Logística de transporte com planejamento

As viagens de curta ou de longa distância são a realidade dos gestores de frotas, que têm como objetivo principal otimizar a logística de transportes. Para que isso seja viável, o caminho tem nome: planejamento de viagens.

É somente com a organização, estruturação e planejamento de todas as etapas da viagem que é possível alcançar uma entrega de qualidade, sem atrasos e com menores custos. Confira mais informações importantes!

Para isso, é bastante conveniente dar atenção a cinco elementos principais: a rota, o tempo, a manutenção, a documentação e o monitoramento. Quer aplicar essa ideia em sua frota e na logística? Então baixe este e-book e veja como fazer um planejamento de viagens impecável.

Planejamento da Rota

O planejamento da rota é uma etapa crucial para evitar desperdício de recursos e também para favorecer a segurança e a efetividade logística. Para uma viagem, o planejamento começa com a identificação da melhor rota existente. Para isso, é preciso levar em consideração questões como:

  • Autonomia do caminhão
  • Postos Conveniados
  • Adiantamento de Viagem
  • Segurança

A logística e o tempo

A organização de viagens também deve levar em consideração o tempo, de modo a otimizar a entrega. Você sabe dizer quais são os principais fatores que podem retardar o tempo de uma viagem?

Cuidados com a manutenção

Há componentes que necessariamente precisam estar em boas condições em um momento pré-viagem. Você saberia quais são e suas devidas importâncias?

A documentação também é um fator importante

É estritamente necessário que os veículos que sairão para uma entrega ou viagem estejam com toda a documentação em dia. Você tem controle de todos os documentos requisitados para o caminhão poder pegar a estrada?

Monitoramento da frota

Quando o caminhão chega ao seu destino final, várias são as medidas a serem tomadas com o veículo por prevenção. Você tem todas elas em mente?

Se você não tem alguma ou todas essas respostas, a leitura do nosso novo material sobre “Logística do transporte: planejamento de viagens” é indispensável!

baixar material