tecnologia para frotas

A tecnologia para frotas é um assunto que vem sendo bastante discutido já que através dela é possível reinventar os processos internos. Garantindo a máxima eficiência de uma frota de caminhões ou de carros de passeio, por exemplo.

Nos dias de hoje, o grande desafio das empresas é manter sua competitividade frente ao mercado e por isso, as inovações tecnológicas estão cada vez mais ganhando espaço. No setor de transporte e logística isso não é diferente.

No Brasil, a gestão de frota inteligente ainda caminha a passos curtos. Contudo, estima-se que nos próximos anos aconteça um crescimento na utilização das tecnologias para frotas. Visto que as empresas estão buscando alternativas para redução de custos e melhorias de desempenho. 

Por isso, separamos para você 6 tecnologias que prometem revolucionar o mercado. Confira! 

 

Controle inteligente de tráfego

As novas tecnologias desenvolvidas para gestão de frota, conectadas ao big data, estão cada vez mais dando origem a sistemas inteligentes de controle de tráfego. 

Estes, por sua vez, analisam o fluxo das informações em tempo real para orientar os motoristas em suas decisões.

Algumas formas de otimizar o desempenho no trânsito a partir do controle inteligente de tráfego incluem:

  • Informações em tempo real sobre a inversão do sentido na pista;
  • Diminuição da velocidade do veículo no trecho e;
  • Contenção da entrada de novos condutores na rodovia. 

 

Após adesão do controle inteligente de tráfego como tecnologia para frotas, nos EUA, houve redução de 15% no consumo de combustíveis e emissão de gás carbônico. Um índice extremamente importante no combate ao efeito estufa nas grandes cidades. 

 

Telemetria integrada e telemática

Acompanhar a maneira em que o veículo de sua frota está sendo conduzido e localizá-lo em qualquer ponto do mapa é possível nos dias de hoje, você sabia? 

Isso acontece graças aos benefícios que ambas tecnologias podem proporcionar para a gestão d e frotas.

Ao monitorar o veículo, o sistema emite alertas importantes ao condutor. Entre eles, destacam-se:

  • velocidade média;
  • rotação do motor;
  • condições do freio;
  • acionamento da embreagem.

 

Com isso, é possível corrigir em tempo real a condução do veículo. Promovendo a redução de perdas e, consequentemente, aumento da vida útil de peças e componentes.

Além dessa funções básicas, o sistema contém tecnologias para frotas exclusivas. Ou seja, integram soluções avançadas para diagnósticos mecânicos e rastreamento.

 

Tecnologia para frotas de veículos sustentáveis

A sustentabilidade já foi uma grande interrogação do mercado automotivo. 

Nos dias de hoje, as grandes montadoras estão apostando cada vez mais em novas tecnologias para desenvolver veículos que sejam alimentados apenas por biocombustíveis, sem que haja a perda da eficiência de seus motores.

Enquanto isso, a popularização dos veículos elétricos prometem revolucionar o mercado automotivo nos próximos anos. Contribuindo significativamente com a redução da emissão de gases poluentes.

Por esse motivo, você deve ficar de olho nesta tendência. Já que essa opção de veículo é certamente a melhor para as empresas que buscam sustentabilidade em suas operações no dia a dia.

Tecnologia para frota autônoma

Os veículos autônomos, ou seja, aqueles que não necessitam de condutores, parecem uma tecnologia para frotas cada vez mais próxima da nossa realidade. 

Caso você tenha pensado que essa tendência seria limitada à carros de passeios, então, você está enganado.

 Já existe montadoras apostando em caminhões autônomos e a Volvo é uma delas. 

O seu caminhão autônomo, o “Vera” será colocado em operação ainda neste ano, no terminal portuário de Gotemburgo, na Suécia. Diversos sensores, câmeras e radares estão encarregados de conduzir o veículo.

O sistema principal será responsável por fazer uma completa varredura do automóvel, reconhecendo sinalizações de trânsito, pedestres, posições de outros veículos, obstáculos e velocidade máxima permitida. 

Além disso, a novidade promete calcular as melhores rotas e aumentar a precisão nas entregas. É importante lembrar que a ideia não é substituir o motorista, mas permitir que ele consiga otimizar seu tempo durante a viagem em trechos mais cansativos, por exemplo.

 

Câmeras embarcadas

O desempenho do transporte rodoviário de cargas é afetado graças às péssimas condições de segurança nas estradas, resultando em elevados índices de roubos e acidentes. Nessa horas é sempre importante possuir um aliado, já que é uma ótima alternativa para esse impasse.

Através dessa novidade, é possível controlar a frota dos seus veículos por meio das imagens geradas em tempo real. Para isso, é necessário apenas instalar o roteador, as câmeras e ter acesso a uma conexão 3G no mínimo, para garantir o sinal. 

Assim, você terá acesso ao trajeto que foi realizado por seu motorista impossibilitando possíveis fraudes, desvio de cargas e eventuais roubos. O valor para adquirir a tecnologia das câmeras embarcadas é baixíssimos toda vez que revisamos sua relação custo-benefício.

 

Sensores de pneus

Graças a toda tecnologia desenvolvida para as frotas é possível acompanhar o desempenho não só dos veículos, mas dos seus pneus também. 

O mais interessante que tudo isso é feito de forma online através de dispositivos acoplados em cada uma das rodas.

Com isso, é possível acompanhar o desempenho de cada pneu avaliando sua pressão, rotação e temperatura. Após todas essas informações o processo de tomada de decisões é muito mais simples de ser feito. Evitando assim, imprevistos durante a viagem ou desgastes que coloquem em risco a segurança do motorista.

Vale ressaltar que os sensores podem ser utilizados em cada qualquer marca de pneu, além disso, é possível extrair relatórios de eficiência e consumo. 

Todas as inovações tecnologias apresentadas prometem revolucionar o mercado nos próximos anos seja por questões de segurança ao motorista, eficiência dos motores ou redução de custos na frota de veículos.

 

A tecnologia para frotas é uma grande aliada da gestão 

A tecnologia para frotas é uma tendência e que veio para ficar, portanto, se você é gestor de frotas permanece com seus olhos bem abertos para esse assunto. Do contrário, sua empresa perderá competitividade no mercado e você deseja justamente o oposto disso.

Deseja dar um passo na frente da concorrência e utilizar a tecnologia para frotas em seu favor? Confira o que a Sofit pode fazer pela sua empresa. Agende um teste gratuito da nossa ferramenta e surpreenda-se!