Como calcular a depreciação de veículos da sua frota?

Como calcular a depreciação de um veículo na sua frota?

A depreciação de veículos é, com certeza, uma dor de cabeça para todo gestor de frotas, não é mesmo? 

Apesar deste ser um custo inevitável, existem algumas maneiras de lidar com ele e até mesmo reduzi-lo significativamente.

Primeiro, é preciso dar a devida importância a esse indicador, presente em qualquer tipo de frota corporativa. Segundo, é necessário pensar na depreciação como um fator causador de vários outros custos, como de manutenção e até mesmo segurança.

Foi pensando nisso que criamos este artigo. Nele, você vai aprender a calcular a depreciação para que os seus veículos não percam valor de revenda. Acompanhe! 

O que é a depreciação de veículos?

A depreciação pode ser definida como a desvalorização de preço de mercado do veículo assim que você o adquire, definida pela expectativa de desgaste e pelo ano do modelo.

Na gestão de frotas, o cálculo contábil da depreciação de veículos abrange uma despesa fixa de uma empresa de transporte. 

Assim, não há como fugir dela, esse é um tipo de custo que existe independente da quantidade de serviços prestados pela sua empresa.

Além disso, os custos com a depreciação garantem a qualidade da sua frota e consequentemente do serviço prestado pela sua empresa.

Seja você um gestor de frotas de uma empresa já consolidada ou coordenador de uma empresa de transporte nova no mercado, uma hora você precisa adquirir veículos zero quilômetro para a sua frota.

Isso é um investimento necessário.

Com o tempo, esses veículos vão perdendo o valor de mercado tanto pelo desgaste natural, como pela própria ação do tempo, que vai tornando a sua frota obsoleta, na medida em que novas tecnologias vão surgindo. 

Que tipo de empresas de transporte são afetadas?

 O custo com depreciação de veículos atinge principalmente as empresas que contam com frotas próprias, como algumas transportadoras, indústrias e distribuidoras, por exemplo.

Uma alternativa para reduzir os custos é a terceirização da frota, medida adotada por algumas empresas de transporte. Mas tudo vai depender do seu modelo de negócios e também da sua habilidade com as finanças.

Como dissemos, apesar de ser um custo fixo e inevitável, empresas de transporte podem sim, reduzi-lo, basta seguir um planejamento adequado. 

O que causa a depreciação de veículos?

As causas da depreciação de veículos envolvem uma série de fatores que serão listados adiante.

Se considerarmos que a partir da saída da concessionária, um veículo já perde cerca de 20% do seu valor, logo percebemos que a depreciação é uma taxa que não deve ser desconsiderada.

Segundo as taxas atuais, um veículo pode se depreciar em mais de 20% após apenas um ano. 

Dessa forma, o carro continuará a se depreciar a uma taxa de cerca de 10% ao ano pelos próximos quatro anos. 

Ao final de cinco anos de propriedade, você está analisando a possibilidade de seu veículo valer cerca de 40% do preço que você pagou originalmente por ele.

Além disso, conforme a Instrução Normativa, a taxa de depreciação de veículos que são usados para o transporte de pessoas ou de cargas é de 10% ao ano.

A seguir, confira algumas razões pelas quais alguns veículos tendem a depreciar e perder valor de revenda mais rápido que outros:

  • Quilometragem;
  • Reputação do veículo;
  • Número de proprietários;
  • Condições gerais;
  • Duração da garantia; 
  • Desejabilidade; 
  • Tamanho;
  • Economia de combustível.

Quais são as consequências da depreciação de veículos para empresas de frota?

 Caso não seja prevista na sua gestão de frotas, a depreciação pode fazer com que as suas contas passem a não bater no final do mês.

Sabemos que os problemas causados pela depreciação de frotas atinge principalmente o caixa da sua empresa, mais especificamente, o seu patrimônio, já que a frota faz parte dessa variável.

Entretanto, alguns gestores não consideram essa variável nos seus planejamentos financeiros. É preciso entender, então, que a depreciação atinge os custos relativos ao gerenciamento, assim como os custos de licenciamento, emplacamento, manutenções preventivas, seguro e de renovação de frota.

