Manutenção preventiva da frota

A manutenção preventiva é tão importante quanto qualquer tipo de manutenção. Mesmo que seu motorista tenha uma ótima condução, fatores externos acabam provocando desgastes nas peças importantes para o bom funcionamento do veículo e respectivamente melhor economia nas estradas. Regulagens e ajustes periódicos fazem parte da manutenção preventiva e são eles que fazem toda a diferença na receita gerada pelo transporte de sua frota no final do mês.

Mas você sabe o que é manutenção preventiva?

É com esse tipo de manutenção que você evita que o caminhão ou ônibus acabe quebrando em algum trajeto e voltando para a oficina. Ou seja, você melhorará a conservação do seu veículo e evitará outros problemas que para resolver precisam sofrer correções que exigem tempo de espera, além de custos altíssimos de remoção do veículo e da mercadoria transportada.

Este tipo de manutenção envolve serviços periódicos que contemplam: revisão da parte mecânica e elétrica do veículo, lavagens, lubrificação, troca ou verificação de níveis de óleo e revisão dos demais equipamentos do veículo.

Algumas empresas adotam o uso de oficina própria, mas isso é apenas recomendado para aquelas que fazem a manutenção preventiva de forma eficaz. Assim, é possível diminuir os custos com manutenção dos veículos.

Por que fazer manutenção preventiva?

A boa execução da manutenção preventiva otimiza todos os custos com Gestão de Frota, pois oferece uma vida mais longa para os veículos e ainda melhora o desempenho com a redução das horas ociosas da frota.

Listamos os 5 motivos mais citados pelos especialistas no assunto que deixam claro por que você deveria fazer a manutenção preventiva:

  1. Vida mais longa do veículo;
  2. Melhor desempenho do veículo;
  3. Melhor controle da frota;
  4.  Redução do tempo ocioso da frota;
  5. Mais segurança para os usuários.

Lembre-se, não importa se o veículo é antigo ou novo, a manutenção é sempre necessária e também evita as quebras inesperadas e os custos altos com translado do veículo danificado.

A Sofit possui especialistas em Gestão de Manutenção de Frota que orientam mais de 500 empresas com frota em todo o Brasil. Inicie sua Gestão de Manutenção ainda este mês e reduza os problemas e custos da sua frota. Faça um teste grátis e conheça os benefícios.

 

2 respostas

Os comentários estão fechados.