Cuidados com peças de carros

Conheça os cuidados para se comprar peças de carros e caminhões

Todo proprietário de automóvel deseja manter seu veículo funcionando perfeitamente, pois sabe que isso gera economia e tranquilidade na hora do uso. Entretanto, buscando uma redução de custos, muitas vezes optamos por comprar peças de carro e caminhões por conta própria.

Ao compararmos peças originais e paralelas ou novas e usadas, verificamos que nem sempre a economia compensa. Portanto, é preciso ter alguns cuidados importantes na hora da manutenção. No post de hoje, mostramos o que você deve considerar para comprar peças de carros e caminhões de forma simples e segura. Continue a leitura!
A importância da confiança no serviço

Tanto para o uso pessoal quanto profissional, todo veículo necessita de manutenção — e, seja para um simples ajuste ou até para um conserto, sempre buscamos o melhor serviço pelo menor custo. Conhecer um profissional de confiança é fundamental para isso, pois um bom mecânico garante o funcionamento do seu veículo e sua segurança ao dirigir.

Quando for necessário fazer a substituição de peças, a confiança no profissional nos deixará ainda mais confortáveis para deixar a compra com ele. Uma alternativa é que você mesmo assuma essa tarefa, buscando conter ainda mais os gastos. Existem diferentes tipos de peças de carros e caminhões, o que também gera diferenças de qualidade e custo. Para equilibrar economia e segurança, é preciso entender as diferenças entre elas. É o que iremos abordar a seguir!

Peças originais: garantia do fabricante

Pequenas falhas em peças essenciais podem causar prejuízos enormes, e não apenas financeiros. As peças originais são aquelas produzidas pelo fabricante do veículo ou por empresas contratadas por ele, seguindo um rígido controle de qualidade e se adequando às exigências mecânicas de seus automóveis.

Por isso, costumam ser mais caras, mas oferecem garantia de maior vida útil e de qualidade de ajuste e funcionamento. Multiplicando isso pelo número de veículos de uma pequena empresa, os números se tornam ainda mais significativos.

Peças de segunda linha: atenção e cuidado

Para todo produto original, existe uma alternativa por um preço mais baixo. Geralmente conhecidas como paralelas, essas peças vêm de fabricantes não envolvidos na produção do veículo, e o preço mais baixo costuma ser devido à qualidade mais baixa do material utilizado na fabricação e à falta de garantia por parte do revendedor.

Em alguns casos, pode até valer a pena — mas é necessário muito cuidado na escolha de peças de segunda linha. No caso das recondicionadas, ou seja, aquelas que já foram danificadas e corrigidas para revenda, a origem do material pode ser difícil de identificar. Além de não ter a qualidade garantida, elas podem não se adequar à Lei do Desmanche, que mostra quais são os procedimentos necessários para utilizar peças de segunda linha.

Ao lidar com sistemas de segurança de um carro ou caminhão — amortecedores e freios, por exemplo —, não coloque em risco a eficiência do conjunto utilizando peças de qualidade inferior. Ao terceirizar um veículo para um funcionário, é importante garantir que você tenha controle sobre as condições mecânicas e não contar apenas com os cuidados do próprio motorista.

Qualidade e economia em peças de carro

A melhor maneira de saber o momento certo da troca de peças é acompanhar as condições mecânicas dos veículos constantemente. É importante que você faça a gestão dos pneus e de outros itens de fácil controle. Procure se manter informado com o mecânico sobre as condições do sistema como um todo e possíveis manutenções preventivas. A troca já prevista de peças possibilita programar os gastos de forma a manter a qualidade no uso de peças originais de acordo com o que você poderá pagar.

Você pode gerenciar o andamento e o custo das revisões e manutenções preventivas de uma frota de caminhões e, assim, a visão geral que você terá das análises feitas pelo mecânico garantirá uma diminuição significativa nos gastos com imprevistos. Ainda assim, é possível economizar em casos de manutenção corretiva: cuidados periódicos ajudam a manter a eficiência das peças de carro e caminhões, com o controle de saber quando e quanto você vai gastar.

Gostou de saber como comprar peças de carros e caminhões? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre como reduzir custos com o consumo de combustível!