Estradas esburacadas em grandes centros urbanos, freios bruscos e constantes e ações naturais do tempo podem comprometer a vida útil dos pneus da sua frota. E você sabia que custos com esses itens podem representar até 18,6% do seu orçamento? Os dados são da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro).

Pois é, e sabemos que todo custo extra acaba pesando nas suas despesas e atrapalhando o seu planejamento.

Mas há uma boa notícia. É possível sim aumentar a vida útil dos pneus da sua frota aplicando algumas medidas simples junto aos seus colaboradores.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Fique conosco e descubra como prolongar a disponibilidade dos pneus da sua frota e comece a economizar hoje!

 

Qual a primeira coisa a fazer quando falamos em aumentar a vida útil dos pneus?

A primeira coisa que você deve ter em mente, principalmente se você lida com frotas de caminhões e deseja aumentar a vida útil dos pneus é de que esses itens são caros.

E não há para onde correr, manter a sua frota com pneus velhos ou sem manutenção adequada prejudica a qualidade do seu serviço e aumenta vertiginosamente os seus custos.

Então, se você deseja aumentar a vida útil dos pneus da sua frota, faça antes um check list geral:

  • Quantos pneus a sua empresa dispõe?
  • Quais as marcas desses pneus?
  • Qual o tempo de utilização de cada um?
  • A calibragem está em dia?
  • Onde estão localizados cada pneu?

 

Quanto tempo dura em média um pneu?

É difícil precisar qual é a vida útil de um pneu, principalmente quando falamos de frotas corporativas, já que existem vários fatores externos como a marca, condições de armazenamento e estilo de condução dos seus motoristas. Apesar disso, podemos afirmar que um pneu de um veículo pequeno costuma fazer até 60 mil quilômetros.

Em frotas compostas por caminhões, os pneus representam um dos itens mais importantes desse tipo de veículo já que eles auxiliam a suportar o peso da carga, dão suporte nas frenagens.

Além disso, os pneus dos caminhões são responsáveis por uma enorme parcela na planilha de custos de frotistas e empresas, por isso a importância de prolongar a sua vida útil. A vida útil de um pneu de caminhão costuma ser de até 60 mil quilômetros rodados, chegando a 80 mil quilômetros.

Qual a importância na manutenção?

A manutenção preventiva periódica é uma ação fundamental para aumentar a vida útil dos seus pneus. Ela vai identificar fatores de risco que contribuem com a troca precoce dos pneus. É interessante fazer um checklist para não esquecer nenhum detalhe.

 

Como aumentar a vida útil dos pneus da sua frota?

Algumas ações conjuntas podem reduzir consideravelmente o tempo de reposição dos pneus da sua frota. A seguir, elencamos os principais para você ficar atento. Confira:

Alinhamento

O alinhamento dos pneus é um procedimento básico e que aumenta significativamente a vida útil dos pneus. Veículos desalinhados estão mais propícios ao desgaste prematuro, prejudicam a suspensão e aumentam consideravelmente o consumo de combustível. A dica aqui é contar com um equipamento de alinhamento confiável com técnicos treinados a fim de evitar mais danos.

Balanceamento

Rodas desbalanceadas precisam de um esforço maior para girar e antecipam a troca dos pneus já que eles trabalham de forma irregular. Para evitar isso, o balanceamento, através da adição dos famosos “chumbinhos” para equilibrar a massa e equilibrar o sistema.

Calibragem

A calibragem é outro procedimento básico, mas se feito na frequência correta pode evitar a troca prematura dos seus pneus.A dica é fazer a calibragem sempre com os pneus frios, seguindo as recomendações dos fabricantes.

Desenho de Banda

Pode parecer bobagem, mas quando falamos de veículos de carga, a escolha do desenho correto dos pneus pode fazer toda a diferença para aumentar a vida útil desses acessórios. A banda de rodagem é a parte dos pneus que entra em contato com o solo. Como gestor de frota, você deve escolher estrategicamente aquela que faça mais sentido para o seu tipo de frota.

Emparelhamento

O emparelhamento correto auxilia a equilibrar o peso da carga, reduzindo os seus custos e aumentando a vida útil dos pneus. Pneus desparelhados podem ser consequência da utilização de marcas diferentes em um mesmo veículo, a utilização de pneus novos com antigos e até o uso de pneus com o desenho de bandas distintos.

Rodízio de Pneus

Muitos gestores se esquecem do rodízio de pneus na hora da manutenção preventiva. Esse procedimento auxilia a equilibrar o desgaste causados nos pneus traseiros e dianteiros já que eles sofrem diferentes impactos. O rodízio deve ser realizado de acordo com as recomendações do fabricante, mas você pode estabelecer essa ação a cada cinco mil quilômetro rodados.

Cuidados ao Dirigir

O estabelecimento de uma cartilha com normas de conduta ao volante pode favorecer os pneus da sua frota. Isso porque treinamentos simples realizadas pelos seus motoristas podem sim contribuir com o aumento da vida útil dos seus pneus. Como, tambem, não acelerar e frear bruscamente e evitar estradas esburacadas.

Recapagem

Este processo consiste em reaproveitar um pneu desgastado adicionando uma nova banda de rodagem. É importante realizar esse procedimento com um técnico autorizado pelo fabricante, assim, é possível rodar tranquilamente e investir apenas cerca de ⅓ do valor de um pneu novo.

 

A tecnologia pode ser uma aliada para aumentar a vida útil dos pneus!

Hoje já é possível cadastrar e acompanhar o estado dos pneus da sua frota de forma mais prática, através de um computador ou celular. A Sofit pode ajudar a sua empresa na gestão de pneus da frota. Conte com a gente e conheça os nossos trabalhos!

Esperamos que este artigo sobre como aumentar a vida útil dos pneus da sua frota tenha sido útil para você. Descubra como a Sofit pode ajudar a sua empresa a ter mais previsibilidade com a gestão correta dos pneus.