Reduza Seus Custos de Manutenção de Frota: Estratégias Eficientes para Economizar

Manter a segurança e a produtividade da sua operação é essencial, porém, os custos de manutenção podem variar consideravelmente. A boa notícia é que é possível reduzir esses gastos por meio de políticas inteligentes.

Diante da constante busca por controle de custos, saiba como os gestores de frota podem otimizar ainda mais o orçamento de manutenção. Confira nossas estratégias eficazes para economizar!

Índice:

  1. Qual é a importância da manutenção de frota?
  2. Quais são os tipos de manutenção de frota?
  3. Como fazer manutenção de frota com foco na redução de custos

Qual é a importância da manutenção de frota?

A manutenção da frota vai muito além de consertar problemas pontuais nos veículos. Envolve um conjunto de ações planejadas e reparos agendados para assegurar o desempenho ideal nas estradas.

É um procedimento que envolve conferências e reparos programados, pois é preciso realizar esforços para mantê-los funcionando perfeitamente na estrada.

Quando bem realizado, o gerenciamento de manutenção impacta diretamente no desempenho da operação, aumenta a produtividade e reduz custos de transporte.

Descubra os múltiplos benefícios da manutenção de frota:

  • Atrasa o tempo de depreciação do veículo;
  • Diminui a incidência de reparos não programados;
  • Reduz a ocorrência de acidentes pela falta de manutenções periódicas;
  • Reduz as chances de ter uma frota ociosa e proporciona veículos mais disponíveis para circulação.

Quais são os tipos de manutenção de frota?

Existem basicamente 3 tipos de manutenção para a gestão de frotas: preventiva, corretiva e preditiva. 

Manutenção Preventiva: 

O processo de manutenção preventiva é o mais comum no dia a dia das empresas é fundamental para a saúde de uma frota.

Ela compreende as manutenções programadas, de modo a evitar o máximo possível que os veículos saiam de circulação.

Geralmente, o intervalo e frequência das manutenções é estipulado segundo os dados das montadoras, mas é possível recorrer à tecnologia e dados contextualizados sobre a sua frota, como veremos adiante.

Manutenção Corretiva: 

Embora inevitável em algumas situações, a manutenção corretiva é a que consome mais custos. 

Ela envolve reparos não planejados que retiram um veículo de operação até que o problema seja resolvido. 

Embora não possa ser eliminada, sua frequência e impacto podem ser reduzidos através de investimentos em outras formas de manutenção.

Manutenção Preditiva: 

Uma abordagem proativa impulsionada por dados. 

A manutenção preditiva utiliza tecnologias veiculares para coletar informações e prever quando a manutenção é necessária. 

Com o uso de recursos como aprendizado de máquina e análise de dados, essa abordagem cria um banco de dados interno, aprimorando a precisão e a previsibilidade da gestão de manutenção.

Como fazer manutenção de frota com foco na redução de custos

Agora que você compreende os tipos cruciais de manutenção, é hora de descobrir como aplicá-los de maneira eficaz em sua empresa.

Análise de Dados de Manutenção: 

Muitas vezes, a gestão de frotas fica sobrecarregada com múltiplas tarefas. Porém, negligenciar a análise de dados pode ser prejudicial. 

Algumas empresas mantêm registros fragmentados em planilhas, dificultando o rastreamento e a tomada de decisões informadas. 

Isso pode ser resolvido com um software de gestão de manutenção abrangente.

Use a tecnologia a seu favor

No mundo moderno, a tecnologia oferece uma ferramenta inestimável para otimizar os custos de manutenção de frota. Um software dedicado de manutenção da frota se revela um aliado poderoso, capaz de impulsionar a eficiência operacional a patamares inimagináveis.

Através desta solução, você obtém uma visão completa e integrada de suas operações. Desde a emissão de ordens de serviço até a criação de programas de manutenção, todas as etapas são orquestradas com precisão.

Crie e siga programas de manutenção de frota

Muitas vezes, custos excessivos podem derivar de situações aparentemente simples, como negligenciar cronogramas e procedimentos definidos nos programas de manutenção da frota.

No mesmo sentido, a manutenção programada traz consigo custos mais previsíveis e controláveis. Ao planejar com antecedência, você adquire uma compreensão clara dos intervalos de serviço, peças necessárias, recursos mecânicos, ferramentas e espaço requeridos.

Mantenha uma boa gestão de inventário

A falta das peças necessárias para manutenção ou reparos pode resultar em custos ainda maiores.

Um sistema abrangente de gerenciamento de estoque de peças é um elemento-chave para economia de custos.

Dessa forma, você evita prolongados períodos de paralisação devido à falta de peças, e ainda tem a possibilidade de adquirir os itens a preços mais vantajosos. 

A ausência de urgência permite uma abordagem mais estratégica, contribuindo para uma redução significativa nos gastos.

Realize o cruzamento de dados da sua frota

Através dos relatórios, indicadores e dashboard, é possível comparar os seus custos de manutenção (preventivo, corretivo e sinistros) e cruzar diversos outros, como:

  • Períodos anteriores ao uso da tecnologia;
  • Filiais;
  • Condutores;
  • Rotas;
  • Modelos de veículos;
  • Fabricantes de pneu, etc.

Assim, com tantas formas de cruzamento de dados, você pode tomar outras ações de redução de custo, como reduzir o consumo de combustível a partir da escolha de um modelo adequado para a rota, por exemplo.

Viu como um sistema de gestão de frotas pode ser útil em sua estratégia de manutenção? Se ficou interessado, entre em contato com a Sofit!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.