custo de veículo da frota

Custo de veículo de frota: entenda quanto você paga por cada carro da sua empresa

Entender as variáveis que envolvem o custo de veículo de frota é crucial para qualquer gestor de frotas. É a partir desta compreensão que a tão desejada redução de custos pode se tornar real.

Quando compreende-se os custos fixos e variáveis dos carros de uma frota corporativa, o trabalho de gestão costuma funcionar de forma mais assertiva, já que gastos desnecessários são eliminados e o gestor passa a ter mais controle sobre os custos incidentes sobre cada veículo.

E você, sabe quanto você paga mensalmente por cada carro da sua empresa? Conhece os custos que poderiam ser evitados? No artigo que preparamos, você descobre tudo sobre o custo de veículo de frota e começa a aplicar as nossas dicas hoje. Confira!

 

Qual a importância de entender o custo mensal com os veículos da frota?

Para entender a importância do custo do veículo de frota, basta pensar que é a partir deste dado que você toma decisões que vão desde a precificação do seu serviço – no caso de transportadoras – até como reduzir custos.

Tomar decisões baseadas em dados é o caminho para conquistar mais lucratividade, aumentar a produtividade e evitar gastos desnecessários com a sua frota corporativa.

Estabelecer e controlar o orçamento da frota depende do entendimento que o gestor tem sobre os custos gerados por cada veículo. Somente dessa forma é possível estabelecer preços e taxas de serviço, por exemplo.

Conhecer os custo que os seus veículos geram a cada quilômetro percorrido, calcular o desempenho econômico e ter um registro histórico para poder realizar previsões futuras são apenas algumas ações básicas que você deve acompanhar.

Logo, somente compreendendo o custo de veículo de frota é possível encontrar um nível de relacionamento saudável entre o serviço oferecido e os custos.

 

Que tipos de gastos compõem o custo de veículo de frota?

Os custos mensais dos veículos da frota podem ser classificados em, basicamente, dois tipos: diretos e indiretos, como você pode observar abaixo:

Custos Diretos

Neste grupo estão os custos relacionados diretamente com a posse do veículo. O custo direto de veículo de frota é dividido em duas subcategorias:

 

Custos Fixos

São os custos gerados por um veículo, esteja ele sendo usado ou não. Os custos fixos são computados por unidades de tempo, normalmente por um ano natural. Fazem parte deste grupo despesas com documentação, motoristas e com a depreciação dos veículos.

Ainda podemos dividir os custos fixos em mais duas subcategorias: custos de capital e operacionais.

 

  • Custos de capital –  Os custos de capital são os custos de aquisição e o financiamento escolhido. Eles estão divididos em depreciação e financiamento.

 

  • Custos Operacionais – Fazem parte do grupo de custos operacionais as despesas com motoristas, calculado através do custo bruto anual; seguros, além de impostos e taxas incidentes sobre a posse do veículo, como por exemplo, o IPVA.

 

Abaixo, confira alguns exemplos de custos fixos em detalhes:

  • Licenciamento: custa certa de R$ 100 reais por ano, dependendo de cada estado;
  • DPVAT: trata-se de um seguro obrigatório e gira em torno de R$ 42 mensais por veículo;
  • Seguro: Este custo representa, geralmente, até 5% do valor do veículo;
  • Impostos: Nesta categoria está o IPVA, que pode variar entre 1% a 6%, dependendo  do estado.
  • Sistema: é o custo com o sistema escolhido para o gerenciamento de frotas.

Custos Variáveis

Custos variáveis ​​são aqueles relacionados à utilização do veículo. Existem dois tipos de custos variáveis: aqueles relacionados ao uso de veículos e aqueles que podem ou não estar relacionados ao uso e dependem do desempenho do serviço e de como a frota é gerenciada.

Ainda dentro desta categoria de custo de veículo de frota, podemos separar os custos variáveis entre inevitáveis e evitáveis:

  • Custos inevitáveis – Combustível, manutenção, pneus, avarias e acidentes estão entre os custos que o gestor de frota não pode evitar e devem estar previstos no orçamento para evitar surpresas.

 

  • Custos evitáveis –  Os custos evitáveis ​​de uma frota de veículos são aqueles que podem estar relacionados ou não ao uso do veículo e dependem do desempenho do serviço e de como a frota é gerenciada. Entre eles estão, multas de trânsito, pedágio, bônus pagos aos motoristas e os custos com viagem fora da rota.

Como calcular os gastos mensais com cada veículo?

Para executar a equação que envolve o custo de veículo de frota, você deve calcular os custos fixos e realizar uma média dos custos variáveis mensais de cada veículo da sua frota corporativa.

Lembre-se sempre de incluir também despesas extraordinárias e qualquer outro gasto que vier a ter com o carro.

É dessa forma, por exemplo, que você pode tomar decisões estratégicas, como a de contar com uma frota terceirizada, caso o custo mensal com veículos próprios for maior que a dos carros alugados.

 

Qual o papel do gestor de frotas na redução do custo por veículo?

A redução de custos e despesas é uma preocupação constante de todo gestor de frotas. Para isso é necessário se ater a 2 pontos: controle e gestão.

Através do controle dos custos, ou seja, da visualização dos mesmos em gráficos e dashbords, por exemplo é possível gerar relatórios que irão embasar a tomada de decisão.

Já uma boa gestão incide diretamente sobre os custos variáveis evitáveis, aqueles que, como já dissemos dependem do trabalho do gestor de frotas.

 

Conte com a Sofit para reduzir o custo de veículo de frota!

Através do controle de despesas e rateios que podem ser gerenciados online através da plataforma online SofitView, você pode controlar facilmente todos os custos fixos e variáveis por veículo, motorista e rota, além de acompanhar os custos previstos X os realizados. Tudo isso de forma simples e prática.

Gostou do nosso artigo sobre o custo de veículo de frota e sente que precisa de um controle maior das despesas da sua frota corporativa? Entre em contato com um dos nossos consultores e agende uma demonstração hoje mesmo!

 

Este artigo foi útil para você? Aproveite para conhecer o Sofit View – Sistema de gestão de frotas.
Junte-se aos Gestores de frota mais rentáveis do Brasil.

O SofitView é um sistema de gestão de frotas que vai te ajudar a reduzir custos e otimizar tempo.
Controle com maior facilidade abastecimentos, manutenção corretiva e preventiva, ordens de serviço, multas e documentações, viagens e motoristas, estoque, análises e relatórios.