Veículos depreciados geram uma série de problemas para a sua empresa. Confira abaixo os mais comuns:

Redução de Valor de Revenda

Como qualquer bem de consumo a sua frota corporativa perde valor de mercado com o tempo. Veículos depreciados são mais difíceis de repassar e sofrem com a desvalorização anual. 

Desatualização dos Veículos

A sua frota representa um diferencial competitivo para a sua empresa. Basta se colocar no lugar do cliente. Veículos depreciados causam uma má impressão para a sua organização e representam descuido com o serviço prestado.

Consumo de Combustível Elevado

Os gastos com combustíveis, dor de cabeça para qualquer gestor de frota, tendem a se elevar quando falamos de veículos depreciados. Quanto mais antigo, mais problemas podem surgir. Uma frota depreciada tende a exigir mais combustível do que uma nova. 

Manutenções recorrentes

É natural também que veículos com mais tempo de estrada vão exigir muito mais manutenções periódicas para continuar atendendo à sua demanda. Pense nisso como um fator motivador para encontrar uma forma de gerir melhor a sua frota.

Quando se preocupar com este indicador?

Cedo ou tarde, percebemos que manter um automóvel próprio custa mais caro do que se imagina.

Por este motivo, o gestor de frotas deve considerar a depreciação no momento da compra, já que os veículos adquiridos terão seus valores depreciados pelo mercado, com o tempo.

Caso você já tenha chegado para “organizar a casa”, verifique as condições da sua frota, investigando se altos custos com manutenção e combustíveis podem estar sendo causados pela depreciação da frota.

Como fazer o cálculo de depreciação de veículos? 

Gestores de frota podem contar com dois tipos de cálculos para entender a depreciação de veículos da frota. Saiba como calcular a seguir:

Cálculo de Depreciação Contábil

O cálculo da depreciação contábil é realizado com embasamento em normas contábeis e da Receita Federal. 

Geralmente, esse cálculo já está incluso no trabalho do contador responsável pela tributação da sua empresa.

A depreciação contábil considera o valor contábil e não o residual. Assim, é possível que você note certa discrepância entre o valor de mercado real do veículo em questão.

Funciona assim:

  • Taxa de Depreciação de Veículos 20%
  • Prazo: 5 anos
  • Valor Residual: 20%

É importante obter um valor de depreciação mensal conforme o valor de aquisição dos veículos. É possível conferir as normas no CPC 27

Da mesma forma, as taxas atualizadas podem ser conferidas nos anexos da Instrução Normativa SRF nº 1700.

Cálculo de Depreciação Gerencial

Outra alternativa mais simples para calcular a depreciação de veículos é a depreciação gerencial. Os dados que você vai precisar são os seguintes:

  • Custo que aquisição do veículo;
  • Prazo de utilização;
  • Valor de venda.

Como este é um cálculo baseado em estimativas, é possível consultar a tabela FIPE para conferir o valor dos veículos.

Como evitar gastos desnecessários com a depreciação da frota?

Empresas de transporte podem adotar medidas para evitar gastos desnecessários com a depreciação. 

Note que, em alguns casos, essas medidas podem envolver uma mudança radical no seu modelo de negócios.

Por isso, busque sempre por um meio termo e pense nas suas finanças. Confira abaixo algumas alternativas:

  • Aluguel de carros;
  • Aluguel parcial de frota;
  • Terceirização de frota. 

Gerencie melhor a sua frota com a Sofit!

Embora existam algumas coisas que você pode fazer para diminuir a taxa de depreciação, ela é inevitável.

Portanto, para evitar prejuízos relativos à depreciação, é importante manter a manutenção regular, tentar diminuir o uso da quilometragem e cuidar muito bem dos seus veículos.

Para isso, um software de gestão de frotas pode ser o seu melhor amigo!

Então, conheça a Sofit e otimize o seu gerenciamento a fim de ter informações sempre disponíveis para não perder com a depreciação.

O que achou do nosso artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos, receba materiais gratuitos e seja avisado sobre os nossos cursos e webinars. É só se cadastrar na nossa newsletter!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.