Você segue esse passo a passo para planejar rotas de entrega?

 

Você já sentiu dificuldade em planejar as rotas de entrega com antecedência? Se a sua resposta foi sim, não precisa se preocupar. Saiba que isso é bastante comum não só na sua empresa, mas em outras também!

 

Economizar combustível, aumentar o índice de satisfação dos clientes e evitar maiores danos aos veículos da sua frota são apenas algumas vantagens que a sua empresa ganha ao planejar rotas com antecedência.

Apesar dos gestores de frota nem sempre terem total controle sobre os trajetos dos veículos, é possível otimizar as rotas de entrega adotando algumas medidas simples. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe!

Afinal, qual a importância de planejar as rotas de entrega?

Na prática, podemos afirmar que o planejamento de rotas está inteiramente associado à redução de custos com o transporte de cargas. Mas, isso não é tudo. Por meio de um planejamento adequado de rotas de entrega é possível exercer o controle minucioso sobre alguns indicadores importantes. Entre eles, destacam-se:

  • Consumo de combustível;
  • Satisfação dos consumidores;
  • Prazos e entregas da rota;
  • Monitoramento dos veículos.

Dito isso, podemos afirmar que esse processo de planejar as rotas de entrega não é mais restrito às grandes transportadoras. Hoje em dia, a roteirização do transporte está presente em cada negócio, pois é um diferencial competitivo a ser conquistado.

Quais são os prejuízos ao não otimizar as rotas de entrega?

Na maioria das vezes, não planejar as rotas de entrega da forma correta, faz com que seja necessário refazer o percurso mais de uma vez, simplesmente porque você não tomou as decisões certas.

 

Dessa forma, seus clientes podem acabar priorizando outros prestadores de serviços, uma vez que não conseguem contar com sua pontualidade, por exemplo.

 

Lembre-se também que alguns contratempos podem acontecer durante o percurso como se deparar com um viaduto em que a altura máxima é incompatível com o veículo, roubo da carga, avarias nas mercadorias e vias que não permitem a passagem naquele horário devido às restrições da prefeitura local.

 

Esses problemas, por si só, justificam o cuidado com o planejamento de rotas. Todos eles juntos podem trazer muita dor de cabeça para a sua empresa, portanto, comece a planejar suas rotas de entrega desde já!

Dicas de como planejar com eficiência as rotas de entrega!

Ao contrário do que muitos pensam, planejar com eficiência uma boa gestão de rotas de entrega não é uma tarefa nada fácil. É preciso que suas etapas estejam muito bem estruturas, caso contrário, todo seu esforço de implantá-la pode ter sido em vão. E você na posição de gestor deseja justamente o contrário, não é?

Para que isso seja evitado, fizemos questão de elaborar o passo a passo. Acompanhe conosco!

  1. Considere os imprevistos

Toda vez que uma entrega estiver prestes de acontecer leve em conta os possíveis imprevistos durante o trajeto. Principalmente em grandes cidades onde o trânsito, os acidentes e os roubos são bastante comuns.

Portanto, para evitar os transtornos, utilizar os dados históricos é uma boa saída. Com base neles, é concebível traçar alternativas mais viáveis para que o transporte aconteça da melhor forma.

  1. Utilize rastreamento veicular

Jamais deixe de utilizar os rastreadores em seus veículos. Por meio deles, detectamos problemas em tempo real para que possam ser imediatamente sanados. Além disso, é uma ferramenta que permite posicionar o cliente acerca de sua carga, por exemplo.

  1. Calcule rotas eficientes

Para realizar o cálculo, é importante analisar de que forma sua demanda de comporta, ou seja, sua quantidade de pedidos varia diariamente ou semanalmente? Após essa identificação aconselhamos que sejam agendadas múltiplas paradas na mesma rota de entrega. Isso reduz de maneira geral, custos com a frota própria, esforço e seu planejamento diário.

  1. Conceda suporte aos clientes

Manter seus clientes informados é a chave para o sucesso de sua empresa, pode apostar nisso. Desenvolva mecanismo onde seu cliente consiga acompanhar o trajeto de sua mercadoria, por exemplo.

Serviços de ajuda por meio de chat online pode ser agregar muito valor ao seu cliente, principalmente em horários não comerciais.

 

  1. Teste as melhores rotas

Caso a sua empresa tenha entregas diárias agendadas para uma determinada região, uma boa maneira de otimizar o seu serviço é testar diferentes rotas. Isso deve ser feito de maneira planejada, observando as múltiplas paradas, quilometragem e custos gerais. Assim, você terá informações e ainda terá uma rota alternativa em caso de imprevistos.

 

  1. Analise os relatórios

Após finalizar suas entregar crie o hábito de sempre analisar os relatórios de veículo na gestão de sua frota. Através deles, você terá uma visão ampla sobre todos os custos da operação, sobretudo, com combustível. Em uma próxima roteirização de transporte será mais fácil otimizá-lo.

De que forma a tecnologia pode me ajudar com as entregas?

Não é possível pensar em melhorar os processos internos e não ter a tecnologia como nossa aliada, concorda? Pois é, na gestão de rotas isso não é muito diferente. Através de um software especializado no assunto é viável gerar as melhores rotas de entrega de modo automático apenas alimentando sua origem e destino.

Além disso, conseguimos apurar todos os custos do transporte, desempenho da operação, programar os horários adequados para trafegar, monitoramento via satélite e conhecimento prévio das vias por onde o veículo passará.

Portanto, não deixe para depois o que precisa ser feito hoje. As soluções tecnologias estão disponíveis no mercado para garantir que suas entregas sejam realizadas dentro do prazo estipulado e acordado com seus clientes.

Como vimos, essas são algumas dicas importantes que você pode colocar em prática. Mas, apenas isso não basta. Então, utilize seu conhecimento prévio sobre o assunto também. Através disso, será mais simples criar uma estratégia de rotas de entrega efetiva e os resultados satisfatórios apareceram naturalmente, confie!

 

O que você achou deste conteúdo? A Sofit pode ajudar você a planejar as suas rotas de entrega com facilidade e eficiência e ainda garante suporte exclusivo para frotistas. Para saber mais é só clicar aqui e conhecer todas as nossas soluções!