A falta de matéria-prima nas montadoras: como você está se preparando?

Ficando atrás apenas do desgaste natural, o combustível é a segunda maior despesa com as frotas de veículos das empresas. E, como estamos em vivendo em plena crise do petróleo, melhorar o controle de combustível da sua frota é essencial para diminuir os custos e obter mais lucro para a sua empresa. Por isso, confira aqui 4 maneiras de melhorar o controle de combustível da sua frota!

Construa um bom relacionamento com seus fornecedores

Construir e manter um bom relacionamento com o fornecedor de combustível aumenta a economia para a sua empresa. A maioria dos problemas entre fornecedor e frota surgem a partir da má comunicação, que prejudicam na hora de entender as necessidades da frota e como o fornecedor irá atendê-las.

Por isso, é fundamental criar linhas abertas de comunicação desde o início. É importante lembrar que as parcerias de negócios mais produtivos envolvem uma via de mão dupla. Não reconhecer isso aumenta o risco de uma experiência negativa.

Faça auditorias regulares para conferir a precisão das faturas de combustível

Devido à uma faturação imprecisa, uma empresa de aluguel de carros nos EUA vinha pagando um pouco acima do preço de combustível contratado. Corrigindo esse erro simples na fatura, o resultado foi de uma economia anual de 214 mil dólares!

Esse caso ilustra a importância de avaliar regularmente suas faturas, incluindo combustível, frete e taxas escondidas que podem não fazer parte do seu contrato. Avalie aquilo que está sendo cobrado, certificando-se de que você não está pagando preços incorretos ou fora de seus prazos corretos.

Proteja-se com um contrato baseado em índice para a maioria do volume de combustível

Não é difícil acabar caindo no erro de fechar um acordo que é melhor para o distribuidor do que para você. Em um contrato baseado em índice, o fornecedor lhe fornece o combustível não com base nos preços de varejo, mas a um preço de atacado derivado de um índice de referência independente. O preço pago normalmente é fixado acima ou abaixo desse índice.

Além disso, contratos ajudam a reduzir a volatilidade dos preços e a alcançar valores mais competitivos do que no mercado aberto. Os índices também ajudam a estabelecer uma previsibilidade do preço, protegendo parte dos seus gastos com combustível devido às flutuações de preço diárias.

Conte com um software que te ajude no controle de combustível da frota

Uma excelente forma de controlar o combustível utilizado pela frota e reduzir custos é por meio de softwares de gestão de combustível e de manutenção da frota.

O software ajudará a ter estimativas mais precisas sobre os abastecimentos dos veículos da frota e a traçar planos que, a longo prazo, irão representar uma diminuição eficiente nos custos. Assim, o uso do combustível será potencializado e feito com mais consciência e eficiência, garantindo um retorno melhor por cada litro consumido.

Com um software de controle de combustível você terá benefícios como:

  • Comparações de gastos a partir de marca, modelo e rota de cada veículo, permitindo que sejam encontradas mais facilmente as medidas para reduzir o consumo de combustível;
  • Conferir o ranking dos condutores dos veículos da frota;
  • Identificar quais são as rotas mais econômicas;
  • Alertas sobre possíveis desvios que ofereçam maior economia de tempo ou combustível na rota;
  • Uma interface simples de usar e intuitiva.

O combustível chega a representar até 70% das despesas de uma frota veicular, ou seja, é a maior parte no total de gastos de empresas que trabalhem com frotas. Contando com um bom software é possível fazer o controle de combustível com muito mais facilidade e garantir uma economia de, aproximadamente, 20% para a sua empresa!

E na sua empresa, que medidas têm sido tomadas para melhorar o controle de combustível da sua frota? Está pensando em implantar um software para gestão da sua frota? Então confira mais esse post e veja como fazer!

Sistema completo para uma gestão de frotas mais eficiente: 

Fácil, intuitivo e online. Alcance melhores resultados e reduza custos com o nosso sistema para controle e gestão de veículos.