Como reduzir custos de abastecimento com um software de gestão de frota

Junto com a manutenção e os cuidados com os pneus, o abastecimento dos veículos está entre os 3 principais custos da gestão de frota. Por isso, um dos grandes objetivos das empresas é reduzir o consumo de combustível sem prejudicar o desempenho dos veículos e a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Muitas companhias investem em padronização e mapeamento de processos e implementação de ações de melhorias para tentar alcançar esse objetivo. O que muitas delas não sabem é que uma excelente alternativa para minimizar despesas com combustível é utilizar um software de gestão de frota.

Se você é proprietário de frota ou gestor de empresas desse ramo, continue lendo o nosso artigo para saber mais como um software de gestão ajuda a reduzir custos de abastecimento!

Controle de operações

O software de gestão de frota permite identificar quais processos precisam melhorar, pois o programa apresenta, por exemplo, qual é o desempenho de cada veículo e motorista, ou seja, a performance individual do carro e do condutor.

O gestor, por meio do sistema de gestão, pode então planejar ações voltadas para melhorar o desempenho do automóvel e aperfeiçoar a conduta do motorista, para que ele não cometa nenhum tipo de imprudência que comprometa a qualidade dos serviços e aumente o consumo de combustível.

Controle de custos

Quando um gestor não tem um controle efetivo sobre as operações, fica praticamente impossível saber qual é o valor total de todos os custos relacionados às atividades da frota e descobrir como reduzi-los.

Com um software de gestão, fica bem mais fácil e assertivo identificar e controlar cada parcela das despesas de combustíveis. Quando um gestor sabe exatamente o quanto que ele gasta, é possível reduzir consideravelmente as despesas de cada veículo. Para saber quanto você pode economizar é preciso ter em mãos os seguintes dados:

  • O número de veículos da frota;
  • O consumo de gasolina, álcool ou diesel por quilometragem, isto é, quantos quilômetros são percorridos por litro de combustível;
  • O preço do litro do combustível;
  • O percentual de redução de consumo.

Com as informações bem definidas, o software te apresenta, instantaneamente, o quanto você vai economizar em um determinado período, seja ele mensal, bimestral, semestral e ou anual. Logo, você saberá qual foi o retorno sobre cada investimento, ou seja, o ROI de cada operação.

Geração de relatórios e gráficos

É importante ficar atento para que a economia não comprometa a qualidade dos seus serviços. Para isso, você pode contar também com os relatórios e gráficos de desempenho de um software de gestão de frota, que partem de informações qualitativas e quantitativas.

Os dados qualitativos referem-se ao desempenho do motorista durante o serviço. Em outras palavras, são avaliadas sua forma de dirigir e como ele faz as entregas para os fornecedores e ou clientes finais. Os dados quantitativos, por sua vez, referem-se ao rendimento e consumo real do carro e ao estado de conservação dos veículos — pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, por exemplo.

Os gráficos e relatórios alertam o gestor para localizar desvios, ou seja, problemas que levam ao aumento de gastos com o abastecimento dos carros. Logo, é possível implementar melhorias para reduzir custos sem prejudicar o desempenho dos serviços da sua empresa.

Como vimos, com um programa integrado para gerenciar frota é possível identificar pontos que precisam ser melhorados e reduzir custos de abastecimento, além de flexibilizar e agilizar suas atividades e, assim, aumentar a qualidade dos seus serviços.

Agora você sabe como reduzir custos de abastecimento usando um software de gestão de frota. Quer receber mais conteúdos como esse? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro do que postamos!

“A parceria Sofit x Ebeg trouxe além da redução de custo, uma transparência nos dados obtidos mensalmente, onde podemos identificar oportunidades de melhorias.” – Nosso cliente, Transportes Ebeg.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.