Quais são os carros flex mais consumidos no Brasil

Economizar combustível é uma tarefa quase impossível para frotas que não contam com algum modelo de carro flex.

Isso ocorre devido à oscilação no preço da gasolina, sendo importante ter ações estruturadas para evitar os gastos desnecessários.

Uma delas, é contar com uma frota composta por carros flex e ter a opção de poder decidir qual tipo de combustível vai usar.

Para te ajudar nessa missão, reunimos 10 modelos de carro flex super econômicos para você conhecer antes de comprar. Vamos lá?

Índice:

  1. O que é carro flex?
  2. O carro flex é uma realidade no Brasil 
  3. Conheça os 10 carros flex mais econômicos para 2023
  4. Como mudar de gasolina para álcool em carro flex?
  5. É bom misturar etanol com gasolina?

O que é carro flex?

Um carro flex, também conhecido apenas como  “flex”, é um tipo de veículo que pode operar com uma mistura de dois tipos diferentes de combustível: gasolina e etanol.

Isso é possível graças aos motores projetados para serem compatíveis com os dois, ou qualquer combinação dos mesmos.

É que o módulo de controle do motor do carro ajustará automaticamente a injeção de combustível e o tempo de ignição para otimizar o desempenho e a eficiência de combustível.

O carro flex é uma realidade no Brasil 

Enquanto os veículos movidos exclusivamente a gasolina perdem mercado, os modelos de carros flex, que chegaram por aqui em 2003, já são maioria no Brasil. 

Esses veículos representam 72,7% da frota de carros no país, segundo pesquisa da Novo Varejo Automotivo.

No geral, os benefícios dos carros flex incluem sustentabilidade ambiental, segurança energética, economia de custos e desenvolvimento rural. Vejamos:

  • Benefícios Ambientais: O etanol é um combustível renovável feito de cana-de-açúcar ou outras plantas e pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com a gasolina.
  • Estabilidade de preço do combustível: como o etanol é produzido no Brasil, pode proporcionar estabilidade de preço e reduzir a dependência do petróleo estrangeiro. Além disso, os preços são geralmente menos voláteis do que os da gasolina.
  • Economia de custos: o carro flex oferece aos motoristas a vantagem de economizar ao usar etanol, que geralmente é mais barato que a gasolina.
  • Segurança Energética: Ao apoiar a produção e o uso de biocombustíveis domésticos, os carros flex podem ajudar a aumentar a segurança energética e reduzir a dependência do petróleo estrangeiro.
  • Desenvolvimento Rural: A produção de etanol e outros biocombustíveis pode apoiar o desenvolvimento rural, criando empregos e aumentando a demanda por produtos agrícolas.

Conheça os 10 carros flex mais econômicos para 2023

Recentemente, o Inmetro atualizou o ranking dos modelos de carro flex mais econômicos do Brasil. Confira:

1. Renault Kwid

O Kwid é um dos carros mais econômicos do Brasil, registrando uma média de consumo de 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, e 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol. Esse carro flex ainda conta com recursos como a função Eco Mode, que reduz o desempenho do motor e o consumo de combustível quando ativada.

2. Peugeot 208

Os modelos mais recentes do Peugeot 208 têm adotado tecnologias para melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível, como a injeção direta de combustível e sistemas start-stop. Além disso, o peso reduzido do veículo em comparação com modelos anteriores também contribui para um menor consumo.

3. Chevrolet Onix Plus 1.0 LT

O Chevrolet Onix Plus é o sedã flex mais econômico do Brasil e também um dos mais vendidos. Com versões flex com motor 1.0 e 1.2, esse veículo oferece boa eficiência energética e tecnologia de última geração.

4. Volkswagen Polo 1.0 TSI MT

Equipado com um motor turbo de 1.0 e injeção direta de combustível, o Volkswagen Polo é um dos mais eficientes em termos de consumo de combustível. Além disso, o carro possui uma transmissão manual de seis velocidades, que também ajuda a economizar na gestão de frota.

5. O Fiat Cronos Drive 

O Fiat Cronos é outro modelo de carro flex bastante econômico e com ótimo custo-benefício para a sua frota. Este sedã foi desenvolvido para substituir o Grand Siena e é a primeira vez que figura na lista dos mais econômicos na sua versão 1.0. Seu desempenho com gasolina chega a 14 km/litro na cidade e 16,1 km/litro na estrada.

6. Fiat Mobi

O Mobi é o último carro flex a figurar no ranking dos mais econômicos, conforme testes da Inmetro. O modelo faz 13,5 km/litro na cidade e 15 km/litro nas rodovias, com gasolina.

7. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo

No que diz respeito ao consumo de combustível, o Onix Plus 1.0 Turbo também é considerado econômico, com médias de consumo que podem chegar a até 16 km/l na estrada, dependendo das condições de condução.

8. Chevrolet Onix 1.0

O modelo é conhecido por oferecer um bom equilíbrio entre desempenho, economia de combustível e custo-benefício, além de espaço e conforto. O Onix 1.0 pode fazer 16,6 km/litro nas rodovias e 13,3 km/litro nas cidades ao utilizar gasolina.

9. Volkswagen Voyage

A produção do Voyage foi encerrada no último ano, mas, mesmo assim, esse carro ainda figura na lista dos modelos flex mais econômicos. Este veículo chega a fazer 15,6 km/litro na estrada e 13,8 km/litro na cidade.

10. Renault Sandero

A versão S Edition do Sandero possui 4 airbags na área frontal e lateral, trazendo assim mais proteção para o motorista e os passageiros. No quesito desempenho, ele é capaz de fazer até 13 km/litro na cidade e um pouco mais na estrada (15,6 km/litro).

Como mudar de gasolina para álcool em carro flex?

A escolha de um modelo de carro flex exige alguns cuidados na hora de abastecer, principalmente quando você for mudar de combustível.

Por isso, além de certificar que o posto de abastecimento é confiável, é importante observar os seguintes detalhes:

  • Verificar o nível de combustível do tanque: é recomendado que esteja abaixo de 20% para evitar a mistura de gasolina e álcool em proporções incorretas.
  • Ajustar a injeção eletrônica: pode ser necessário conduzir o veículo por alguns quilômetros antes que o ajuste esteja completo.

Além disso, também é aconselhável ligar o carro logo após abastecer e esperar alguns instantes antes de sair, assim como verificar o desempenho do combustível durante a viagem.

É bom misturar etanol com gasolina?

Por força da lei, a gasolina brasileira conta com pelo menos 27% de etanol na sua composição.

Dessa forma, não há problema em misturar etanol com gasolina no tanque do carro flex. Os dois combustíveis podem garantir a economia e eficiência que você deseja.

SAIBA MAIS: Vale a pena investir numa frota de carros elétricos?

O importante é pensar estrategicamente na hora de abastecer e escolher aquele que oferece o melhor custo-benefício para você.

Este artigo sobre carro flex foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais e faça essas informações chegarem para mais pessoas!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.