Frota de veículos no pátio

Quem gerencia um negócio próprio precisa ter pleno controle sobre todas as áreas de sua empresa. Entre elas, a frota de veículos exige alguns cuidados e conhecimentos por parte do gestor para operar com total produtividade, eficiência e segurança. Preparamos neste posts algumas dicas simples, mas essenciais para você aplicar no controle da frota de veículos da sua empresa.

Administre os custos da sua frota de veículos

A grande razão pela qual investir em uma frota de veículos corporativa é aumentar o alcance e a qualidade dos serviços prestados, gerando maior receita para a empresa. Portanto, se os custos associados à frota não forem bem administrados, fica muito mais difícil atingir esses resultados. Para uma boa administração dos custos é preciso identificar quais são essas despesas e se programar para seus pagamentos. Manutenção, combustível, seguro, pedágio, multas, taxas e impostos devem ser lembrados para que a gestão financeira da frota seja eficaz. Essa medida é fundamental para garantir que a sua frota de veículos traga bons retornos aos seus negócios.

Siga corretamente o planejamento de manutenção

Atentar-se à manutenção dos veículos também é atribuição do gestor de frotas. A manutenção preventiva, além de ser muito mais barata, proporciona maior segurança para você e seus colaboradores. Por isso, é fundamental seguir o planejamento de manutenção de cada veículo. Apesar de a manutenção preventiva ser a ideal quando falamos em controle da frota, é quase inevitável que as intervenções corretivas também sejam necessárias em algum momento. É preciso estar preparado para que essa necessidade, mais difícil de prever, não prejudique nem a saúde financeira e nem a produtividade da sua empresa.

Otimize as rotas e monitore os prazos

A pontualidade deve ser um dos principais objetivos perseguidos por todo gestor de frotas. Uma das medidas essenciais para o cumprimento das demandas no prazo é a otimização das rotas utilizadas. Você pode verificar quais viagens podem ser feitas utilizando um mesmo veículo e se planejar para atender aos clientes de uma mesma região no mesmo dia. Esses cuidados não apenas ajudarão a aumentar a produtividade e a satisfação de seus clientes como também poderão representar uma significativa redução de custos para o caixa da sua empresa. A otimização de rotas permite que você utilize seus veículos de maneira mais eficiente, garantindo sua disponibilidade para casos especiais. Assim, você fica resguardado caso precise atender algum cliente que não estava planejado.

Invista na capacitação dos seus funcionários

Outra necessidade relacionada ao controle da frota é a capacitação dos funcionários que trabalharão diretamente com os veículos. É fundamental orientá-los quanto ao comprometimento que devem ter em relação às suas atividades enquanto colaboradores da empresa. As atitudes dos motoristas no dia a dia são tão importantes quanto o planejamento traçado pelo gestor para que os objetivos sejam atingidos. Por isso, forneça capacitação adequada com relação à segurança no trânsito — fazendo uso, principalmente, dos conceitos de direção defensiva —, hábitos de manutenção, prevenção a furtos e roubos, etc. As dicas que demos são simples, porém essenciais para um bom controle da frota de veículos. Se você aplicá-las em seu planejamento, certamente tirará um proveito ainda maior da sua frota corporativa. Caso tenha restado alguma dúvida ou se você conhece alguma outra dica importante, deixe aqui o seu comentário!