Checklist diário de veículos

Você aplica um checklist diário de veículos para eliminar erros e garantir o fluxo correto da sua operação?

Essa prática, além de facilitar a verificação de componentes dos ativos da sua frota, auxilia, também, na conferência de componentes que fazem parte do dia a dia de qualquer gestor de frotas. 

Embora o checklist diário de veículos seja uma prática tradicional, ela evoluiu. Hoje, gestores já contam com o apoio de softwares de gestão integrada e apps. Proporcionando uma visão muito maior sobre o que está acontecendo com seus veículos.

Neste artigo, você vai entender porque é importante utilizar este checklist em seu dia a dia e entender como aplicá-lo hoje mesmo na sua empresa. Acompanhe!

Por que utilizar um checklist para veículos é importante para a sua frota?

Um checklist faz parte de uma estratégia ampla de controle de frotas. Através deste recurso é possível acompanhar o andamento dos componentes prioritários dos veículos  de uma frota. 

As principais vantagens de checar os seus veículos diariamente incluem:

Um checklist diário de veículos é importante também por permitir a manutenção de uma rotina mais organizada. Assim, o gestor passa a possuir todas as informações relevantes sobre seus veículos em suas mãos.

Além disso, também pode  utilizá-lo como um lembrete para itens que podem passar despercebidos antes de liberar um veículo.

Como utilizar um modelo de checklist diário de veículos?

É importante que você identifique primeiro como este checklist será aplicado nos processos da sua empresa. Seja para a vistoria de entrada e saída do veículo, acompanhamento de itens, revisão, manutenção ou inspeção de conservação. Existem diferentes tipos de checklist que você pode passar a aplicar em sua frota.

A maioria deles são compostos por informações e itens obrigatórios para que você preencha antes de liberar um veículo, por exemplo. 

Entre essas informações, podemos encontrar dados como:

  •  Identificação do carro;
  • Unidade da empresa;
  • Características do veículo, etc.

Para começar a utilizar um checklist diário de veículos, é importante que você  faça sua impressão caso o mesmo seja impresso. Após isso, repasse para seus funcionários ou, se preferir, preencha-os manualmente você mesmo.

No fim de suas operações, reúna seus checklists. Então, junte as informações recolhidas e veja quais medidas precisará tomar para corrigir os problemas identificados.

É válido ressaltar que é importante que os dados sejam preenchidos dentro dos padrões já conhecidos na empresa. Assim é possível aplicar planos de ação realmente efetivos.

Como automatizar esse checklist?

Aquela imagem do gestor com uma prancheta e atualizando todos os componentes dos veículos numa planilha já ficou no passado. 

Além de evitar o erro humano e auxiliar na organização e conferência dos dados, a tecnologia facilitou o processo de checklist diário de veículos.

De qualquer lugar e com a utilização de um APP de controle de frotas, por exemplo, é possível criar um checklist colaborativo e conferir item por item.

Outras possibilidades como anexar imagens e personalizar o seu checklist de acordo com as particularidades da sua empresa também são possíveis graças à tecnologia.

Baixar check list de veículos pdf

Quais as melhorias para sua frota este checklist pode ajudá-lo a alcançar

Por permitir um retorno prático sobre suas operações, um checklist diário de veículos é essencial para corrigir problemas que passam despercebidos na gestão. 

Controlar os passos que vão compor a saúde de seus componentes é a melhor forma de ter uma frota mais organizada e eficiente. E ter essas informações quando realmente precisa é super importante para isso até mesmo quando algo passar em branco.

Outra função de um checklist envolve a área fiscal. 

Muitos gestores acabam sendo pegos de surpresa com veículos que rodam com documentação atrasada ou sem componentes obrigatórios e o uso de um checklist diário de veículos evita que isso aconteça.

Pronto para ativar o recurso de checklist diário na sua frota?

Tendo em mãos tudo que você precisa para garantir o sucesso de sua operação é a melhor forma de se livrar de atividades desnecessárias. Que, também, podem contribuir, principalmente, para o atraso da liberação de um veículo, por exemplo.

O sucesso de uma gestão de frotas é resultado da exatidão e no foco no que realmente importa e aplicar um checklist diário de veículos pode ser a escolha mais eficiente – e acessível – para isso.

Baixe agora o Checklist Gratuito que fizemos para ajudar você nesta missão diária.

Aproveite também e agende uma demonstração do Sofit para Gestão de Frota Aqui! Estamos te esperando.