acidentes de transito

Basta ler alguns dos posts em nosso Blog, ou alguns de nossos Materiais Educativos para você perceber as inúmeras maneiras pelas quais a Gestão de Frotas pode diminuir os gastos de sua empresa.

No post de hoje, vamos tratar de outro tipo de redução que também é muito importante para sua empresa. Diminuir os riscos de acidentes é importante para a segurança dos motoristas, da operação como um todo e também para proteger a imagem da empresa. Afinal, ter o nome da organização envolvido em acidentes não é uma boa forma de divulgar sua marca.

Para evitar que isso aconteça e trazer mais segurança para sua frota, confira a seguir três formas de reduzir acidentes por meio da Gestão de Frotas:

 1. Veículos com manutenção em dia são mais seguros

Manter os veículos em dia é imprescindível para a segurança de suas operações. Por meio da Gestão de Frotas, é possível realizar um controle eficiente dos serviços mecânicos já realizados e, através do histórico, identificar necessidades de consertos antes que eles se tornem um problema de segurança. Sem a Gestão de Frotas, não há acompanhamento dos serviços realizados e, assim, não é possível controlar e antecipar as manutenções necessárias para que o veículo rode com segurança.

Confira todas as nossas dicas sobre Manutenção Preventiva e saiba mais sobre como ela contribui para a segurança de sua frota.

 2. Motoristas bem informados são mais conscientes

Eles são os guardiões da frota. São os principais responsáveis pelos veículos quando eles saem da empresa. Por isso, é fundamental para a segurança das operações que os motoristas estejam bem treinados e informados sobre o veículo. Como a Gestão de Frotas contribui para isso? De duas formas:

  • Primeiro, porque, com o acompanhamento das atividades de cada motorista, é possível identificar as falhas deles e, a partir disso, saber qual tipo de treinamento eles precisam. Pode ser, por exemplo, que um determinado motorista esteja rodando em alta velocidade e isso está gerando muitas multas. Isso só é possível de identificar a partir de uma Gestão de Frota eficiente, que permita o registro de todas as atividades e ocorrências com a indicação de cada caminhão e cada motorista. Assim, o gestor pode orientar os motoristas de acordo com as suas dificuldades específicas.
  • Além disso, a Gestão de Frotas contribui para a segurança das operações porque permite manter um histórico sobre os veículos. Dessa forma, mesmo que o motorista nunca tenha rodado com aquele veículo antes, por meio das informações da Gestão de Frota, ele poderá saber quais os tipos de manutenção que o veículo já teve, qual a média que ele roda por litro etc. Esse conhecimento dá segurança para o motorista rodar com o veículo de forma confiante e consciente.

Confira também nossas dicas sobre Gestão de Frotas relacionada aos motoristas:

3. Definição estratégica de rotas evita atrasos

Trânsito intenso, congestionamentos e estradas em más condições podem causar atrasos nas operações. Ao enfrentar esse tipo de situação, na ânsia por cumprir o prazo, muitas vezes os motoristas acabam se arriscando, pegando rotas alternativas desconhecidas (e, às vezes, com alto risco de assaltos e/ou acidentes) e andando em alta velocidade. Por isso, a escolha de rota ideal, bem como a definição correta dos prazos, são questões fundamentais não só para a eficiência como também para sua segurança das operações.

A Gestão de Frotas possibilita que o gestor possa ter um histórico de atividades em cada uma das rotas utilizadas, sabendo quais são os dias e horários de picos em cada uma delas, quais são mais eficientes, quais pontos o motorista deve evitar e quais estradas estão em melhores condições. Com todas essas informações, é possível definir a rota e o prazo de forma estratégica, utilizando os melhores caminhos levando em conta não só a boa performance mas principalmente a segurança da operação.

Esperamos que essas três dicas simples, mas muito importantes, possam ajudar a deixar sua Gestão de Frotas ainda mais eficiente, refletindo em mais resultados e também mais segurança nas atividades de sua empresa.

 

1 responder

Os comentários estão fechados.