7 competências Essenciais do gestor de frota

7 competências essenciais do Gestor de Frotas

Por mais que sistemas modernos para gestão de frota sejam práticos de serem usados, sozinhos, eles não garantem uma boa gestão de frota. Afinal, precisam ser utilizados por profissionais qualificados para apresentar resultados satisfatórios. Por isso, o gestor de frota é fundamental.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre as responsabilidades desse profissional e quais são as competências essenciais para exercer a função com excelência. Confira!

Quem é o gestor de frotas?

O gestor de frotas é o responsável por administrar toda a estrutura relacionada à frota da empresa. Ele é o responsável por toda a gestão dos profissionais e dos fornecedores envolvidos nas operações. Além disso, analisa, controla e planeja os gastos dos veículos e faz o controle da manutenção e da eficiência da frota. Ou seja, o gestor de frotas é fundamental para o bom desempenho dos veículos como um todo.

Quais são as competências essenciais do gestor de frotas?

1. Organização

A organização é um ponto fundamental na rotina de controle dos processos e gestão de frotas. O profissional está o tempo todo em contato com diversos fluxos de trabalho, lidando com manuais e regras, além de ter que acompanhar cada detalhe da operação.

Cabe a ele dimensionar as especificações e o tamanho da frota, também como os tipos de veículos necessários, determinar regras, controlar custos e criar uma rotina de manutenções dos caminhões.

Para que as atividades não fujam do controle, a habilidade de organizar todos os processos, acompanhamentos e informações é indispensável para a função.

2. Domínio dos processos

Um bom gestor de frotas deve ter uma visão analítica dos processos que influenciam os resultados da área — mesmo que esses fluxos de trabalho sejam de outro setor. Isso é necessário para compreender todos os aspectos que podem afetar o alcance dos objetivos e, assim, conseguir tomar decisões mais assertivas.

3. Capacidade de planejamento

Outra característica importante é a habilidade de planejar ações em curto, médio e longo prazo. Para isso, deve-se conhecer o histórico dos resultados, saber analisar e interpretar KPIs e obter informações sobre cada processo da gestão de frotas.

A partir disso, consegue-se definir cada passo da equipe, planejar novas estratégias, definir ações de redução de custos e direcionar outras questões importantes — como o controle de manutenções, o planejamento de rota e o gasto com combustível.

4. Foco em resultados

Também se espera que um bom gestor de frota tenha o foco nos resultados. O objetivo é sempre otimizar o desempenho da área e, principalmente, oferecer soluções que ajudem a reduzir os custos.

5. Liderança

Além de todos os aspectos relacionados aos processos, também se espera que o gestor tenha habilidades de liderança, visto que ele coordena o trabalho das equipes e, de certa forma, é responsável pelo resultado dos seus liderados. Assim, o ideal é construir um bom relacionamento com os colaboradores, conquistando mais eficiência, produtividade e agilidade. Porém, o gestor deve lembrar de ser um exemplo para o seu time.

6. Capacidade de motivar e desenvolver a equipe

Além de construir um bom relacionamento com os colaboradores, o gestor de frota deve se lembrar sempre de manter a equipe motivada, o que ajuda a garantir um índice mais alto de produtividade, tornando as pessoas mais engajadas com os objetivos propostos.

Também deve se preocupar com o desenvolvimento da equipe, o que implica oferecer treinamentos, cursos, entre outros recursos que ajudam a tornar os profissionais mais capacitados e com o sentimento de reconhecimento (que contribui para aumentar a satisfação com a empresa).

7. Conhecimento de mercado

Além de dominar os processos dentro da empresa, um bom gestor também procura conhecer as mudanças e atualizações que acontecem no mercado. Assim, ele sempre está por dentro de novas tendências, modificações nas leis e outras situações que podem influenciar no trabalho e nos resultados da área.

A eficiência da logística depende de um bom trabalho do gestor de frotas. Para isso, além de contar com tecnologias e ferramentas que ajudem a potencializar a execução dos processos, é necessário contar com profissionais qualificados e bem capacitados.

Gostou do post de hoje? Quer se aprofundar melhor nessas competências? Então, aproveite e baixe nosso e-book completo sobre as 7 competências essenciais de um gestor de frotas!

Gestor de frota: 7 competências essenciais ebook

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.