Reduzir custos nem sempre é uma tarefa fácil, mas é fundamental para que a empresa consiga se manter competitiva e aumentar a sua lucratividade. Nesse sentido, promover essa redução com consumo de combustível é uma excelente alternativa para as empresas de logística, visto que esse se configura como um dos maiores gastos de empresas desse ramo.

Confira, a seguir, algumas dicas que vão auxiliar a reduzir custos com o consumo de combustível!

Avalie os modelos de veículos antes de fazer a aquisição

A economia no consumo de combustível começa antes mesmo de a operação se iniciar. É importante avaliar os modelos dos veículos e seu consumo de combustível. Com essa ação, já é possível começar a economizar antes mesmo de os veículos entrarem em circulação.

Treine a equipe de motoristas

O consumo de combustível também está diretamente ligado à maneira como os motoristas conduzem o veículo. Sendo assim, de tempos em tempos pode ser necessário aplicar treinamentos e promover palestras para reforçar a importância de uma direção adequada, de manter a calibragem correta dos pneus, de respeitar o limite de peso das cargas, entre outras coisas.

Avalie o desempenho dos motoristas individualmente

Uma das vantagens de se utilizar um software para gestão de frotas é que ele permite a geração de relatórios de desempenho por veículo e por motoristas. Dessa forma, é possível avaliar o consumo médio de cada colaborador, identificar quem são os melhores no ranking de economia e premiá-los. Só é preciso tomar o cuidado de utilizar um critério de análise que seja justo, visto que o peso e as rotas variam bastante e isso pode influenciar no consumo.

O mesmo pode ser feito para os veículos. Assim, é possível identificar quais deles estão apresentando um consumo acima do esperado e identificar uma possível necessidade de manutenção.

Defina o processo de compra de combustível mais adequado

Caso haja um volume muito grande de entregas e as viagens não sejam de longos percursos, vale a pena avaliar a possibilidade de ter uma bomba interna. Se esse não for o caso, vale a pena realizar negociações com postos que estejam localizados próximos da empresa.

Para os casos de empresas que realizam viagens longas, também é uma boa ideia cogitar a possibilidade de utilizar cartões de abastecimento, sempre se lembrando de avaliar se existem postos conveniados nas regiões de atendimento. Muita gente não sabe, mas, mesmo com a utilização desses cartões, é possível negociar os valores, o que pode contribuir ainda mais para a redução dos custos com consumo de combustível.

Utilize de um sistema de gestão

Citamos acima que uma das vantagens de um software de gestão é a possibilidade de gerar relatórios, que permitem ao gestor fazer uma avaliação de suas operações, identificar focos de melhoria e tomar decisões mais assertivas.

Porém, os benefícios vão muito além: o sistema automatiza processos manuais, reduzindo a incidência de erros e a necessidade de trabalhos manuais, aumenta a confiabilidade e a segurança das informações, contribuir para o aumento da produtividade e ainda auxilia na redução de custos.

Como vimos, existem diversas formas de reduzir custos com consumo de combustível, que vão desde o momento da compra do veículo até a análise do desempenho operacional. Só é preciso tomar o cuidado de avaliar os impactos que essa redução trarão para o serviço, a fim de evitar queda na qualidade do serviço prestado.

O que achou desse artigo? Quer saber quais são outras vantagens de implementar um software de gestão de frotas no seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!