Entenda o conceito da Pirâmide de Frank Bird na Gestão de Frotas

A pirâmide de Bird é uma ferramenta que ajuda o gestor de frotas a avaliar riscos, criando condições mais seguras para o trabalho dos condutores.

Este método é muito utilizado pela área de segurança do trabalho, justamente por colocar uma luz em pequenas falhas nos processos que podem prejudicar a segurança da sua frota.

Além disso, ao trazê-la para as suas análises, você ganha uma importante aliada na sua gestão por indicadores.

Portanto, neste artigo, vamos falar como aplicar a metodologia da pirâmide de Bird da gestão da sua frota. Vamos lá?

O que é a pirâmide de Frank Bird?

A pirâmide de Bird ou “Frank Bird” tem este nome porque foi desenvolvida ainda nos anos 60 pelo engenheiro americano Frank Bird, após avaliar mais de 2 milhões de acidentes em 297 empresas.

A pesquisa, baseada em outra metodologia dos anos 30, a “Relação de Heinrich”, tinha como objetivo auxiliar os gestores a garantir melhores condições de trabalho por meio da segurança. 

Para isso, o engenheiro conduziu uma avaliação chamada “damage control”, ou controle de danos, conversando com diversos gestores.

Este trabalho, que continuou por mais de trinta anos, identificou fatores causais de acidentes industriais, incluindo “atos inseguros de pessoas” e “condições mecânicas ou físicas inseguras”.

Depois disso, e após cruzar dados sobre incidentes, o engenheiro chegou à proporção 1:10:30:600 que encadeia desde acidentes simples até os maiores, numa lógica proporcional.

Na prática,  funciona assim:

Vamos supor que você esteja enfrentando um desafio junto aos motoristas da sua frota. 

Os dados mostram que os comportamentos de risco ao volante estão subindo de  maneira alarmante. Os colaboradores falam ao celular, enviam mensagens de texto e trabalham com sono.

Essa é a base da pirâmide. 

Quando esses comportamentos acontecem de forma constante, tendem a gerar pequenos incidentes, que geram acidentes sem afastamento. 

E esses, por sua vez, podem gerar acidentes com afastamento que, por ventura, podem levar a acidentes fatais.

Portanto, trata-se de uma metodologia que propõe uma análise da sequência que leva até os acidentes laborais

Qual a importância da Pirâmide de Bird na gestão de frotas?

A pirâmide de Bird é uma importante ferramenta para a gestão de frotas, pois ao lançar uma luz sobre incidentes aparentemente sem importância, auxilia a evitar acidentes maiores, colaborando com a segurança no trânsito.

Além disso, esse método também auxilia a reduzir custos com multas e com a manutenção da integridade dos colaboradores, evitando processos judiciais.

E uma das suas principais missões como gestor de frotas é justamente garantir a segurança dos seus motoristas.

Portanto, a adoção de um modelo com base na análise de indicadores, como a Pirâmide de Frank Bird, pode ser um passo que mudará para sempre a sua gestão. 

GESTÃO DE FROTAS PARA LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS: ENTENDA OS DESAFIOS DO SETOR!

Vantagens de utilizar a Pirâmide de Frank Bird como ferramenta de gestão

Coordenar motoristas nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que gestores de frota experientes podem enfrentar resistência ao tentar implementar uma cultura de prevenção de riscos, por exemplo.

Isso acontece porque alguns hábitos não são compreendidos como equivocados,  visto que não geram acidentes ou prejuízos para a sua empresa.

Entretanto, o estudo de Frank toca exatamente neste assunto.

Através da Pirâmide de Bird, aprendemos que a sequência é que leva ao acidente de trabalho e você pode mostrar isso de forma visual aos seus motoristas.

A seguir, confira algumas outras oportunidades que você encontra ao utilizar a pirâmide de Frank Bird na sua gestão de frotas.

1. Gestão Consideravelmente Mais Segura

O gerenciamento de frotas através da análise de indicadores têm sido o “pulo do gato” de muitos gestores de frota pelo Brasil e no mundo.

Enquanto a sua empresa estabelece processos de melhorias através da geração de dados, além de tornar a sua frota mais segura, ela está sendo disruptiva. 

Está saindo do status quo, atuando de forma preventiva. Isso abre espaço para o crescimento exponencial. 

2. Identificação de Comportamentos de Risco

A utilização de indicadores para a tomada de decisão requer a identificação de comportamentos de risco através da coleta de dados.

Por isso a pirâmide vai te ajudar a entender, de forma visual, como esses comportamentos podem se tornar problemas maiores. 

3. Melhoria Contínua da Conduta dos Colaboradores

Com a Pirâmide de Bird, você pode agir de forma assertiva na gestão dos seus motoristas mais problemáticos. 

Ao atrelar o método com ferramentas como a telemetria e análise do perfil dos condutores, por exemplo, é possível transformar os dados em ações efetivas, direcionadas para grupos focais.

4. Economia nos Processos de Manutenção 

Contudo, não é só na gestão de riscos que a Pirâmide de Bird faz sentido.

Os processos de manutenção preventiva da sua frota podem contar com essa ferramenta de gestão, a fim de detectar os problemas e solucioná-los antes que algo mais grave aconteça.

Como adotar essa ferramenta ao seu modelo de gestão?

Para aplicar este modelo de gestão na frota, a dica é agir de forma gradual envolvendo os colaboradores em todo o processo.

Então não basta apenas comunicar a adoção da análise por indicadores para toda a companhia. 

É preciso informar os objetivos das mudanças desde a fase inicial do projeto, mostrando como as pequenas falhas na segurança da frota podem, em médio e longo prazo, desencadear acidentes maiores.

Como gestor, o seu dever, enfim, é engajar e motivar os seus colaboradores. Nenhum modelo de gestão é eficaz sem a participação de todos.

O Sofit colabora com a sua gestão por indicadores

Com a análise de riscos está no centro das discussões sobre mobilidade, atuar de forma preventiva é imperativo.

Ao identificar comportamentos de risco antes deles representarem maiores riscos para a segurança da sua frota, você pode mitigá-los com maior facilidade.

É justamente isso que o Sofit oferece para a sua gestão. Uma ferramenta simples e intuitiva com dados de telemetria para você acompanhar o comportamento ao volante dos motoristas em tempo real.

Assim, é possível ter dados para aplicar em ferramentas como a pirâmide de Bird, evitar acidentes e salvar vidas

 

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.