Não é à toa que empresas estão adotando o modelo SaaS para a gestão de frotas. O Software as a Service, ou Software como Serviço, em português —   é um modelo de licenciamento que permite o acesso ao software por assinatura. 

Com o SaaS, cada usuário acessa os programas pela Internet, ao invés de ter que instalar um software no computador.

O SaaS para a gestão de frotas é uma tendência que colabora com a aceleração do processo de transformação digital, centraliza e confere mais mobilidade para a sua gestão de frotas, já que é baseado na nuvem.

Esse modelo ainda traz diversos outros benefícios para a gestão de frotas da sua empresa. Listamos os principais neste artigo. Se ainda está avaliando sobre a contratação deste modelo, continue lendo e tire as suas dúvidas!

Por que aderir às soluções em SaaS para a gestão de frotas?

As soluções SaaS são baseadas na web, tornando-as fáceis de implantar e flexíveis o suficiente para atender às necessidades das organizações, independentemente do tamanho ou complexidade.

Mas se você ainda está relutante quanto a adoção do modelo SaaS para a sua gestão de frotas, deveria saber que utilizar um sistema nativo ou adquirir a licença de um software pode não garantir a segurança e praticidade que o dia a dia exige.

Isso porque um sistema precisa estar em constante evolução. Caso contrário, ele não vai incorporar as novas demandas que surgem com o tempo.

Além disso, um sistema próprio vai demandar muito esforço para o seu time de TI. Como resultado, você terá pouca ou nenhuma capacidade para gerenciar tarefas dinâmicas.

Isso leva a custos adicionais, planejamento de frota fragmentado e subutilização de ativos.

Agora, confira 5 vantagens do SaaS para a gestão de frotas:

1. Simplifica e centraliza a sua gestão de frotas

Empresas que adotam o modelo SaaS para a sua gestão experimentam um rápido processo de inovação. Inovar, neste caso, significa tornar mais simples tarefas complexas.

Dessa forma, os sistemas são projetados para simplificar e gerenciar problemas de logística complicados e difíceis, adotando uma abordagem integrada de ponta a ponta para a sua gestão. 

Essa visão holística permite desde o planejamento de rota ideal, até reduções nos custos de combustível, além de melhorias significativas na utilização de ativos.

As soluções SaaS permitem ainda que os operadores acessem recursos avançados de planejamento de rotas sob demanda.

Assim, você evita o alto custo de investimento de capital e a equipe interna de TI necessária para a integração de sistemas avançados. 

2. A gestão de frota passa a ser uma área estratégica

Com a aceleração do uso de computação em nuvem pelo setor logístico, a tecnologia SaaS para a gestão de frotas vem se tornando uma tendência global. 

Tanto para a gestão de frotas como para o gerenciamento de manutenções, o modelo de contratação como um serviço permite que as empresas consigam estruturar melhor os seus investimentos, já que você paga por um sistema totalmente flexível.

Dessa forma, se antes apenas as grandes empresas poderiam investir em tecnologia, dado o custo dos sistemas de gestão, hoje, com as soluções SaaS, pequenas e médias empresas também podem investir em um software de qualidade.

Tudo isso com um custo bem mais baixo que os softwares tradicionais — automatizando seus processos, trazendo mais eficiência, segurança e aumentando a produtividade das equipes.

Assim, a gestão de frotas, uma área que antes respondia apenas operacionalmente, passa a se tornar mais estratégica, contribuindo para a melhoria nos resultados da empresa.

3. Soluções em SaaS para a gestão de frotas contribuem com a redução de custos

É bem comum que empresas tenham que arcar com altos custos de manutenção contínua de sistemas, atualizações, além daqueles relacionados com a infra-estrutura do software.

Com a utilização de um SaaS para a gestão de frotas, a sua empresa reduz esses custos drasticamente.

Isso porque com o SaaS, você tem a integração dos dados e a automatização dos processos, o que, por consequência, promove maior controle e acompanhamento das operações.

Tudo isso contribui para que as análises sejam mais assertivas para encontrar oportunidades de melhorias, otimização dos processos e aprimoramento dos resultados — o que influencia diretamente no custo operacional total.

4. Tornam a sua empresa mais competitiva

Já citamos que algumas das vantagens de um SaaS para a gestão de frotas da empresa são a otimização dos processos e a redução de custos. 

Com esses dois fatores, as empresas passam a ser mais competitivas no mercado, visto que operar com custos reduzidos permite oferecer valores mais baixos, atraindo ainda mais clientes. 

Além disso, processos otimizados resultam em maior qualidade no serviço prestado e, como consequência, no aumento da satisfação dos clientes com relação à empresa.

5. SaaS para a gestão de frotas traz mais mobilidade e flexibilidade para a sua operação

Como os softwares SaaS são acessados via internet, em vez de serem instalados em máquinas, é possível ter acesso às informações de qualquer lugar, a qualquer momento. 

Isso significa que gestores podem acessar dados importantes mesmo quando não estão na empresa e que motoristas também podem fornecer informações importantes a respeito do transporte — parte essencial no controle e monitoramento de cargas.

Em mercados cada vez mais competitivos, obter informações imediatas pode ser a vantagem que a empresa precisava para tomar decisões estratégicas e até mesmo sair na frente de seus concorrentes no quesito transparência com os clientes.

Pronto para aderir ao SaaS para a gestão de frotas?

Como podemos ver, as vantagens do SaaS para a gestão de frotas engloba desde a redução de custos operacionais até o impacto que essas melhorias causam nos clientes e em sua percepção da empresa e dos serviços prestados. 

Por serem entregues como um serviço, podem ser facilmente ampliados ou reduzidos conforme as necessidades do negócio, sem alterações na infraestrutura.

Logo, a adoção de um modelo SaaS ainda oferece suporte às operadoras de maneira contínua, desde o planejamento inicial até a execução e a análise.

Você já sabia das vantagens de um SaaS para a gestão de frotas? Agende uma demonstração e conheça nossa ferramenta para obter na prática as vantagens citadas no artigo!