16 mar 2017

Como fazer uma gestão de frotas eficiente?

Como ter gestão de frotas eficiente
Como ter gestão de frotas eficiente Como otimizar a gestão de frotas

Em um mercado competitivo, onde uma boa logística e o controle de gastos realizado de maneira responsável ditam a sobrevivência de empresas que trabalham com transportes rodoviários, é mais do que necessário entender como fazer uma gestão de frotas de maneira profissional.

Além de fazer um controle de pneus e verificar as multas, a gestão de frotas vai além. E é isso que você vai conferir no post de hoje.

O que é a gestão de frotas

De uma maneira bem resumida, fazer o controle de frotas de uma empresa é conseguir gerenciar de maneira satisfatória todos os veículos, atentando-se para as devidas manutenções necessárias, definição e acompanhamento de rotas e melhor produtividade possível com os recursos disponíveis.

Essa é a maneira mais rentável de se manter e fazer crescer um negócio. Para isso, destacamos três pontos para os quais você deve estar bem atento:

Manutenção preventiva

A maioria das manutenções realizadas em frotas comerciais é de caráter corretivo, ou seja, para resolver um problema que já existe.

Isso significa que muitos gestores e donos de negócios não dão muita atenção para a manutenção preventiva, aquela que é feita exatamente para evitar complicações futuras.

Isso é um grande erro, pois normalmente sai muito mais caro reparar danos do que evitá-los.

Previsão de gastos

Todo gestor de frotas precisa, necessariamente, conseguir ter uma boa previsão de gastos. É preciso antecipar as saídas que existirão no caixa nos próximos meses para que seja possível programar o seu financeiro.

Com base nestas previsões é que você terá mais firmeza para tomar as decisões que afetarão o futuro da sua empresa.

O cumprimento dos prazos

Outro pilar de uma boa gestão de frotas é o correto cumprimento dos prazos acordados. Além de manter seus clientes, uma boa programação de entregas vai manter seus motoristas mais descansados e menos estressados com viagens de emergências.

Por que fazer a gestão de frotas

Depois de falar um pouco sobre o que é a gestão de frotas e ver alguns pontos importantes, vamos passar agora para o porquê de dedicar tempo e atenção a isso.

Disponibilidade

A agilidade e eficiência nos processos e tarefas são fundamentais para uma boa gestão de frotas nos dias de hoje. O cenário ideal é o de que a frota esteja sempre disponível e que não haja veículos parados na garagem ou no pátio, certo?

Entretanto, vemos que não é esta a situação mais comum na maioria das transportadoras e indústrias que têm uma frota de veículos. Tenha uma boa gestão da sua transportadora e não perca mais negócios.

Custo por viagem

O verdadeiro significado de eficiência é obter resultados maiores com menos recursos. Com revisões, manutenções preventivas e rodízios de pneus frequentes é possível que isso ocorra, evitando a necessidade de uma manutenção corretiva no futuro.

Controle bem seus custos e você conseguirá encontrar formas de diminuí-los. Assim, seus resultados serão bem melhores.

Otimização de rotas

O melhor trajeto a ser escolhido pelo gerenciador de frotas é sempre aquele mais curto, acessível e com maior segurança.

Diminua os riscos de perda de prazos, gastos com manutenção e desgaste do seu pessoal através da montagem de rotas mais apropriadas para o seu transporte.

Com certeza você deve saber bem como é difícil conseguir contornar todos os problemas decorrentes de uma frota. Desde a gestão financeira cheia das suas burocracias até a parte mais operacional como carregamento, controle de pneus e cuidados com a segurança no trabalho, os desafios são muito grandes e diários.

Como sabemos que a sua vida como gestor de frotas é bem corrida e complicada, sem muito tempo para perder, preparamos um e-book bem consistente e objetivo sobre “Como ser eficiente na Gestão de Frotas”.

Baixar ebook como fazer uma gestão de frotas eficiente

Economize tempo e desempenhe um papel mais profissional e eficiente conseguindo entender melhor como fazer uma gestão de frotas!

# gestão de frotas

Assine nossa newsletter