Integração de dados na gestão de frotas: entenda a importância!

Você sabe o quão importante é a integração de dados na gestão de frotas? Gestores que desejam estabelecer uma estratégia de gerenciamento de frota ou decidir mudar para um novo provedor, devem procurar por uma solução que se integre às suas tecnologias e demandas atuais.

Integrações significam um retorno muito mais rápido de informações, tomada de decisões estratégicas e, consequentemente, um maior retorno sobre o seu investimento.

É por isso que a integração de dados da gestão de frotas é um assunto que deve estar sempre em pauta na sua empresa. Confira o nosso artigo de hoje e entenda mais sobre o tema!

Integração de dados na gestão de frotas, o que realmente significa?

Como gestor de frotas, você lida diariamente com dados. Possivelmente você deve acompanhar processos e procedimentos tais como:

  • Dados de entrada e saída de veículos; 
  • Monitora entregas e abastecimentos; 
  • Verifica a ocorrência de multas
  • Confirma os dados dos seus motoristas, além de outras coisas. 

Presume-se que você faça isso diariamente, com a utilização de um sistema de gestão de frotas, ou até mesmo de planilhas e que nem sempre tem todos os dados em um só lugar.

A integração de dados na gestão de frotas é justamente isso, a disposição de dados estratégicos da sua frota centralizados e sempre à sua disposição quando necessário.

Qual a importância de ter dados integrados?

Pense nos dados fornecidos pela sua frota como uma pedra preciosa bruta. 

Quando devidamente lapidados eles passam a possuir um valor inestimável para a receita e gestão da sua empresa.

Mas alavancar todo o potencial dos dados da sua frota pode ser uma tarefa enorme. Você pode sim  obter uma vantagem competitiva integrando dados em tempo real de praticamente qualquer fonte quando escolhe um sistema que permite toda essa integração.

Hoje em dia, qualquer empresa que deseja obter um crescimento exponencial conta com dados integrados, pois, além de outras vantagens, a integração permite:

  • Tomar decisões estratégicas com mais assertividade e agilidade;
  • Evitar com que erros e desperdícios de rotina continuem a ocorrer;
  • Descobrir falhas e gargalos no seu processo e corrigi-los;
  • Verificar onde a sua empresa está gastando mais do que o necessário.

Quais os erros dos gestores ao estabelecer uma gestão de frotas integrada?

Entre os principais erros cometidos pelos gestores na gestão de frotas, é comum que o mau manejo dos dados da frota esteja entre eles.

Gestores mais “tradicionais” acabam deixando a inovação de lado e, assim, regularmente, insistem em manter e acompanhar dados com o auxílio de planilhas, por exemplo.

Já que, estamos vivendo uma revolução no que diz respeito à gestão, armazenamento e integração de dados e isso deve, então, ser aplicado também na gestão de frotas, não acha?

Toda a complexidade de operações de sua frota não devem estar dispostas em uma pilha de planilhas de excel. Isso é um erro que podem desencadear problemas, assim, como a omissão de um dado importante e o desperdício de recursos.

Por que dados integrados facilitam a análise?

Você deve perceber que o seu tempo como gestor de frotas é precioso. Por isso, pense bem antes de investí-lo na construção de informações de forma manual (realizando registros e inserindo dados em planilhas, por exemplo).

Concentre-se na análise dos dados!

Mas você só vai conseguir cumprir essa missão caso estabeleça uma cultura de integração de dados na gestão de frotas.

A prática de integrar dados de telemetria, pedágio, locadoras, manutenções entre outros, tudo num só lugar, colabora com o conceito de gestão 2.0. Onde todos os dados da frota estão integrados e ao alcance do gestor.

Os desafios da integração de dados na gestão de frotas

Muitas empresas fazem uso de sistemas de gerenciamento de frota há poucos anos. Antes disso, utilizavam apenas planilhas. Se você é uma delas, ainda pode estar tentando entender toda a complexidade que vêm com a tecnologia. 

Mas é provável que reconheça a riqueza de oportunidades nos dados do gerenciamento de frota!

Um desafio que muitos gestores de frota enfrentam é uma quantidade de dados gerados pelos sistemas. 

Afinal, o que fazer com eles?

Uma frota pode gerar milhões de dados, é fato. E, muitas, vezes, o acesso a uma quantidade grande de dados pode até dificultar a identificação de problemas que impulsionam os custos, por exemplo.

Outro desafio é saber como usar os dados para efetuar uma mudança real em nível organizacional. Uma coisa é reconhecer a importância dos dados para uma empresa… outra é saber usá-la para melhorar as operações. 

Todos esses desafios são “problemas bons” de se enfrentar. Afinal, se a sua empresa já tem acessos a dados estratégicos, significa que possui dados integrados.

Quais dados precisam ser integrados e analisados?

Alguns dados que aparentam ser simples podem ser integrados para que você identifique padrões, gargalos e otimize os seus processos. Eles incluem comportamentos de motorista, manutenção de veículos e consumo de combustível. 

Perceba que são dados facilmente disponíveis, mas que, quando integrados, podem fornecer informações suficientes para:

Outros dados que podem ser vitais para sua organização incluem:

  • Custo por quilômetro rodado;
  • Frequência da Manutenção Preventiva;
  • Tempo ocioso;
  • Tempo estimado de chegada.

Como escolher uma solução para a integração de dados na gestão de frotas?

Uma plataforma de gestão de frotas pode ser a sua principal parceira de integração e análise de dados da sua frota. Busque uma ferramenta compatível com a integração de dados que você precisa analisar para gerir a sua frota de forma estratégica.

Lembre-se de que uma solução centralizada, ou seja, que se integra facilmente com outros softwares e sistemas, ajuda a simplificar a sua rotina diária. 

Em muitas organizações, gerentes de frota controlam custos e maximizam a rentabilidade. Fazer isso com o auxílio de uma ferramenta de gestão de frotas pode trazer resultados incríveis para a sua organização.

O que achou do nosso artigo sobre integração de dados na gestão de frotas? A sua ferramenta de gestão possibilita fazer tudo isso? O que acha de conversar com um dos nossos consultores e testar grátis a solução que a Sofit já oferece a vários gestores de frota do Brasil? Agende já a sua demonstração!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.