gestão de multas

Gestão de multa: se o motorista atinge o limite dos pontos na CNH?

Gestão de Multa sempre é uma dor de cabeça e no caso do gestor de frotas não é diferente. Caso não realize os procedimentos corretos a empresa pode pagar caro.

Como nem sempre os colaboradores dão atenção a este fato, cabe, então, ao gestor cuidar para que a gestão de multa seja eficiente.

Já foi multado? Vamos ajudar você a evitar gastos indevidos com multas e, também, evitar que seus motoristas atinjam o limite de pontos na carteira. Prejudicando, assim, a sua operação.

 

O que é a gestão de multa?

O processo administrativo ocasionado pela multa é enviado sempre para o proprietário do veículo, no caso de frotas corporativas, para a empresa, através de remessa postal.

 

A gestão de multas de trânsito engloba o que você faz ao receber o comunicado e compete também às medidas preventivas que a empresa realiza para evitá-las.

 

Quando você lida com poucos condutores e carros, este processo pode ser realizado manualmente, mas uma frota corporativa maior exige um software de gestão de frotas que automatize e facilite essa gestão.

 

SAIBA MAIS: Gestão de Multas e Sinistros da Sofit

 

Uma boa ferramenta, permite, por exemplo que você cruze dados de entrada e saída dos motoristas com os dados da infração, o que facilita a identificação do condutor.

Por que a gestão de multa é fundamental para a gestão de frotas?

 

Cedo ou tarde, mesmo os melhores motoristas estão suscetíveis a cometer uma infração no trânsito.

 

Imagine uma empresa de prestação de serviços que realiza entregas diárias: caso os condutores responsáveis pela infração não sejam identificados, a sua empresa pode receber uma nova infração. Ou seja, o valor da multa é dobrado.

 

É por isso que uma gestão de multa mal executada pode comprometer boa parte do seu orçamento mensal, por isso, além de necessária, ela é uma atividade vital na gestão de frotas como um todo.

 

Confira outros benefícios de uma gestão de multas bem executada:

 

Menos perda de ativos

Lembre-se que mesmo que o gestor de frotas adote um controle severo, o pagamento das multas sempre vai recair sobre a empresa, a menos que seja realizado um acordo prévio com o condutor, portanto, economizar no caso de multa, nunca é demais. Negligenciá-las só vai gerar um efeito cascata para a sua empresa.

A gestão de multa melhora a Imagem corporativa

A imagem corporativa é um ativo importante para qualquer empresa. No caso das frotas corporativas, este item é bastante considerado, basta verificar a quantidade de adesivos: “Como Estou Dirigindo”. Comum no caso de frotas de ônibus, por exemplo.

Isso se deve ao receio de ter a imagem da empresa vinculada à barbaridades e infrações no trânsito.

 

Responsabilidade Social

Além de evitar danos financeiros e físicos uma boa gestão de multas contribui para um trânsito melhor e mais seguro para todos.

 

Quais os tipos de multas mais aplicados às frotas corporativas?

Existem dois tipos de multas no caso das frotas corporativas: aquelas que dizem respeito à empresa e aquelas em que o condutor é o responsável.

 

Por isso, antes de autorizar as viagens e entregas, é muito importante que o gestor de frotas evite que a negligência de pequenos detalhes. Como: documentação e o estado de conservação dos veículos convertam-se em infrações indesejadas.

 

Muitas vezes negligenciado, o estado físico do carro ou caminhão é um dos grandes motivos que fazem com que o motorista seja multado. E, claro, a culpa é totalmente da empresa. O Código Trânsito Brasileiro (CTB) prevê até a apreensão do veículo, em alguns casos.

 

Confira abaixo, alguns tipos de multas comuns no caso de frotas corporativas:

 

  • Transitar além da velocidade permitida – multa mais comum no caso de frotas corporativas que gera infrações até gravíssimas, de acordo com o CTB no Art. 218;
  • Excesso de carga ou de passageiros – infração é considerada grave, de acordo com o inciso IV, do Art. 231 do CTB;
  • Problemas com a regularização do veículo – como determina o Art.257 do CTB.

 

Que procedimentos adotar no caso do recebimento de multas?

Indique o condutor

Além da multa, o motorista infrator sofre também a perda de pontos na carteira. Caso você não indique o condutor responsável pela infração ele vai receber o desconto nos pontos. E, também,  sua empresa vai receber uma nova penalidade, chamada de multa NIC.

Para evitar isso, basta preencher o formulário obrigatório e enviar ao órgão que fez a notificação.

Cuide do controle de veículos e condutores

É preciso que o gestor de frotas tenha à sua disposição dados atualizados. Para, então, realizar o controle de veículos e, também, dos motoristas corretamente.

O prazo para a indicação do condutor deve ser respeitado. E, claro, seguido à risca para evitar a multa NIC (Não Indicação de Condutor).

É por isso então que a utilização de um sistema de gestão de frotas eficiente se faz tão necessária.

 

Trabalhe com conscientização e capacitação de motoristas

Para evitar multas e agir somente quando recebe notificações o gestor de frotas adota medidas preventivas a fim de evitá-las.

O ideal é cuidar dos seus colaboradores desde o ato da contratação. Estabelecendo condições de trabalho, habilidades necessárias e treinamentos recorrentes para os motoristas da frota.

 

É possível recorrer às multa?

É possível que os órgãos de fiscalização de trânsito cometam erros.

Neste caso, não é impossível recorrer às multas aplicadas. Caso este seja o seu caso, adote medidas simples para facilitar a sua vida quando for recorrer:

 

  • Mantenha o seu endereço sempre atualizado – Assim você recebe todas as notificações e não corre o risco de receber multas sem nem ficar sabendo.
  • Estude as leis de trânsito – a melhor maneira de recorrer é utilizando as leis em seu favor, por isso, fique atualizado e utilize os artigos do CBT quando for recorrer;
  • Avalie erros no auto de infração – A notificação está de acordo com as informações do auto de infração? Ou a autoridade demorou mais de 30 dias, contados do auto da infração, para enviar uma notificação? Solicite o arquivamento!

 

Conte com a Sofit para tornar sua gestão de multa eficiente e e recorrer dos autos!

Com o software da Sofit para gestão de frotas sua empresa tem informações sobre motoristas, veículos e pode cruzar dados no caso de multas.

O que, enfim, facilita a indicação do condutor. Agende uma demonstração agora mesmo e dê um passo à frente na sua gestão de multas!

 

Este artigo foi útil para você? Então baixe agora mesmo o nosso checklist diário de veículos e verifique os componentes essenciais para o bom funcionamento da sua frota!

 

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.