Basta ler alguns dos posts em nosso Blog, ou alguns de nossos Materiais Educativos para você perceber as inúmeras maneiras pelas quais a Gestão de Frotas pode diminuir os gastos de sua empresa.
No post de hoje, vamos tratar de outro tipo de redução que também é muito importante para sua empresa. Diminuir os riscos de acidentes é importante para a segurança dos motoristas, da operação como um todo e também para proteger a imagem da empresa. Afinal, ter o nome da organização envolvido em acidentes não é uma boa forma de divulgar sua marca.
Para evitar que isso aconteça e trazer mais segurança para sua frota, confira a seguir três formas de reduzir acidentes por meio da Gestão de Frotas:
 1. VeÃculos com manutenção em dia são mais seguros
Manter os veÃculos em dia é imprescindÃvel para a segurança de suas operações. Por meio da Gestão de Frotas, é possÃvel realizar um controle eficiente dos serviços mecânicos já realizados e, através do histórico, identificar necessidades de consertos antes que eles se tornem um problema de segurança. Sem a Gestão de Frotas, não há acompanhamento dos serviços realizados e, assim, não é possÃvel controlar e antecipar as manutenções necessárias para que o veÃculo rode com segurança.
Confira todas as nossas dicas sobre Manutenção Preventiva e saiba mais sobre como ela contribui para a segurança de sua frota.
- Os 7 erros na Gestão da Manutenção de Frotas
- [e-book] Como cuidar da manutenção preventiva na gestão de frotas – na teoria e na prática
- 5 grandes motivos para fazer a manutenção preventiva da sua frota
- Infográfico sobre Manutenção Preventiva de VeÃculos
 2. Motoristas bem informados são mais conscientes
Eles são os guardiões da frota. São os principais responsáveis pelos veÃculos quando eles saem da empresa. Por isso, é fundamental para a segurança das operações que os motoristas estejam bem treinados e informados sobre o veÃculo. Como a Gestão de Frotas contribui para isso? De duas formas:
- Primeiro, porque, com o acompanhamento das atividades de cada motorista, é possÃvel identificar as falhas deles e, a partir disso, saber qual tipo de treinamento eles precisam. Pode ser, por exemplo, que um determinado motorista esteja rodando em alta velocidade e isso está gerando muitas multas. Isso só é possÃvel de identificar a partir de uma Gestão de Frota eficiente, que permita o registro de todas as atividades e ocorrências com a indicação de cada caminhão e cada motorista. Assim, o gestor pode orientar os motoristas de acordo com as suas dificuldades especÃficas.
- Além disso, a Gestão de Frotas contribui para a segurança das operações porque permite manter um histórico sobre os veÃculos. Dessa forma, mesmo que o motorista nunca tenha rodado com aquele veÃculo antes, por meio das informações da Gestão de Frota, ele poderá saber quais os tipos de manutenção que o veÃculo já teve, qual a média que ele roda por litro etc. Esse conhecimento dá segurança para o motorista rodar com o veÃculo de forma confiante e consciente.
Confira também nossas dicas sobre Gestão de Frotas relacionada aos motoristas:
- Que cuidados o gestor de frota deve ter com motoristas que levam o veÃculo para casa
- [e-book] Como fazer dos motoristas aliados na gestão de frotas
3. Definição estratégica de rotas evita atrasos
Trânsito intenso, congestionamentos e estradas em más condições podem causar atrasos nas operações. Ao enfrentar esse tipo de situação, na ânsia por cumprir o prazo, muitas vezes os motoristas acabam se arriscando, pegando rotas alternativas desconhecidas (e, às vezes, com alto risco de assaltos e/ou acidentes) e andando em alta velocidade. Por isso, a escolha de rota ideal, bem como a definição correta dos prazos, são questões fundamentais não só para a eficiência como também para sua segurança das operações.
A Gestão de Frotas possibilita que o gestor possa ter um histórico de atividades em cada uma das rotas utilizadas, sabendo quais são os dias e horários de picos em cada uma delas, quais são mais eficientes, quais pontos o motorista deve evitar e quais estradas estão em melhores condições. Com todas essas informações, é possÃvel definir a rota e o prazo de forma estratégica, utilizando os melhores caminhos levando em conta não só a boa performance mas principalmente a segurança da operação.
Esperamos que essas três dicas simples, mas muito importantes, possam ajudar a deixar sua Gestão de Frotas ainda mais eficiente, refletindo em mais resultados e também mais segurança nas atividades de sua empresa.
Os comentários estão fechados.