06 set 2017

Seu veículo está consumindo muito combustível? Veja porque!

Gasto com combustível
Gasto com combustível

Ultimamente você anda com a impressão de que seu veículo está gastando combustível demais? Bom, pode não ser apenas uma impressão: com o passar do tempo, alguns componentes do carro e hábitos do motorista podem influenciar no consumo. Por isso é importante estar atento e saber agir quando for necessário, afinal, você não quer gastar dinheiro à toa, não é mesmo?

Então, continue acompanhando o nosso post e veja alguns sinais de que seu carro está gastando mais combustível do que o normal!

Como saber se o carro está ‘bebendo’ demais?

Atualmente, a maioria dos veículos facilita a vida do condutor que precisa saber se o carro está realmente gastando mais combustível do que o normal. Muitos modelos já contam com computadores de bordo capazes de informar o consumo médio e até o instantâneo.

Porém, apesar de esse dado ser uma “mão na roda”, ele deve ser utilizado apenas como referência, para que o motorista não tenha que ficar calculando o gasto a todo o tempo, especialmente enquanto dirige.

Calcule o consumo de combustível do seu veículo

Para saber com precisão o consumo do veículo, é preciso apelar para o controle manual. Primeiro, complete o tanque de combustível — lembre-se de que abastecer com o mesmo combustível deixa o cálculo mais preciso (etanol ou gasolina) —, anote a quantidade abastecida e zere o hodômetro parcial antes de começar a dirigir outra vez.

Depois, basta dirigir até esvaziar o tanque (não precisa ser completamente) e completar novamente. Feito isso, divida a quilometragem que você rodou pela quantidade de combustível que foi colocada no tanque nesse reabastecimento.

Atualmente, existem vários aplicativos e planilhas que podem ajudar o motorista no cálculo do consumo de combustível do veículo, vale a pena conferir.

Fez a conta e seu carro realmente está consumindo mais do que o comum? Veja o que pode estar acontecendo!

5 vilões do aumento no consumo de combustível

1. Filtro de combustível

Sempre esquecido, o filtro de combustível impacta diretamente no consumo de combustível. Quando está muito velho e não é trocado, ele deixa de reter micropartículas de sujeira que chegam ao motor e dificultam a queima, fazendo o carro consumir mais.

2. Calibragem dos pneus

A calibragem incorreta dos pneus também é vilã do consumo de combustível. Mas não é só um pneu muito murcho que faz o carro “beber” mais: o ideal é manter o veículo na calibragem recomendada pela fábrica, pois é a medida que equilibra aderência e consumo.

3. Alinhamento

Um carro desalinhado com certeza vai acabar gastando combustível demais. Isso acontece porque, quando desalinhadas, as rodas acabam exercendo um atrito muito maior com o solo, exigindo mais do motor e consumindo mais combustível.

4. Escapamento

O escapamento também pode impactar no consumo, especialmente se estiver furado. Esse componente é projetado para dar vazão aos gases da queima e, se está furado ou foi trocado por outro que não tem as mesmas especificações do original, ele altera o fluxo de escape e pode aumentar o consumo por não liberar totalmente os resíduos da queima e deixar pouco oxigênio para a combustão.

5. Direção

Os hábitos de dirigir do motorista influenciam muito no consumo de combustível do veículo. Afinal, quanto mais você pisa, mais o carro consome combustível. E não é só quem dirige com pressa que acaba gastando muito combustível. Veja alguns hábitos para evitar:

  • alongar marchas: ficar alongando marchas (especialmente baixas como 1ª e 2ª) faz o giro do motor subir muito e, com ele, o consumo;
  • arrancadas: evite arrancar com a aceleração alta;
  • rampa: em subidas e rampas, pare o carro com o freio. Controlá-lo com o acelerador e embreagem vai aumentar tanto o consumo de combustível quanto do componente.

E aí, fez todas essas checagens mas seu veículo ainda está gastando combustível demais? Então baixe nosso e-book sobre economia de combustível e vá mais a fundo no que pode estar causando esse problema!

# combustível

Assine nossa newsletter