Manutenção de caminhões: 12 itens indispensáveis para acompanhar

Se você gerencia uma frota pesada, então sabe que a manutenção de caminhões é uma das suas principais atribuições.

É que esse tipo de frota de veículos requer um cuidado sistemático para garantir a segurança, produtividade da operação e aumentar a vida útil das peças.

Apesar disso, alguns gestores de frota não conseguem estruturar uma rotina de manutenção de caminhões adequada, o que pode gerar gastos não programados e riscos de acidentes.

Por isso, selecionamos 12 itens referentes à manutenção de caminhões para você verificar na sua frota. Acompanhe!

Índice:

  1. Quais são os tipos de manutenção existente para caminhões?
  2. 12 itens que não podem faltar na manutenção de caminhões
  3. Conte com a Sofit para otimizar a sua manutenção de caminhões

Quais são os tipos de manutenção existente para caminhões?

Antes de seguir para a parte prática, é importante lembrar que existem tipos diferentes de manutenção. 

Portanto, vamos entender como cada uma se relaciona com a sua frota de caminhões?

Veja a seguir:

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva nada mais é que uma forma de corrigir os problemas e erros já existentes. 

Ou seja, o conserto apenas é feito quando uma adversidade surge, afetando o funcionamento do veículo.

Por se tratar muitas vezes de reparos emergenciais, a manutenção corretiva acaba se tornando uma alternativa mais cara do que manter a saúde dos caminhões em dia, por exemplo. 

Além disso, pode acabar afetando o financeiro da sua empresa por serem gastos não planejados.

Manutenção Preventiva

No geral, a manutenção preventiva é uma estratégia inteligente que visa evitar problemas, economizar dinheiro, maximizar a disponibilidade dos caminhões, melhorar a segurança e prolongar sua vida útil. 

Ao investir em manutenção regular, você protege seus ativos e garante que sua frota de caminhões esteja sempre pronta para enfrentar os desafios do dia a dia.

Entretanto, para funcionar, é importante estabelecer um plano de manutenção, além de contar com um sistema para a gestão de manutenção.

Manutenção Preditiva

Ao aplicar a manutenção preditiva na sua frota, você pode obter benefícios como redução de custos de manutenção, aumento da disponibilidade, melhoria na segurança e maior eficiência operacional. 

Para isso, é necessário investir em dispositivos, como sensores, instalados nos caminhões, que permitem o monitoramento em tempo real das condições do veículo.

Ao acompanhar os dados e analisá-los adequadamente, você consegue tomar ações preventivas para maximizar o desempenho e prolongar a vida útil de sua frota.

12 itens que não podem faltar na manutenção de caminhões

Quando se trata da manutenção de caminhões, é essencial ter uma abordagem abrangente e cuidadosa para garantir o bom funcionamento e a segurança dos veículos. 

Para isso, confira os principais itens que você não pode deixar de inspecionar na sua rotina de manutenção:

  1. Óleo do motor

Avalie como está a situação do óleo do motor, verificando principalmente o seu nível e se apresenta detritos metálicos que podem acontecer devido a problemas no motor, como sua aparência escura. A troca do óleo deve ser feita seguindo as orientações da montadora ou fabricante do óleo utilizado.

  1. Freios

Confira o estado da drenagem de água acumulada entre os balões de ar e o desempenho das lonas. É recomendado que você faça testes do sistema de frenagem para entender se precisa realizar a troca de seus componentes ou não.

  1. Suspensão

Verifique a situação de todo o sistema para conferir se apresenta algum tipo de problema que pode afetar a suspensão do caminhão. Além disso, também é recomendado que você faça a verificação da lubrificação dos pinos.

  1. Escapamento

Faça o teste e análise do funcionamento do escapamento para procurar por fluidos ou sujeiras que possam afetar seu desempenho, como o impedimento da saída funcional de ar.

  1. Sistema elétrico

Procure pela presença de oxidação nos cabos, nos terminais e na bateria. Eles podem acontecer devido ao mau contato dos componentes.

  1. Baterias

Verifique a situação da bateria e mantenha sempre um nível adequado em seus níveis para que seu caminhão não enfrente problemas. Manter as baterias atualizadas seguindo um planejamento de troca deve ter um papel essencial na manutenção de caminhões de sua frota.

  1. Fluidos

Mantenha uma atenção especial pela data de validade dos fluidos. Sua principal função é reduzir o atrito entre as peças. Portanto, se esse produto estiver com a qualidade comprometida, isso irá prejudicar diretamente no funcionamento do veículo. Na hora de fazer a manutenção dos caminhões de sua frota, sempre siga as recomendações dos fabricantes dos componentes utilizados.

  1. Pneus

Rodar com pneus instáveis é uma atitude que precisa ser evitada. Antes de colocar um caminhão na estrada, faça a verificação visual buscando danos na área dos pneus e a profundidade das bandas de rodagem. Também faça a medida e o ajuste da pressão conforme a carga que será transportada no caminhão.

  1. Filtros

Confira os filtros de combustível, óleo e de ar do motor. Eles devem seguir o que for recomendado pelos fabricantes da marca utilizada. Na hora de fazer a manutenção de caminhões, é recomendado que você sempre utilize produtos originais, pois eles são acompanhados por certificações e recomendações específicas que garantem um bom funcionamento.

  1. Palhetas do limpador

Conferir as palhetas do para-brisa pode parecer uma atitude simples, mas é essencial para a segurança não apenas do caminhão, mas também do condutor e da mercadoria transportada. Principalmente em períodos chuvosos, você deve sempre acompanhar o estado das palhetas.

  1. Módulo de injeção

Dependendo do tipo de injeção de seu caminhão, durante a manutenção de caminhões, você deve seguir as recomendações do fabricante para identificar o que deve ser feito para manter um nível satisfatório e seguro.

  1. Quinta roda

Confira também a quinta roda do caminhão. É recomendado que mantenha sempre um planejamento de limpeza para a substituição da graxa antiga e a verificação de divergências em seus componentes.

Conte com a Sofit para otimizar a sua manutenção de caminhões

Ao entender a importância de avaliar cada um desses itens e seguindo-os corretamente, você conseguirá colocar em prática a manutenção dos caminhões na sua frota em dia.

Para isso, existem alguns recursos que podem ser seus aliados em uma gestão de manutenção de caminhões de sucesso.

O principal deles é um sistema de manutenção que te ajude a controlar e acompanhar os seus indicadores de manutenção.

A Sofit faz isso tudo por você.

Além de ser simples e fácil de operar, você consegue gerenciar os planos de manutenção, conferir a disponibilidade dos equipamentos, identificar tarefas a vencer e muito mais!

Solicite uma demonstração grátis hoje mesmo!