Frota própria ou terceirizada?

Frota própria ou terceirizada: qual escolher?

Uma dúvida muito comum entre os gestores de logística é se vale mais a pena manter uma frota própria ou terceirizar esse tipo de serviço. Esse questionamento é muito natural e plausível, uma vez que existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas — tudo depende da necessidade da empresa.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como é a gestão de uma frota própria e de uma frota terceirizada. Assim fica mais fácil esclarecer qual delas é a melhor opção para o seu modelo de negócios. Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens da Gestão de frota própria

Entre as principais vantagens de realizar a gestão de uma frota própria estão: a possibilidade de manter o controle centralizado, a agilidade e a independência do processo de decisão. Convenhamos: esses são pontos bastante positivos, concorda?

Isso quer dizer que todos os aspectos — desde os mais operacionais, como as manutenções, e até o planejamento, por exemplo — são todos de responsabilidade da empresa. Esses pontos fazem com que seja mais fácil se planejar, pois a empresa consegue oferecer um serviço de mais qualidade e pontualidade.

Além disso, ela também consegue ter uma reação mais rápida em caso de emergências e manter mais contato com o cliente a todo o momento. A frota própria pode ser uma boa opção por ter algumas características interessantes e já bem definidas:

  • Veículos comprados pela empresa;
  • Motoristas contratados e selecionados pela empresa;
  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Controle completo da frota.

Essas características chamam a atenção por oferecerem, acima de tudo, controle. Esse controle é muito valorizado por empresários, que gostam de ter seus caminhões e carros no pátio da empresa. Assim, eles ficam sempre disponíveis para enviar ou buscar seus produtos.

Esses empresários consideram que, após um grande investimento inicial — que envolve a compra de toda essa frota, mais os processos de seleção e implantação —, o custo é menor em comparação à frota terceirizada.

Por outro lado.. (Desvantagens da frota própria)

Nem tudo é um mar de rosas quando o assunto é manter uma frota própria. Esses aspectos da gestão levam a outro lado: os impactos que os custos, a administração e os controles geram no negócio. Afinal, a responsabilidade sobre eles também fica por conta da empresa, o que eleva os custos gerais e aumenta o trabalho de acompanhamento e supervisão.

O que esses empresários esquecem de levar em consideração é que, além desse investimento inicial e dos salários dos motoristas, a frota própria também tem diversos outros custos. Entre os principais e mais comuns deles, podemos destacar:

  • Manutenção dos caminhões e outros veículos;
  • Treinamento dos motoristas;
  • Seguros e impostos;
  • Controle de licenças.

Ou seja, manter a frota pode ser tão caro quanto adquirir uma. Afinal, fatores como manutenção e depreciação de veículos podem ser assustadoramente altos.

Frota terceirizada (Terceirização de frota)

Além de a frota ser terceirizada, vale lembrar que ela pode seguir dois formatos diferentes: terceirizando apenas os veículos que serão utilizados na operação ou terceirizando os veículos e os motoristas (que costumam ser autônomos).

Terceirização de frota

Vantagens da terceirização de frota

A principal vantagem de se manter uma frota terceirizada (no caso da terceirização dos veículos) é que os custos incorridos dessa operação são previsíveis, já que são definidos no momento da assinatura do contrato.

Com isso, dificilmente o gestor terá alguma surpresa que afetará o orçamento ou algum problema que pode render dor de cabeça — como a batida de um veículo, por exemplo. Assim, fica mais fácil não comprometer o andamento dos negócios, já que outro carro é rapidamente oferecido.

Tudo isso sem contar que o gestor não precisa se preocupar com outras questões, como depreciação dos veículos, aquisições e manutenções, que são de responsabilidade da empresa contratada. Além de diversas empresas especializadas, muitos dos principais players de aluguel de carro também se especializaram nesse sentido, como a Localiza e a Unidas.

Eles ainda oferecem os carros corporativos mais comuns, mas também podem ser uma solução para muitas empresas. Nesse caso, a gestão da frota é feita de forma próxima e acompanhada — ainda há a facilidade de poder ter seu veículo reposto em uma das centenas de agências que eles têm no Brasil.

Capital parado é sinônimo de prejuízo

Investir uma grande quantidade de capital na criação de uma frota própria pode não ser a melhor atitude, principalmente se sua empresa é de pequeno porte. Essa medida pode comprometer a saúde financeira da sua organização, já que o capital fica imobilizado e, assim, fica mais difícil investir em áreas mais importantes do seu negócio.

Além disso, com a terceirização, você não tem nenhum tipo de preocupação com a revenda dos carros e a pesquisa de preços. Muito pelo contrário, tem apenas o benefício de contar com a frota nova e sem grandes custos de renovação.

Isso permite um grande investimento: a alocação de recursos e uma melhor gestão financeira. Você contrata mais carros conforme precisa e diminui a frota fixa dependendo da sua demanda, sem ter que arcar com os custos de um veículo parado.

Desvantagens da terceirização de frota

Não poderíamos deixar de listar as desvantagens desse modelo. Terceirizar a frota faz com que o poder de decisão do gestor seja consideravelmente menor, tornando a gestão descentralizada e o processo de mudanças burocrático. Em contrapartida, são menos controles para gerir e o trabalho fica todo por conta de uma empresa especializada no ramo.

Já no caso da terceirização dos motoristas com os veículos, deve-se ter o cuidado de acompanhar e exigir as manutenções e monitorar o transporte, visto que os atrasos nas entregas causados por problemas nos veículos, por exemplo, podem custar o cliente para a empresa.

Frota própria ou terceirizada: qual a melhor opção?

Se o objetivo é manter uma estrutura enxuta, custos reduzidos e uma carga menor de controles, análises e planejamentos, a frota terceirizada é a melhor opção, uma vez que essas responsabilidades são da empresa terceirizada. Com isso, a gestão volta o foco para o core business, se concentrando nas atividades que realmente geram receita para o negócio.

Essa é uma forma de fazer com que seu empreendimento ganhe vantagens competitivas e saia na frente dos seus concorrentes. Porém, se a necessidade é manter um controle maior, com mais autonomia e um processo de tomada de decisão mais simplificado, a melhor alternativa é manter uma frota própria.

Afinal, ela permite que decisões como compra de novos veículos, planejamento de manutenções e gestão de custos fiquem totalmente nas mãos do gestor. A escolha de terceirizar ou não a gestão de frotas depende muito das estratégias empresariais e de quais são os principais objetivos almejados com ela.

Portanto, ao analisar a melhor decisão, vale listar o que se pretende e quais são as vantagens e desvantagens que cada gestão proporciona, fazendo assim uma escolha mais assertiva.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os dois modelos de gestão, aproveite os comentários para nos contar: qual decisão seria a melhor para o seu negócio, frota própria ou terceirizada?

Terceirização de frota

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.