Como medir a satisfação do cliente na sua gestão de frotas

Entender como é a experiência dos seus clientes com relação aos seus serviços é o ponto principal na busca por melhorias de processos e pelo aumento da satisfação dos consumidores. Contudo, muitos gestores não sabem como isso pode ser feito na gestão de uma frota.

Pensando nisso, listaremos no artigo de hoje como a satisfação de seus clientes pode ser medida por meio de soluções simples. Continue conosco e confira!

Faça pesquisas

Crie formulários de pesquisa e solicite aos seus clientes que o respondam. Certifique-se de fazer as perguntas certas — pergunte quais são os pontos fortes do atendimento, o que o cliente considera que poderia ser melhorado, qual é a nota que ele daria para o serviço de acordo com seu nível de satisfação etc.

Crie e gerencie indicadores de desempenho

Na gestão de frotas é muito importante obter os dados de nível de serviço de entregas, índices de devoluções, avarias e extravios de itens errados no despacho, por exemplo.

Embora essas métricas não avaliem diretamente a opinião dos clientes com relação aos seus serviços, os problemas apontados por eles certamente têm impacto em seu nível de satisfação. Afinal, ninguém gosta de receber um produto avariado ou com atraso, por exemplo.

Comunique-se com o setor de vendas aberto

O feedback do setor comercial é um excelente termômetro para saber qual é a opinião dos clientes com relação a seus serviços, uma vez que é esse departamento que garante a comunicação constante com o público e que investe no relacionamento com os clientes.

Qualquer ponto que seja um empecilho para a renovação de contrato representa aquilo que deve ser melhorado em sua performance.

Ouvidoria

Para medir a satisfação de seu público, solicite ao setor de atendimento ao cliente que direcione os dados sobre as reclamações e avalie quais são as principais delas.

A vantagem de acompanhar os indicadores desse setor é que as informações podem ser levantadas com mais frequência — e em tempo real — sobre o que acontece com o setor comercial.

Contato direto com o cliente

Se sua empresa tem contato diretamente com o cliente final no ato da entrega, é possível obter um retorno melhor a respeito da opinião dos clientes. Para isso, no ato da entrega pode ser dado um pequeno formulário, contendo perguntas a respeito do serviço, que pode ser utilizado para compreender os pontos que precisam ser melhorados e quais contribuem para o aumento da satisfação.

Buscar a opinião dos seus clientes a respeito dos serviços prestados é fundamental para compreender quais são suas principais deficiências e garantir que as estratégias elaboradas para atendimento serão eficazes para aumentar a satisfação dessas pessoas. Como podemos ver, soluções simples, que não requerem grandes investimentos, podem ser adotadas para realizar o levantamento desse tipo de informações.

Sua empresa já realiza a análise da satisfação dos clientes com relação a gestão de frota? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

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