Controle de manutenção de veículos: saiba como fazer! [Modelo grátis]

O controle de manutenção dos veículos é uma atribuição do gestor da frota. A sua aplicação é imprescindível, já que ajuda a reduzir custos operacionais e aumenta a vida útil dos seus automóveis.

Entretanto, o controle de manutenção envolve o acesso, monitoramento, gestão e análise de uma série de informações, desde os requerimentos de ordens de serviço até as informações sobre peças e entrega dos veículos.

Sem esse controle, tudo pode se tornar um verdadeiro caos. Portanto, reunimos informações essenciais sobre o controle de manutenção.

Confira a seguir o que é, porque é tão importante e as melhores práticas para a sua frota!

O que é controle de manutenção da frota?

O controle de manutenção de frota é um processo que permite monitorar a manutenção de seus veículos e ativos relacionados, com base em históricos registrados, uso e outras atividades. 

Então, com base nesses dados, você pode tomar as ações necessárias para garantir que sua frota permaneça em condições ideais. 

O principal objetivo do controle de manutenção de frota é garantir que todos os veículos estejam operando na melhor capacidade e com segurança, para que sua empresa opere com eficiência e produtividade.

Por este motivo, o gerenciamento moderno de manutenção de frotas requer o uso de um software para fornecer, aos gerentes de frota e à equipe, acesso a dados valiosos em tempo real.

Quais são os tipos de manutenção?

O controle de manutenção da frota confere ao gestor uma visão sobre todos os tipos de manutenção, não apenas o da preventiva.

A seguir, confira os tipos de manutenção que o gestor de frota deve acompanhar e otimizar:

  1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É a manutenção programada, que consiste em inspeções e reparos de veículos para evitar possíveis problemas e maximizar a disponibilidade do veículo. 

A manutenção preventiva é usada no gerenciamento de frotas para evitar ou reduzir proativamente as quebras de veículos. 

Ela é geralmente baseada nas informações do fabricante, no tempo, quilometragem, além do tempo de uso do motor e de combustível.

  1. MANUTENÇÃO CORRETIVA

A manutenção corretiva abrange o reparo de uma falha, a fim de restaurar um veículo e colocá-lo novamente em circulação.

É certo que não é possível prever quando um veículo vai precisar de manutenção corretiva.

Entretanto, através do controle de manutenção, o gestor consegue identificar as falhas antes que elas ocorram, evitando assim que os veículos fiquem parados na garagem por falta de manutenção.

  1. MANUTENÇÃO PREDITIVA

Por fim, a manutenção preditiva, que utiliza dispositivos de IoT e Machine Learning para identificar padrões diferentes no motor dos veículos. 

Essa é uma abordagem mais apurada e tecnológica que garante um controle maior sobre o estado da sua frota.

Qual a importância de fazer o controle de manutenção veicular?

Contar com uma abordagem para o controle de manutenção da frota é de suma importância para frotas modernas.

Ao acompanhar os processos de manutenção, você garante que os seus veículos estejam bem conservados e possam permanecer na estrada por mais tempo.

Da mesma forma, seguindo um plano de manutenção proativo da frota, os problemas são corrigidos antes que se tornem causas para reparos caros — o que é uma boa notícia para as finanças da sua empresa. 

Além disso, se a venda e substituição de veículos da frota estiver nos planos da empresa, manter os veículos em boas condições também pode ajudar a vendê-los a um bom preço de revenda.

Portanto, ao aplicar o controle de manutenção na sua frota, você pode experimentar diversos benefícios, entre eles:

  • Gerir as ordens de serviço, a fim de evitar erros e ter acesso aos dados no futuro;
  • Programar a manutenção preventiva para reduzir os problemas mecânicos que levam a paradas não planejadas;
  • Rastrear os movimentos e localização de veículos durante a manutenção;
  • Identificar casos de condução irregulares e possíveis problemas no motor;
  • Melhorar os tempos de resposta durante avarias ou acidentes de veículos.

Como fazer um controle de manutenção?

O controle de manutenção e a tecnologia são coisas que devem caminhar juntas na sua gestão de frotas.

Quando o gestor tem informações em tempo real e sabe exatamente quais veículos precisam de manutenção e quando, o controle passa a fazer mais sentido.

Portanto, considere as práticas recomendadas abaixo ao configurar seu sistema de controle de manutenção de frota.

Crie um checklist de manutenção

Ativar um checklist de manutenção é o primeiro passo para garantir mais controle sobre os processos. 

Para isso, é aconselhável consultar o manual do fabricante e definir um “passo a passo”. 

Assim, os técnicos responsáveis saberão exatamente que tipo de trabalho de manutenção precisam realizar.

No checklist, você ainda pode destacar as principais peças e sistemas do veículo a serem inspecionados, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Configure alertas e visibilidade em tempo real

Atualizações detalhadas em tempo real com base nas horas e quilometragem do motor ajudam você a estabelecer uma programação regular de manutenção. 

Por isso, garanta que suas ferramentas de gerenciamento de manutenção de frota possam alertá-lo quando seus veículos estiverem em manutenção e sinalizar automaticamente os que estão vencidos.

Aproveite a escalabilidade 

Hoje, softwares de gerenciamento de manutenção de frota podem ser facilmente dimensionados, conforme o objetivo da sua empresa.

Dessa forma, você pode contar apenas com os recursos necessários para tocar o controle de manutenção da sua frota e evitar gastos desnecessários com módulos que não irá utilizar.

Obtenha uma visão geral da operação

Estabeleça um sistema de gerenciamento de manutenção de frota que ofereça uma solução completa e se integre à sua estratégia de manutenção e necessidades operacionais. 

Por exemplo, escolha um software com um painel fácil de usar que possa fornecer visualizações rápidas de alertas de manutenção e progresso da rota em tempo real.

Crie modelos de inspeção e relatórios

Outro aspecto vital para o controle de manutenção da frota é realizar inspeções regulares dos veículos. 

Como são os condutores que operam os veículos diariamente, eles precisam estar aptos a realizar essa rotina de inspeção.

No entanto, para isso, os motoristas precisam ser bem treinados; caso contrário, a inspeção pode ser improvisada ou apressada.

O ideal é fornecer uma forma de realizar um checklist de forma automatizada. Assim, você evita erros e facilita o processo.

Como o Sofit ajuda na manutenção da sua frota

Investir em tecnologia pode gerar vantagens competitivas quando o assunto é controle de manutenção da frota de veículos. 

E com a solução de controle de manutenção do Sofit, você garante a visão geral de toda a operação e confere dados em tempo real através do nosso sistema de telemetria integrado.

Logo, se você ainda faz o controle de manutenção em planilhas ou se precisa de uma solução mais eficaz para gerenciar todos os tipos de manutenção, considere o Sofit.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.