Você sabe identificar quando está na hora de trocar o veÃculo? Dentre as várias responsabilidades de um gestor de frotas, avaliar as condições gerais de seus veÃculos é uma que merece destaque.
Quando uma empresa conta com uma frota própria, os cuidados são redobrados. Afinal, todas as etapas logÃsticas são desempenhadas pela empresa e qualquer falha pode acarretar em prejuÃzos ao negócio.
Nesse sentido, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo a definir o momento ideal de trocar os veÃculos de sua empresa e, assim, assegurar o sucesso de sua logÃstica de entrega. Confira!
Fique atento à quilometragem do veÃculo
A quilometragem é um importante indicador da vida útil dos veÃculos. Naturalmente, quanto mais viagens um carro faz, mais fica exposto aos desgastes naturais e aos riscos existentes no transporte de cargas.
Portanto, é prudente que a empresa não fique com um veÃculo por um longo perÃodo. A alta quilometragem pode ser um indicador de que ele poderá vir a sofrer com problemas e necessitar de manutenções constantes.
Observe o histórico de manutenção
O histórico de manutenções é um dado que não pode ser ignorado por um gestor de frotas. De modo geral, um veÃculo que demanda muitas manutenções está com os seus dias contados. Se você deseja evitar prejuÃzos financeiros e ainda os atrasos nas entregas, é aconselhável que ele seja rapidamente substituÃdo.
Monitore o consumo de combustÃvel
Um dos maiores custos do transporte rodoviário é o combustÃvel. Portanto, um veÃculo que consome em excesso não é interessante para a empresa.
Nesse sentido, monitore de perto as demandas por abastecimento e comece a mensurar isso. Uma maneira eficiente de se identificar um alto consumo de combustÃvel é realizar um comparativo com os demais veÃculos da frota.
Compare o custo de manutenção com o de aquisição de um novo veÃculo
A gestão de frotas é, antes de tudo, uma atividade que exige estratégia e monitoramento. Ou seja, o gestor deve estar atento a diversos fatores e estar preparado para aproveitar boas oportunidades.
Um método eficaz de avaliar a necessidade de se trocar um veÃculo é realizar um comparativo entre os valores gastos com manutenção e o custo de aquisição de um novo. Em muitos casos, a empresa gasta mensalmente a mesma quantia que pagaria na parcela de um novo item.
Observe a demanda da empresa
A última dica apresentada no post de hoje diz respeito à demanda da empresa. Existem casos em que a frota não consegue suprir as necessidades de entrega, seja em decorrência do tamanho ou da falta de estrutura.
Por exemplo, caso sua empresa comece a transportar cargas mais sensÃveis e sua frota esteja desatualizada e pouco preparada para essas entregas, é interessante avaliar a troca dos veÃculos ou até mesmo a terceirização da frota.
Conforme demonstrado no post de hoje, um dos fatores que garantem o sucesso da gestão de frotas é a definição correta da hora de trocar o veÃculo de transporte. Atuar com uma frota antiga e pouco eficiente é um grande obstáculo ao crescimento do negócio e, portanto, é um erro a ser evitado.
Se você gostou das dicas e quer aprender um pouco mais, confira mais um de nossos posts: Como fechar bons orçamentos para aquisição e manutenção da frota!