Disponibilidade da Frota: saiba como aumentar

Disponibilidade da Frota: saiba como aumentar

 

Veículos parados e ociosos, seja por falta de manutenção, planejamento ou, até mesmo documentação acabam dando uma baita dor de cabeça nos gestores. É por isso que aumentar a disponibilidade da frota é um diferencial competitivo que deve ser almejado por qualquer empresa de transporte, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

 

Mas para ter mais veículos disponíveis é necessário que você trabalhe com previsibilidade. Ou seja, além de conhecer muito bem a empresa, veículos e condutores, é preciso ter um forte trabalho de monitoramento, com informações em tempo real.

 

No artigo de hoje, vamos falar justamente sobre isso, como conseguir aumentar a disponibilidade da frota corporativa prestando atenção em alguns passos simples, para, dessa forma, aumentar a sua receita. Ficou interessado? Então, continue lendo!

 

Afinal, o que é disponibilidade da frota?

 

Quando falamos em disponibilidade de frota estamos nos referindo à quantidade de veículos necessários para atender às demandas de serviços e entregas programados pelo setor logístico da sua empresa.

 

É de entendimento comum entre os gestores que apesar de garantir a execução do serviço, o modelo de disponibilidade possui alguns pontos negativos, caso o gestor não tenha o total controle sobre os veículos da frota corporativa e acerca do planejamento das atividades de transporte, como manutenções, por exemplo.

 

Abaixo, citamos alguns deles:

 

  • Desperdícios financeiros;
  • Subutilização dos veículos;
  • Descontrole da frota;
  • Ociosidade da frota.

 

Para ter veículos disponíveis e evitar desperdícios, descontrole e principalmente, ociosidade, é necessário que o gestor trabalhe amparado em dados, com o suporte de uma boa ferramenta de gestão de frotas, por exemplo.

 

Existe um cálculo para facilitar o controle de disponibilidade da frota?

A disponibilidade dos veículos é um KPI que o gestor de frotas deve observar para tomar decisões estratégicas. E um fator que incide diretamente sobre a disponibilidade é a frequência de manutenções.

 

Logo, observe se a sua frota corporativa está em dia com as manutenções preventivas. Assim, você não é pego de surpresa quando a demanda aumentar, por exemplo.

Por que se importar com a disponibilidade da frota?

Veículos disponíveis podem significar 2 coisas:

 

Em caso positivo: seu planejamento está em ordem e a sua empresa está pronta para atender as demandas dos clientes.

 

Em caso negativo: A sua frota corporativa está ociosa e existe algum gargalo no seu planejamento que está fazendo com que a sua empresa perca dinheiro.

 

O seu desafio como gestor é cuidar do planejamento de rotinas e  trabalhar diariamente para que o tamanho e a disponibilidade da sua frota corporativa atenda às demandas da sua empresa, sem demais contratempos, evitando assim a ociosidade da frota.

O que acontece com uma frota ociosa?

Frotas ociosas tendem a demandar um cuidado maior com manutenções e também está relacionada com a falta de visão estratégica do gestor. Ora, se a sua empresa possui veículos para atender mais do que a demanda atual, existe algum problema, concorda?

 

Pois é. Muitos gestores acabam negligenciando os veículos ociosos e enfrentando sérios problemas de receita. Para evitar a ociosidade da frota, considere seguir os seguintes passos:

 

Encontre a fonte da ociosidade da frota

Seja em pequena ou grande escala, praticamente toda empresa de transporte possui um percentual de ociosidade. Como gestor, você deve se perguntar por que isso acontece. A solução passa por um controle de frota mais apurado, assim, você sabe a quantidade de veículos em uso e desuso e horário dos funcionários, por exemplo. A partir do controle é possível traçar um plano de ação que reduza a ociosidade.

Atente para a demanda do mercado

 

Você saberia responder agora se as ações da sua empresa estão em sintonia com a demanda do mercado? É necessário encontrar a raiz do problema e entender, por exemplo se o seu custo está elevado e a produtividade está baixa porque as manutenções não estão programadas, por exemplo.

Planeje melhor as rotas de entrega

Outra saída para reduzir a ociosidade da sua frota, aumentando a disponibilidade é definir rotas mais vantajosas para o seu negócio, seja com menor tráfego de veículos, melhores condições de asfalto, sinalização e etc. Dessa forma, o gestor ganha tempo e passa a ter mais controle sobre os seus veículos.

Como garantir a disponibilidade de frota e melhorar o nível de serviço?

 

Afinal, como evitar a subutilização e aquela visão que preocupa todo gestor de frotas que é ver veículos parados em pátios e estacionamentos? Adotando algumas medidas estratégicas, você consegue otimizar o nível de serviço da sua empresa, aumentando a disponibilidade da sua frota. Confira a seguir:

Tenha uma previsão da demanda

A sua primeira tarefa como um gestor que busca aumentar a disponibilidade da sua frota é prever a demanda. Empresas de transporte estão sujeitas à sazonalidade, além de variações de tipos e volume de carga disponível. Com base nesses dados, você consegue distribuir as demandas de maneira estratégica, otimizando as escalas de trabalho.

Conte com os seus colaboradores

Engajar os colaboradores nesta sua missão de aumentar a disponibilidade da frota é fundamental para alcançar bons resultados. Então, identifique métricas de desempenho e compartilhe com os seus motoristas. Certifique-se de que eles entendem a importância do seu objetivo, assim, eles passarão a trabalhar em sintonia com você.

Invista em um sistema de gestão

É praticamente impossível manter o controle da sua frota corporativa sem um sistema completo de gestão de frotas. Por isso, caso não possua, realize uma pesquisa de mercado e considere adotar um. Caso a sua empresa já conte com um sistema, avalie os reais benefícios que ele está proporcionando.

 

Como você pode observar ao longo deste artigo, a disponibilidade da frota é um fator que não pode ser negligenciado pelos gestores.

 

Caso você sinta a necessidade de falar mais sobre o tema e de entender como a Sofit pode proporcionar melhores resultados para a sua empresa, conheça as nossas soluções e solicite um teste grátis!

 

átis!