Precificação de apólice de seguros como fazer?

Precificação de apólice de seguros como fazer?

Muitos gestores de frota têm dificuldades com a precificação de apólices de seguros. Isso porque os valores podem variar bastante, de acordo com cada tipo de veículo e carga.

O segredo é entender quais itens terão cobertura e avaliar quais deles estão nas necessidades da sua empresa. Neste artigo, vamos ajudar você, gestor de frota, com a precificação de apólice de seguros. 

Continue lendo para saber mais!

O que é seguro de frota?

O seguro de frota é uma garantia de proteção contra os riscos para os seus veículos, cargas e motoristas.

É projetado para mitigar ameaças como acidentes, roubos, desvios e avarias, garantindo assim que a sua empresa e cliente não sejam prejudicados em casos de sinistros. 

O contexto da sua frota influencia diretamente no tipo e no valor da apólice de seguros, por isso, todos os riscos inerentes são avaliados, considerando também as necessidades exclusivas de cada operador de frota.

Veículos comerciais, especialmente veículos pesados, usados ​​em empresas de logística, podem viajar longas distâncias e estão sujeitos a todos os tipos de danos.

Portanto, a contratação de uma seguradora não é nada simples. Ao contrário, ela deve ser planejada com cuidado para que todos os benefícios sejam garantidos.

Como acontece a precificação da apólice de seguros para frotas?

A apólice de seguro é um documento emitido pela seguradora que formaliza e apresenta todas as condições em que o segurado tem direito a receber cobertura.

Para o cálculo da precificação de apólice de seguros, são avaliados uma série de itens no contexto da sua frota. Dessa forma, a apólice é personalizada. 

Confira abaixo os itens mais comuns considerados na precificação:

  • Tipo de Modal de Transporte (Rodoviário, aeroviário, hidroviário, ferroviário, etc.);
  • Tipo da Carga (A seguradora considera a facilidade de recuperar a carga);
  • Rastreabilidade do Produto (Produtos mais fáceis de rastrear garantem valores mais econômicos de seguros);
  • Categoria do Motorista (Próprios, Terceirizados ou Contratados. A categoria do motorista influência na precificação da apólice de seguros);
  • Tipo de Cobertura (Se é Nacional ou Internacional)
  • Rota do Transporte (Rotas mais perigosas, com incidência de assaltos elevam o valor do seguro);
  • Histórico da Transportadora (Aqui, o histórico da transportadora é levantado pela seguradora). 

Quais cuidados tomar ao contratar uma seguradora?

A clareza na apólice é o ponto principal para a contratação de uma seguradora para a sua frota.  Afinal, é preciso garantir que tudo o que foi combinado esteja formalizado no contrato. Esse detalhe vai garantir que você compreenda todos os pontos que estão cobertos pelo seguro contratado.

A sonegação de informações é outro ponto que pode gerar prejuízos ao contratante. Assim, cabe ao gestor assegurar que todos os dados estejam corretos na apólice.

Além disso, você deve sempre optar por um seguro completo e também deve tomar outros cuidados básicos, como conferir a reputação da empresa seguradora (avaliações, tempo de operação).

Quais as vantagens e os tipos de seguro de frota? 

Um seguro para frotas é um item de primeira necessidade para qualquer empresa que depende dos veículos para se manter operante. 

Geralmente, você pode contar com 2 tipos de apólice de seguros para frotas, com diferentes precificações:

  1. Grupos de Afinidade
  2. Apólices Coletivas

No primeiro, o custo pode ser dividido entre o colaborador e a empresa, já que ele dá cobertura também para veículos de uso pessoal.

Já o segundo tipo, todos os veículos devem pertencer à mesma empresa e novos carros/caminhões podem ser adicionados ao longo do tempo.

Confira a seguir as vantagens do seguro de frotas:

1. Menos aborrecimento

Todos nós sabemos que tempo é dinheiro e que administrar apólices de seguro individuais para uma grande frota de veículos pode levar muito tempo. No entanto, o seguro de frota cobre toda a sua frota de veículos sob uma apólice, o que significa menos papelada e menos complicações. 

2. Melhor custo-benefício

O seguro de frotas costuma garantir mais economia do que ter muitas apólices individuais. Dependendo do tamanho de sua frota, você pode economizar uma quantia substancial em seus prêmios de seguro. Isso porque, a quantidade de veículos lhe confere maior poder de negociação e permite que você negocie uma precificação mais vantajosa.

3. Mais flexível

O seguro de frota também é muito flexível. Você pode escolher quais veículos segurar, quais tipos de veículos estão incluídos na apólice e se cada motorista tem ou não acesso a todos eles, ou apenas a alguns específicos.  

4. Mais inclusivo

Se por algum motivo você tiver um motorista que não pode obter seguro individualmente, então pode ser possível fazer com que ele seja segurado pela apólice de seguro de frota. Isso ocorre porque o risco individual dos motoristas é equilibrado em todos os aspectos.

5. Coberturas Adicionais

Ao contratar um seguro de frotas é possível incluir coberturas adicionais, como carros reservas, lucro cessante e ainda abranger acessórios como GPS e aparelhos de som.

Conhecer a frota garante uma precificação de apólice de seguros mais justa

Para garantir uma precificação justa para a sua frota é necessário conhecer toda a sua operação, detalhes dos seus veículos e motoristas. 

Com dados disponíveis o seu seguro de frotas vai garantir a cobertura que você precisa para a sua empresa não parar por conta de incidentes.