carro para frota

Gerenciar uma frota de veículos é um trabalho que exige planejamento e cuidado. Além de lidar com todas as questões relacionadas à manutenção dos automóveis e a gestão dos motoristas, é preciso estar atento para realizar a decisão certa na hora da escolha do modelo de veículo. Pensando nisso, mostraremos aqui o que levar em consideração na hora de escolher o melhor carro para frota.

Seja na primeira compra, em um momento de expansão ou na substituição de unidades já desgastadas, é fundamental levar em conta algumas questões para tomar a decisão correta.  Confira!

 

Verifique onde o carro para frota vai rodar

Por mais que o fator preço seja sempre importante para lidar com ativos da empresa, é preciso ter cuidado para não ignorar os prós e contras da escolha. A relação custo x benefício deve guiar esse processo de compra. Por isso, em primeiro lugar, é importante ter em mente quais os lugares onde o veículo vai rodar.

Centro da cidade? Rodovias? Um pouco de cada?

Essas questões são importantes, pois ajudam a decidir se vale a pena focar no consumo de combustível com durabilidade das peças.

Um carro para frota rodar muito na cidade deve ser mais resistente, pois o terreno exige mais de sua parte mecânica. Por outro lado, nas rodovias, pode ser possível reduzir os custos com um carro mais econômico.

 

Avalie a finalidade do carro para frota

A função da frota é essencial para que seu rendimento esteja dentro do esperado. Se o foco principal é transporte de produtos ou materiais em geral, é importante avaliar características de tamanho, por exemplo. Uma picape, em vez de um carro com bagageiro comum, pode ser uma boa escolha em alguns casos.

Entretanto, pode ser que a finalidade seja o transporte de funcionários da empresa ou de clientes. Nesse caso, é fundamental investir em conforto e espaço interno, para que o traslado seja mais tranquilo e suave. Carros do tipo sedã são mais indicados para essa situação, já que possuem um porta-malas espaçoso e mais conforto para os passageiros.

Fique atento a questões de segurança

A segurança do motorista e dos possíveis passageiros deve ser uma prioridade para qualquer frota. Afinal, trata-se de uma atividade que coloca em risco a vida de quem está no veículo.

Não é preciso dizer o tamanho do prejuízo que um acidente causa para uma empresa, desde o atraso no serviço até os custos de manutenção.

Por isso, é importante garantir, no mínimo, alguns itens de segurança básicos, começando pelo air bag. Esse sistema de segurança pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa.

Infelizmente, acidentes acontecem e motoristas profissionais são os que passam mais tempo no trânsito, sendo assim, os que mais estão expostos a esse risco.

Freios ABS são outro grande diferencial. Em um momento de risco, eles possibilitam a parada muito mais segura do veículo. Além disso, oferecem um desempenho muito mais econômico no dia a dia, já que o sistema inteligente não deixa que o freio seja sobrecarregado, e nem que os pneus sejam excessivamente desgastados.

 

Custos de manutenção

Tendo essas questões em mente, você pode pensar em algumas opções de veículo. Então, é hora de fazer uma pesquisa de mercado para verificar qual deles tem a menor depreciação com o tempo. Excesso de manutenção, quebras previstas e defeitos repetitivos são fatores negativos que você deve evitar.

Outro ponto importante é comparar os preços de seguro para empresas. De nada adianta economizar na compra e gastar bem mais no seguro.

Com essas dicas, a escolha do melhor carro para frota deve ter deixado de ser um grande desafio, certo? Faça uma análise das opções de mercado e veja qual deles se encaixa melhor nas necessidades específicas de sua empresa!

Quer mais dicas? Então veja como dimensionar sua frota!