A comunicação entre condutor e gestor de frota é, com certeza, um dos grandes desafios numa empresa de transportes. Quando ela falha, não adianta planejamento, traçar metas ou definir uma política: nada tende a surtir efeito. 

Graças à tecnologia, gestores de frota já podem contar com a automação para evitar falhas na comunicação e isso vale também para o follow-up com o condutor.

Assim, recursos disponibilizados pelas ferramentas de gestão de frota como aplicativos, painel de controle e possibilidade de acompanhamento remoto garantem uma comunicação mais assertiva com os motoristas que vivem constantemente em trânsito.

Saiba mais sobre como otimizar a comunicação entre condutor e gestor de frota a seguir. Continue lendo!

Por que é preciso otimizar a comunicação entre condutor e gestor de frotas? 

Sabemos que a gestão de frotas é uma área em que você deve lidar diariamente com diversas pessoas, entre elas, os motoristas da frota.

Dessa forma, uma boa comunicação através de canais oficiais com esse público é fundamental para garantir a viabilidade da operação do negócio e seus resultados. 

Entretanto, como nem sempre é possível reunir os condutores na empresa, além de canais como murais internos e jornais ou revistas, é necessário ter à disposição ferramentas como um Aplicativo, por exemplo.

Isso vai garantir que todas as informações referentes aos motoristas sejam facilmente acessíveis também fora do escritório.

Logo, a otimização é necessária para uma comunicação mais rápida e eficiente.

Como a tecnologia pode facilitar a comunicação entre condutor e gestor de frota?

Entre os diversos recursos de automação e controle trazidos por sistemas de gestão, também estão facilidades que podem ser aplicadas para melhorar a comunicação com os motoristas da frota, como o checklist antes de o condutor iniciar sua viagem, por exemplo.

Além disso, outros recursos como o acompanhamento das entregas são importantes instrumentos para que os condutores informem remotamente em tempo real quando determinada entrega foi realizada.

Isso significa mais fluidez ao seu processo, pois ao invés ter que esperar seu retorno à empresa, ou interromper o fluxo de trabalho com uma ligação, a comunicação será assíncrona.

Além disso, você ainda pode trabalhar de forma integrada com o seu sistema de telemetria, o que vai garantir uma comunicação ainda melhor.

Dessa forma, a comunicação entre condutor e gestor de frota só tem a ganhar já que é possível obter informações mais completas e detalhadas como:

  • Tempo de condução;
  • Distância percorrida;
  • Falhas no veículo.

Assim, o gestor obtém as informações que necessita enquanto consegue se comunicar com o motorista e agir de modo preventivo, caso seja necessário.

Quais os benefícios reais que uma boa comunicação entre condutor e gestor de frota trazem para a sua operação?

Os benefícios mais perceptíveis na sua operação quando a comunicação é tratada como prioridade envolve o ganho de produtividade e a redução dos ruídos de comunicação, que afetam o clima organizacional e prejudicam a retenção de talentos.

Mas não é só isso, confira abaixo outras vantagens de focar na comunicação com os seus condutores:

  • Redução de retrabalho, custos extras e atrasos;
  • Feedback do condutor é facilitado e impacta diretamente em melhorias para o processo;
  • Maior alinhamento entre metas e objetivos;
  • Valorização profissional e entendimento do papel estratégico do motorista.

Como a Sofit ajuda as empresas na otimização da comunicação entre condutor e gestor de frota?

Então você já se deu conta de que a comunicação entre condutor e gestor de frota deve ser vista como um ponto estratégico de melhoria dentro da sua organização, mas, o que fazer agora? 

Como dar o primeiro passo?

As empresas que contam com a tecnologia da Sofit nas suas operações acessam o aplicativo Sofitview, que integra e facilita a comunicação através de um sistema de  solicitações onde é possível personalizar todos os processos de comunicação, além do painel de controle do condutor e checklists. 

Tudo isso através de uma comunicação remota e em tempo real. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Checklist de Conferência de Itens dos Veículos

Imagine um sistema de checklist de conferência de itens de veículos automatizado e personalizável, de acordo com as necessidades de cada empresa? 

Uma das funções do App para controle de frotas Sofit é justamente essa!

Portanto, você consegue checar itens com toda a segurança gerando benefícios como:

  • Facilidade na conferência de pneus;
  • Redução dos índices de acidentes;
  • Diminuição de gastos com manutenções corretivas;
  • Menos atrasos nas entregas devido a problemas mecânicos.

Painel de Controle do Condutor

Do mesmo modo, com o checklist é possível acessar o painel do condutor do smartphone, e acessar informações que incluem:

  • Um indicador de infrações que o condutor cometeu nos últimos 12 meses;
  • Visualizar média de consumo de combustível;
  • Verificar quais veículos o condutor é responsável;
  • Atualização das informações da CNH pelo módulo de solicitações; 
  • Verificar pendências que estão aguardando alguma ação do usuário;
  • Visualizar a última manutenção e, caso controle alguma preventiva, a próxima manutenção preventiva a ser realizada.
  • Solicitações é um módulo totalmente personalizável que permite a implantação de todos os processos de comunicação entre Gestor e Motoristas. 

Além disso, você pode verificar, por exemplo, uma solicitação de aumento de saldo do cartão combustível, uma abertura de sinistro ou solicitação de reboque e até mesmo uma atualização de CNH como dito anteriormente.

Conte com a gente para otimizar a comunicação entre condutor e gestor de frota!

Então, você já sabe: chega de e-mails, telefonemas, mensagens e outros meios não integrados de comunicação. 

Com o App Sofit, o condutor tem a possibilidade de abrir e acompanhar suas solicitações, enquanto o gestor pode aprovar ou reprovar direto da tela de seu celular. 

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores!