Gestão de Frota e Inovação: muito além dos carros elétricos

É imperativo para todos os gestores: gestão de frota e inovação devem caminhar juntos. É dessa forma que grandes empresas conseguem a excelência no gerenciamento, sempre se adaptando, analisando dados e aderindo recursos cada vez mais modernos.

Mas até onde a inovação por inovação impacta diretamente no desempenho da sua frota de veículos. Será que inovar está diretamente ligado a uma economia real, mesmo que em médio e longo prazo?

Neste artigo, vamos discutir os mitos e verdades relacionados com a gestão de frota e inovação. Continue lendo para saber mais!

Gestão de Frota e Inovação: o que realmente significa?

O setor de gestão de frota está passando por um período de transformação sem precedentes. Com o advento do telefone celular certamente ninguém mais consegue trabalhar desconectado. 

O senso de urgência, provavelmente vai continuar a permear todos os setores. Dessa forma e com o surgimento da nuvem e do big data, a gestão de frota deve convergir sempre para o compartilhamento de informações com foco no cliente.

Porém, antes de discorrer sobre o tema “inovação”, é preciso centrar a nossa análise nos processos de inovação.

É preciso entender que quando falamos de gestão de frota e inovação não estamos nos referindo de forma isolada aos veículos elétricos, integração de dados, mobilidade sustentável ou sistemas de última geração.

Afinal, inovar, no sentido amplo da palavra, quando está enquadrada no gerenciamento, representa a sua capacidade de implementar ideias que tragam benefícios para a empresa ou para a sociedade de forma contínua.

É preciso, então, abandonar e desapegar de velhos hábitos!

Exemplos de Inovação na Gestão de Frota que deverão ser vistos em um futuro próximo

Avaliação dos esforços para redução de carbono 

A mobilidade sustentável é a palavra da vez para gestores de frota. Dito isto, alguns dos sistemas telemáticos mais recentes incentivam uma condução mais ecológica e mostram exatamente quanto carbono você usou / economizou em cada jornada. 

É possível também quantificar seu impacto no meio ambiente e destacar as medidas que você está implementando para reduzi-lo. Boas notícias para empresas com visão de futuro, não é mesmo?

Gamificação na Gestão de Frota

Outra frente bastante divulgada quando se fala em Gestão de Frota e Inovação é a Gamificação. Empresas de vários setores estão adotando esse processo como uma maneira de envolver, motivar e reter motoristas. 

As frotas podem tirar proveito dos aplicativos de gamificação para alcançar os objetivos da empresa. 

Os placares e medalhas incentivam a competição amigável entre os condutores, enquanto os gerentes podem aproveitar os relatórios de tendências semanais e trimestrais. 

Só tome cuidado para que a velocidade média dos veículos não seja, sob hipótese alguma, um item a ser considerado para o seu processo de bonificação.

Veículos autônomos

Empresas de tecnologia como a Apple e Google estão desenvolvendo veículos autônomos, enquanto montadoras tradicionais como BMW e Ford estão integrando mais tecnologia em seus carros. 

Sendo assim, o transporte de passageiros está se transformando de várias maneiras.

Sabe o que isso significa? 

Que, provavelmente, em um futuro não muito distante, os proprietários de carros particulares poderão permitir que seus veículos autônomos levem passageiros quando não estiverem dirigindo, convertendo o carro em um novo fluxo de receita, por exemplo.

Acesso ao seu trabalho – a qualquer hora, em qualquer lugar 

Pense em quantas coisas você pode fazer através do seu smartphone. Pedir um lanche, reservar vôos, fazer uma compra. Por que você não deveria gerenciar sua frota também? 

Os melhores sistemas de gestão de frota seguem o caminho do mobile e permitem acessar seus dados em smartphones em tempo integral. Desde que você esteja conectado à internet.

Um Exemplo de Gestão de Frota e Inovação na Prática

O mercado da inovação não é promissor para aqueles que desejam se arriscar e colher resultados em um futuro bem próximo. É o caso da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi).

O objetivo é agressivo. A ideia é que o veículo elétrico deixe de ser um produto de nicho e que invada definitivamente o mercado de carros mais populares.

Essa é a primeira associação de veículos elétricos e híbridos do país e o seu objetivo colabora com a tendência da mobilidade sustentável.

A ABVEi luta por mais infraestrutura. Como a implantação de mais pontos de recargas, eletropostos e, também, vagas de estacionamento com recargas no país.

Com o apoio da iniciativa pública e privada, essa idéia tende a crescer e ganhar novos adeptos.

E você? O que acha do conceito de mobilidade sustentável e como a gestão de frota e inovação caminham na sua empresa atualmente?

A Sofit colabora com processos de inovação!

Nós da Sofit incentivamos gestores de frota a buscarem melhorias para os seus processos internos e gestão. As nossas soluções estão em constante desenvolvimento para atender às novas demandas do mercado.

Além disso, a empresa está presente nas rodas de discussão e eventos sobre mobilidade e inovação pelo Brasil. Nossa última participação, foi no WTW19!

Gostou do nosso artigo sobre gestão de frota e inovação? Então, compartilhe este conteúdo e lembre-se, estaremos sempre por aqui, prontos para esclarecer qualquer dúvida!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.