior diferença da manutenção preditiva para a preventiva é que a primeira conta com algum sistema de monitoramento para analisar o status real da peça ou máquina, em vez de considerar apenas os padrões ou os índices estatísticos.

Podemos citar como exemplo o monitoramento da temperatura do baú, quando o veículo está carregado com cargas congeladas ou perecíveis. 

Nesse caso, a temperatura deve ser monitorada para garantir um padrão e evitar a quebra de frio ou descongelamento dos produtos.

Vantagens da manutenção preditiva para a sua frota

Como sempre ressaltamos aqui, a empresa que deseja aumentar a vida útil dos itens de sua frota e reduzir custos precisa estar em dia com a manutenção preditiva, e avaliar as condições dos carros exige um trabalho minucioso de coleta e análise de dados.

O foco da manutenção preditiva está sempre na economia, na redução de custos e, também, na segurança das pessoas (leia-se condutores e clientes). Ela possibilita que algo seja feito antes que os defeitos possam se agravar. Evitando prejuízos maiores para os gestores e para toda a empresa.

Enfim, este modelo de manutenção possibilita que ações sejam tomadas no momento certo, evitando assim, desgaste ou perda de carros. 

Isso ainda proporciona que o veículo esteja sempre pronto para ser usado. Funcionando, então, com total capacidade para maior rendimento e produtividade, elementos essenciais para o sucesso de sua empresa.

Abaixo, falamos um pouco mais sobre as principais vantagens da manutenção preditiva para frotas:

Aumenta vida útil dos veículos

Através do “machine learning” (aprendizado da máquina, obtido a partir dos dados gerados pela análise preditiva) pode detectar problemas antecipadamente, o que tende a aumentar a vida útil dos seus veículos.

Dessa forma, após implementar uma estratégia de manutenção preditiva, as organizações reduzem não apenas a gravidade dos danos, mas também a propagação de defeitos. 

E isso é vital para aumentar a vida útil dos veículos, já que um problema em uma peça barata pode levar a danos em uma peça vital, o que pode diminuir o ciclo de vida do ativo.

Melhora a produtividade da frota

Ao disponibilizar dados em tempo real sobre a condição dos veículos e possibilitar a realização de manutenções apenas quando necessário, a manutenção preditiva é uma grande aliada da produtividade nas frotas.

Assim, frotistas que optam por análise preditiva, conseguem aumentar a disponibilidade da frota e evitar que os veículos fiquem parados na garagem, esperando por peças ou manutenção.

Diminui o número de falhas

O índice de falhas nos veículos é algo que deve ser evitado por todo gerente de frota, pois pode acarretar sérias consequências. 

É então que a manutenção preditiva entra em cena: o monitoramento regular das condições dos veículos e sistemas de processo podem reduzir significativamente o número de falhas não programadas.

O uso de uma técnica de manutenção de monitoramento de condições do veículo, permite, por exemplo, obter dados em tempo real sobre a integridade dos ativos.

Assim, os gerentes podem tomar medidas necessárias antes que a falha ocorra. 

Proporciona mais segurança aos motoristas

O gerenciamento de riscos e a segurança dos motoristas são atribuições do gestor de frotas. 

Neste sentido, acidentes de trabalho relacionados a falhas nos veículos não são apenas perigosos, mas também podem representar ações judiciais com impacto financeiro significativo.

Portanto, a detecção precoce de problemas de manutenção reduz o risco de falhas, evitando lesões e até mesmo a morte de um colaborador.

Reduz custos para seu negócio 

Embora os custos iniciais para a aplicação de um programa de manutenção preditiva sejam altos e requerem profissionais especializados, ela permite que a manutenção seja realizada apenas quando necessário.

Isso contribui com a redução contínua de custos e ajuda sua frota a economizar tempo e maximizar os recursos. 

Dessa forma, a longo prazo, aderir à manutenção preditiva pode ser crucial para o equilíbrio dos custos da sua empresa.

Adote a manutenção preditiva na sua frota!

Como vimos, os custos com manutenção, por menor que sejam, acabam impactando diretamente nos custos da sua frota. Isso quando um pequeno problema não se torna uma perda maior que vai minando os seus recursos de forma inesperada.

Logo, esperar pela próxima manutenção programada pode fazer o gestor de frotas perder tempo e dinheiro. 

Enfim, é por isso que a manutenção preditiva associada a um software de gestão de frotas, pode fazer com que a sua empresa economize e a sua frota ganhe mais disponibilidade e produtividade.

Como automatizar a sua análise preditiva com a Sofit?

Um software de gestão de frotas é essencial para um maior controle sobre os planos de manutenção — que incluem as manutenções realizadas e o estoque de peças de reposição — e também sobre a documentação dos veículos. 

Dessa forma, essa ferramenta de gestão funcionará como base de dados sobre toda a frota e outros aspectos da empresa. 

Além disso, você poderá gerenciar informações sobre a logística e, também, detalhes de como o estoque de peças de reposição estarão acessíveis em um ambiente confiável.

Assim, como consequência, poderá rastrear problemas rapidamente e aplicar medidas para melhorar o fluxo de trabalho do negócio com facilidade. 

Tudo isso, sem dúvidas, vai proporcionar uma melhor manutenção preditiva e, consequentemente, o sucesso de sua organização do mercado.

Para saber mais sobre isso, clique aqui e confira nossas soluções! Temos uma equipe pronta para te atender!Indicamos também nosso Webinar de Manutenção de Frotas:

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.